O QUE FAZER NA ILHA DO MEL – NOSSA EXPERIÊNCIA:

Ah o Carnaval, uma data que encanta tanta viagem, um momento em que todo mundo quer viajar e curtir. E nós tivemos a idéia de ir conhecer a Ilha do Mel, para fugir da muvuca.

Conseguimos muitas dicas de lugares, hospedagem, passeios, enfim, tudo o que era necessário para passar o carnaval na Ilha. Logo compramos a passagem de avião para Curitiba.

Resolvemos pegar um ônibus de Curitiba, para o porto que leva a ilha, pois achamos que não compensava alugar carro, pois como lá não entram carros, teríamos que deixar o carro em um estacionamento parado.

Vale lembrar que você pode pegar a balsa para a Ilha que tem horários pré definidos, ou os barcos particulares que são um pouco mais caros, mas tem mais horários, e dependendo do dia se a maré estiver mais agitada, vai ser um passeio com muita emoção.

Na Ilha do Mel, existem dois principais lugares que os barcos param para deixar os turistas, o primeiro é na praia de encantadas, e o outro em Nova Brasília. Resolvemos ficar hospedados na parte de Nova Brasília, e pegar uma pousada a beira mar, perto do trapiche, principalmente pela questão da mobilidade das malas na areia.

Chegando lá você já percebe a beleza do lugar, o contato com a natureza, e sente aquele clima mais roots, um clima tranqüilo, que trás a sensação de escolha certa para quem queria passar um carnaval diferente, longe da muvuca.

Escolhemos ficar na Pousada Praia do Farol, e a recepção que tivemos foi muito boa. Fomos muito bem recebidos pelo dono da pousada e sua família, que tinham uma instalação rústica, e muito bonita.

Logo após conhecer nosso quarto e as instalações não perdemos tempo, e fomos conhecer a ilha com a Gopro, e o drone na mochila.

Resolvemos ir conhecer o famoso Farol das Conchas, que fica na praia do farol, cerca de 20 minutos de caminhada da nossa pousada. Você consegue chegar lá tanto por uma trilha por dentro da mata, ou pela beira da praia.

Farol das Conchas Ilha do Mel
Farol das Conchas Ilha do Mel

Tenho que falar que no começo ficamos bem perdidos hahaha, pois começamos a seguir a trilha por dentro da mata, olhando as placas “Farol”, e acabamos saindo primeiro na Praia Grande, onde demos uma volta, e percebemos que não era pôr ali, na ponta da praia passamos pelo famoso Grajagan Surf Resort, uma pousada animal que aproveitamos para tirar fotos. Voltando pela mesma trilha, saímos em uma espécie de mini vila, que fica a pousada/restaurante BeeHouse, e que nos deixou com muita vontade de parar pra comer, mas como queríamos pegar o famoso por do sol no farol, resolvemos parar na volta, e continuar na trilha para a praia do farol.

Andamos para o outro lado e saímos na ponta da Praia de Fora, de lá já dava pra ver o Farol, e fomos caminhando no sentido dele para chegar antes do pôr do sol.

Encontramos a entrada da escadaria que dava acesso ao farol. Uma escadaria bem grande, mas que encaramos numa boa, por conta da vista que tínhamos, e da vontade de chegar lá em cima e admirar o visual da fantástica Ilha do mel (essa hora já estávamos apaixonados).

La de cima realmente a vista é muito bonita, e você tem a visão tanto da praia do farol, como da praia de fora. Ficamos um bom tempo admirando toda a paisagem, tirando algumas fotos com o drone, e depois esperando pra pegar o por do sol, que foi sensacional, valeu a pena demais!

Vista do alto do morro do Farol
Vista do alto do morro do Farol

Na volta paramos pra comer na BeeHouse, que é um lugar que vende lanches, comidinhas, e umas tortas doces surreais, sério! Uma pessoa já tinha nos falado que eles tinham a melhor torta da Ilha do Mel, e concordamos plenamente, fora o atendimento  que foi excelente.

Bee House - Ilha do Mel
Bee House – Ilha do Mel

Resolvemos de lá seguir as placas para retornar ao hotel por dentro da mata, e para a nossa surpresa, em menos de 10 minutos chegamos ao hotel. Ou seja, na ida, demos uma volta gigantesca para chegar, sendo que por dentro, era questão de alguns minutos!

Falando um pouco da primeira noite, resolvemos procurar um bar, um lugar que tinha música ao vivo, e nos recomendaram ir andando sentido praia do forte, que tinham alguns bares nas pousadas.

Assim fizemos, usando lanternas (um item importante para se levar) fomos andando pela trilha, que mesmo toda escura, é bem segura. Seguimos até chegar ao Bar e Pousada Astral da Ilha.

O lugar é todo de madeira, com parte coberta e aberta. Estava rolando um som ao vivo animal, que animava demais a galera. Além disso tomamos umas cervejas, e pingas da ilha que eram muito boas! O atendimento e a vibe do lugar eram demais, acho que aquilo representava bem o que era a Ilha do Mel. Para voltar depois para nossa pousada foi bem sossegado, pois eram cerca de 7 minutos andando.

Bar Astral da Ilha - Ilha do Mel
Bar Astral da Ilha – Ilha do Mel

No dia seguinte, resolvemos ir conhecer o outro lado da Ilha do mel, a parte de encantadas. Para chegar lá existem duas opções: A primeira é pegar o barco em Brasília, e a segunda fazer a trilha de algumas horas a pé.

Antes de ir, tivemos que passar no posto de saúde da Ilha do Mel, porque no dia anterior eu tinha tomado uma picada de marimbondo no dedinho do pé, e ele estava começado a inchar. Lá fomos muito bem atendidos, e me deram um antialérgico.

Decidimos fazer a trilha na ida, e voltar de barco. A trilha começa no meio do mato, mas logo você sai, e a trilha continua na beira da areia. Você sabe que está certo, porque tem uma galera fazendo o mesmo caminho.

Trilha para Encantadas - Ilha do Mel
Trilha para Encantadas – Ilha do Mel

Durante a trilha você passa por diversos pontos lindos e em alguns momentos a trilha fica um pouco mais difícil, pegando subidas, e passando no meio das pedras, mas nada surreal.

Andamos algumas horas, e depois de passar por pedras, andar beira mar, subir morros, chegamos até a gruta das encantadas. Ali, foi a primeira vez que vimos um lugar da ilha realmente cheio, tanto a praia, como a gruta em si, que mesmo cheia, é linda demais!

Gruta de encantadas - Ilha do Mel
Gruta de encantadas – Ilha do Mel

Depois de tanto caminhar, saindo da gruta, caminhamos um pouco e achamos uma espécie de praça de alimentação, com vários restaurantes, que estava bem cheia, e tomamos uma água para continuar nosso percurso.

Praça de Alimentação em Encantadas - Ilha do Mel
Praça de Alimentação em Encantadas – Ilha do Mel

Com isso continuamos a trilha, que não se estendeu muito mais, e chegamos a praia de Encantadas. Durante o caminho pudemos reparar, que ela é muito mais cheia que Brasília, e um pouco mais roots.

A beira da praia fica diversos bares e restaurantes, além de muita gente na areia. Após andarmos um pouco e explorar o lugar, decidimos parar pra tomar uma cervejinha, e comer um Kebab no Shams Bar, e posso dizer que até hoje foi o melhor Kebab que já comemos!

Depois de todo esse passeio durante o dia, fomos pegar o barco para voltar para Brasília. Compramos um ticket de R$ 15,00 para pegar o barco de volta.

Trapiche de Encantadas - Ilha do Mel
Trapiche de Encantadas – Ilha do Mel
Barco que faz a travessia Encantadas Brasilia
Barco que faz a travessia Encantadas Brasilia

Já na volta, percebemos que o tempo começou a mudar, e o céu começava a ficar cinza. Isso nos preocupava, porque no dia seguinte íamos fazer um passeio de barco.

À noite fomos tomar uma cervejinha no Toca do Abutre, que era do lado do hotel, mas achamos muito sossegado, queríamos um som e o garçom nos falou que eles não podem mais colocar som ao vivo de noite devido as reclamações, ai saímos de lá e fomos novamente para o Astral na ilha, pois estava rolando tipo um carnaval lá e no Treze Luas que fica na frente, com musica ao vivo, bem animado, curtimos demais.

Ao acordar no dia seguinte, veio a tristeza, choveu a noite inteira, e de manhã a chuva estava ainda pior, e o pessoal da pousada nos avisou, que para rolar o passeio, a chuva teria que dar uma trégua, e assim começamos a pensar positivo e ver se a chuva dava uma aliviada!

A chuva diminuiu, e fomos para o passeio. O barco era bem simples, e estava cheio, com todo mundo empolgado, mesmo ainda chovendo e o tempo cinza.

Passeio de barco na Ilha do Mel
Passeio de barco na Ilha do Mel

No passeio o guia nos contou um pouco sobre algumas lendas de piratas na Ilha, e a história da fortaleza, paramos em um manguezal para tomar banho de barro, almoçamos na Ilha das Peças com uma comidinha caseira e ainda vimos golfinhos! A volta foi um pouco tensa, pois a chuva tinha piorado muito, e o barco balançava e batia demais, mas no final deu tudo certo.

À noite, por conta da chuva, comemos na pousada mesmo, a luz de velas, lá tinha diversos pratos e sobremesas gostosas.

No dia seguinte, fomos embora cedo, pois queríamos aproveitar ainda um pouco Curitiba. Por isso já havíamos combinado um horário para o barqueiro nos buscar, e pegarmos o ônibus no Pontal. A lancha voltou batendo bastante por conta da chuva, mas chegamos salvos ao porto para pegar o ônibus.

O maior problema mesmo foi à estrada para Curitiba. Nós pegamos um trânsito surreal, que nunca tínhamos visto antes.  Além disso, a hora que estávamos na serra, nosso ônibus quebrou, e por isso teve que ir com velocidade reduzida. Muitas pessoas que tinham vôo à noite, acabaram perdendo, mas para a nossa sorte, nosso vôo era só no outro dia. Acabamos chegando a noite, e conseguimos ainda ir dar uma passada no Hard Rock e comer alguma coisa.

COMO CHEGAR A ILHA DO MEL:

A ilha do mel fica em torno de 120 km de Curitiba e a única maneira de chegar até lá é de barco, lembrando-se de que lá não pode entrar carros e tem um limite de pessoas por dia.

  • Trajeto de Carro

Saindo de Curitiba a cidade mais próxima da Ilha do Mel é Pontal do Sul, como lá não entram veículos, é necessário deixar o carro estacionado em algum estacionamento de Pontal e pegar um barco para fazer a travessia até a ilha. 

  • Trajeto de ônibus

Saindo de Curitiba é a empresa Viação Graciosa que faz o trajeto até Pontal do Sul(Pontal/Ilha do Mel), a viagem dura em torno de 2h15 e a passagem custa R$ 43,00. Recomendo comprar pelo site da companhia com antecedência, vale lembrar que o ônibus faz algumas paradas durante o percurso até chegar ao Pontal que é a ultima parada, então vá bem desencanado.

  • Travessia Pontal para Ilha do Mel:

No local onde o ônibus para em Pontal, tem uma espécie de bar “escritório”, para comprar as passagens para a Ilha, e lá você precisa dizer para onde vai. (Nova Brasília/Encantadas)

As saídas de barco de segunda a sexta são de hora em hora das 08h00 as 18h00, e de sábados e domingos de meia em meia hora. O valor da passagem custa R$ 35,00 (Ida e volta + taxa de embarque)

Para informações mais especificas você pode encontrar no site da ABALINE (Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná)h

Você também tem a opção de fazer o trajeto com barqueiros particulares um pouco mais caros, mas com mais horários disponíveis.

Resumo do nosso itinerário:

Vôo: São Paulo – Curitiba

Ônibus: Curitiba – Pontal

Barco: Pontal – Ilha do Mel (Nova Brasília)

DICAS – ILHA DO MEL

1. Tem o posto de saúde para emergências, porém não há farmácia, é bom levar um kit de medicamentos por precaução.

2.  Desembarque sempre no trapiche mais próximo da sua hospedagem.

3.  Nos trapiches existem carregadores de mala que podem ajudar a levar sua bagagem para o seu hotel, os preços variam de acordo com a distancia do local.

4. Na ilha não há caixa eletrônicos, e apesar da maior parte dos lugares aceitarem cartão, é sempre bom levar alguma reserva.

5. Não se esqueça de levar o repelente e protetor solar.

6. É importante levar uma lanterna e pilhas para poder andar a noite na ilha.

7. Uma opção legal é alugar bicicleta e fazer alguns percursos como ir a fortaleza.

ONDE SE HOSPEDAR NA ILHA DO MEL

A ilha do mel é dividida em três vilas: Nova Brasília, Encantadas e Fortaleza. Abaixo vamos citar dicas de lugares em Encantadas e Nova Brasília, porem em Fortaleza não conhecemos nenhum para indicar, além de não ser um lugar que indico muito, pois é mais longe, e vai levar muito tempo de deslocamento.

  • Campings na Ilha do Mel

Existem diversos campings na Ilha do Mel, alguns com um pouco mais de estrutura, e outros nem tanto. Durante nossas caminhadas Ilha adentro, vimos diversos. Acho que vale saber, se o mesmo tem banheiro, a localização exata, se existem árvores com sombra para a barraca, e como é o atendimento.

HOSPEDAGEM EM NOVA BRASILIA

Nós preferimos ficar nessa parte da Ilha, por ser um pouco mais sossegada e com melhor infra-estrutura, já que as maiores atrações são mais perto de Nova Brasília, como o Farol das Conchas e a Fortaleza, em compensação a vila é muito espalhada, com estabelecimentos mais distantes uns dos outros, porem com muitas pousadas, bares e restaurantes.

  • Pousada Praia do Farol

Essa foi a pousada que ficamos! A vantagem dela, é que fica bem ao lado do trapiche, por isso não precisamos andar muito com as malas na estrada de terra, ou pedir ajuda para carregar nossas coisas, ela fica literalmente a beira mar.

O café da manhã era muito gostoso, muito bem servido e diversificado. Eles também servem pratos dentro da pousada.

A estrutura é muito legal, toda de madeira e diferente. Os quartos num geral são simples, mas bem confortáveis, com ar e chuveiro quente, e tem também opções de quartos para família.

Valor total que pagamos R$ 1.980,00 (para o casal). Nesse pacote estava incluso o passeio para a Ilha das Peças.

Em um resumo o atendimento foi MUITO bom, o dono da pousada e sua família sempre muito atenciosos e prestativos, indicamos demais.

  Se quiser reservar essa pousada, clique aqui.

Quarto na Pousada Praia do Farol - Ilha do Mel (foto retirada do Booking.com)
Quarto na Pousada Praia do Farol – Ilha do Mel (foto retirada do Booking.com)
Área de Café da Manhã da pousada Praia do Farol - Ilha do Mel
Área de Café da Manhã da pousada Praia do Farol – Ilha do Mel
(foto retirada do Booking.com)
Uma das entradas da pousada Praia do Farol
Uma das entradas da pousada Praia do Farol
– Ilha do Mel
(foto retirada do Booking.com)
Entrada pelo Trapiche na Pousada Praia do Farol
Entrada pelo Trapiche na Pousada Praia do Farol
– Ilha do Mel
(foto retirada do Booking.com)

Para reservar essa pousada clique AQUI.

  • Pousada Astral da Ilha

Essa é a pousada que fica o barzinho que fomos no primeiro dia e que adoramos, ela fica localizada na praia de fora, é uma andada de uns 15 minutos do trapiche até a pousada, conta com café da manha, e os quartos parecem ser bem confortáveis.

Pousada Astral da Ilha - Ilha do Mel ( Foto retirada do site Astraldailha.com.br)
Pousada Astral da Ilha – Ilha do Mel ( Foto retirada do site Astraldailha.com.br)
Pousada Astral da Ilha - Ilha do Mel ( Foto Retirada do Site Booking.com)
Pousada Astral da Ilha – Ilha do Mel ( Foto Retirada do Site Booking.com)

Para reservar essa pousada clique AQUI.

  • Pousada Beehouse

Essa é a pousada do restaurante Beehouse que fomos e também e indicamos demais, é pertinho da pousada astral da ilha, e o trapiche fica 1 km de distancia. Conta com café da manhã, e a pousada é toda com decoração de surf, bem descolada.

Pousada Bee House - Ilha do Mel (Foto retirada do Booking.com)
Pousada Bee House – Ilha do Mel (Foto retirada do Booking.com)
Pousada Bee House - Ilha do Mel (Foto retirada do Booking.com)

Pousada Bee House – Ilha do Mel (Foto retirada do Booking.com)

Para reservar esse hotel clique AQUI.

  • Grajagan Surf Resort 

Esse é considerado o melhor hotel da ilha do mel, ele é bem arrumadinho e rústico, porem ele fica mais longe do trapiche em torno de 1,5 km. Localizado na praia grande, conta com café da manha e um restaurante que dizem ser bem gostoso.  O bom é que ele é pé na areia, com alguns decks, alem da disponibilidade de cadeiras e guarda sol na praia.

Grajagan Surf Resort - Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Grajagan Surf Resort – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Grajagan Surf Resort – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Grajagan Surf Resort – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Grajagan Surf Resort - Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)

Grajagan Surf Resort – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)

Para reservar esse hotel clique AQUI.

  • Pousada das Meninas 

Passamos por essa pousada voltando do Beehouse, ela pareceu ser bem gostosinha, e lá fica o café das meninas com comidinhas deliciosas. A pousada também conta com café da manha e o trapiche de Nova Brasília fica 600 m da pousada, localização muito boa.

Pousada das Meninas - Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Pousada das Meninas – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Pousada das Meninas - Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)

Pousada das Meninas – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)

Para reservar essa pousada clique AQUI.

  • Pousada Treze Luas 

 Essa pousada fica em frente a pousada astral da ilha, ela conta com um restaurante bem animado também, e pareceu ser uma ótima opção.  A distancia do trapiche é em torno de 15 minutos andando.

Pousada Treze Luas - Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do site Booking.com)
Pousada Treze Luas – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do site Booking.com)
Pousada Treze Luas - Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do site Booking.com)

Pousada Treze Luas – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do site Booking.com)

Para reservar esse hotel clique AQUI.

HOSPEDAGEM EM ENCANTADAS

Encantadas também possui uma boa infra-estrutura, e até um pouco mais roots e agitada, a vantagem dela é que o moinho onde fica os hotéis e restaurantes são mais perto do trapiche, o que economiza a caminhada, em compensação fica mais longe do Farol das Conchas e da Fortaleza.

  • Pousada Estrela do Mar

Essa pousada foi sugestão de um amigo que ficou hospedado lá. Fica localizada bem de frente para a praia de Encantadas, e está cercada de bares e restaurantes. Ela fica bem perto do trapiche, o que facilita muito a vida! A estrutura é muito boa, e o atendimento bem tranqüilo também. O café da manhã é bem farto, e os quartos tem ótima estrutura.

Pousada Estrela do Mar - Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Pousada Estrela do Mar – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Pousada Estrela do Mar - Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Pousada Estrela do Mar – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
pousada estrela do mar 3
Pousada Estrela do Mar – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)

Para fazer uma reserva nesse hotel clique AQUI.

  • Pousada e Restaurante Fim da Trilha

Quando estava pesquisando, essa pousada me pareceu uma das melhores opções em encantadas, ela fica 180 km do trapiche, pertinho da praia, inclusive oferecem serviço de praia com cadeiras e guarda sóis. Conta com café da manha e um ótimo restaurante/bar no local e acomodações confortáveis.

Pousada e Restaurante Fim da Trilha - Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Pousada e Restaurante Fim da Trilha – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
 Pousada e Restaurante Fim da Trilha - Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Pousada e Restaurante Fim da Trilha – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Pousada e Restaurante Fim da Trilha - Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Pousada e Restaurante Fim da Trilha – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)

Para reservar essa pousada clique AQUI.

  • Malie Chalés 

Também do lado do trapiche, em torno de 90 m de distancia, essa pousada moderna e bonita, oferece chalés bem confortáveis e espaçosos com café da manhã. O local conta com um sushi bar.

Malie Chalés - Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Malie Chalés – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Malie Chalés - Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Malie Chalés – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)

Para reservar essa pousada clique AQUI.

  • Pousada Coração da Ilha

Fica localizada 90 m do trapiche, na frente da praia e dispõe de vista do mar e da piscina, pertinho de vários bares e restaurante e também conta com café da manha.

Pousada Coração da Ilha - Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Pousada Coração da Ilha – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Pousada Coração da Ilha - Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Pousada Coração da Ilha – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Pousada Coração da Ilha - Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)
Pousada Coração da Ilha – Ilha do Mel (Essa foto foi retirada do Booking.com)

Para reservar essa pousada clique AQUI.

O QUE FAZER NA ILHA DO MEL

Existem diversos tipos de passeios, trilhas, e lugares para conhecer na Ilha do mel. Abaixo cito alguns imperdíveis:

  • Farol das conchas / Praia do Farol

O Farol das Conchas foi construído em 1872, por ordem de Dom Pedro II, no alto do Morro das Conchas para orientar os navegadores da Baía de Paranaguá e possui a mesma função até hoje.  Ele fica localizado entre a praia do farol, e a praia de fora, dando vista para ambas as praias. Nesse lado da Ilha também fica a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres.

Infelizmente  não tem a opção de subir o farol e a parte interna aberta para visitação, mas mesmo assim, o visual (principalmente do por do sol) é incrível!

Para subir existe uma escadaria, e rampas de acesso, que apesar de parecer muito difícil, é bem tranqüila.

Farol das Conchas - Ilha do Mel
Farol das Conchas – Ilha do Mel
Praia do Farol - Ilha do Mel
Praia do Farol – Ilha do Mel
Farol das Conchas - Ilha do Mel
Farol das Conchas – Ilha do Mel
  • Fortaleza Nossa Senhora Dos Prazeres

A Fortaleza Nossa Senhora é o único monumento militar do século XVIII existente no Paraná.  Foi construída no Morro de Fortaleza entre os anos de 1767 e 1770 a mando de Dom José I, rei de Portugal, com a participação do povo da Vila de Paranaguá. Tinha como objetivo principal proteger a Baía de Paranaguá dos ataques de piratas e espanhóis. Porém, a fortaleza ficava “apontada” para um lugar, em que dificilmente os navios chegavam, pois havia muitas pedras e corais, que já faziam a “segurança” do lugar. Ela foi restaurada na década de 80.

Andando do Farol, para a Fortaleza, você leva cerca de uma hora de caminhada. A vista para o oceano da fortaleza é sensacional!

Não deixe de depois de apreciar a vista, subir o morro da baleia, e visitar os canhões e mirante, que tem uma vista sensacional da serra do mar, e da Ilha das peças.

  • Gruta das Encantadas

Essa é uma das maiores atrações de Encantadas, e fica localizada na ponta da praia, na altura do mar, por isso para visitar é muito melhor com a maré baixa, que você pode entrar na gruta. Para chegar à gruta, existe uma estrutura muito boa, uma espécie de caminho de madeira para chegar até lá. A gruta é gigante, e linda! Vale a pena demais a visita! Do píer de encantadas é uns 15 minutinhos.

Gruta das Encantadas - Ilha do Mel
Gruta das Encantadas – Ilha do Mel
Gruta das Encantadas - Ilha do Mel
Gruta das Encantadas – Ilha do Mel
Gruta das Encantadas - Ilha do Mel
Gruta das Encantadas – Ilha do Mel
Interior da gruta das Encantadas - Ilha do Mel
Interior da gruta das Encantadas – Ilha do Mel
  • Conhecer as Praias na Ilha do Mel

Na ilha existem varias praias incríveis, a melhor forma de conhecer as praias é fazendo as trilhas.

Entre as praias mais conhecidas, destaco: A Praia de Encantadas, Praia de Nova Brasília, Praia do Miguel, Praia Grande, Praia de Fora, Praia do Farol, Praia do Belo, Praia Saco do Limoeiro, Praia da Fortaleza, Praia do Cassual e Praia da Ponta Oeste. 

Há opções para todos, e algumas são de fácil acesso outras mais difíceis.

Praia do Farol - Ilha do Mel
Praia do Farol – Ilha do Mel
Praia de Fora - Ilha do Mel
Praia de Fora – Ilha do Mel
  • Fazer as Trilhas

Uma das melhores coisas a se fazer na ilha são suas trilhas, algumas sugestões:

Encantadas – Nova Brasilia: essa é a trilha mais tradicional da ilha, o trajeto dura em torno de 2h30 e vale muito à pena, você passa de uma ilha para a outra, com lindas paradas para fotos. Ela passa pelo Morro do Sabão, Praia do Miguel, Costão Rochoso, Praia Grande, até chegar em Nova Brasília, e você também pode fazer um desvio de 200 m da Praia Grande até a praia do Belo.

Nova Brasilia – Encantadas: o percurso inverso de cima, passa pela praia do Farol, Praia de Fora, Praia Grande, Praia do Miguel, Morro do Sabão, Praia de Encantadas e Gruta das Encantadas.

Nova Brasilia – Farol das Conchas: O tempo é de mais ou menos meia hora.

Nova Brasília – Fortaleza: A trilha dura mais ou menos 1 hora, em torno de 4 km. De lá você pode subir um pouco mais para o Morro da Baleia para ter uma vista linda.

-Uma opção também é alugar uma bicicleta e fazer os percursos de bike, só tem que ficar de olho na maré. Há diversos locais que alugam na Ilha.

Trilha Brasilia para Encantadas - Ilha do Mel
Trilha Brasilia para Encantadas – Ilha do Mel
Trilha Brasilia para Encantadas - Ilha do Mel
Trilha Brasilia para Encantadas – Ilha do Mel
  • Passeio de barco

Você pode também fazer um passeio de barco que sai do trapiche para outras ilhas ali perto, como a Baía dos Golfinhos, Ilha das Peças, Ilha das Palmas e Ilha do Superagui.

Passeio de Barco na Ilha do Mel
Passeio de Barco na Ilha do Mel
Passeio de Barco na Ilha do Mel
Passeio de Barco na Ilha do Mel

ONDE COMER/SAIR NA ILHA DO MEL

Em Nova Brasilia

Beehouse: O atendimento foi muito bom, e o pessoal foi bem atencioso, e nos explicou tudo do bar. Comemos o hambúrguer que era delicioso, estilo saudável e confesso que ficamos com vontade de pegar outros pratos, e tem opções vegetarianas também. Vale dar destaque as tortas doces desse lugar, que são surreais! Sério galera, não deixe de conhecer esse lugar que é sensacional! O açaí também é muito bom, e vale a pena após um dia de trilha! Ouvi falar que de noite costuma rolar um som ao vivo lá.

Bee House - Ilha do Mel
Bee House – Ilha do Mel
 Bee House - Ilha do Mel
Bee House – Ilha do Mel
Bee House - Ilha do Mel
Bee House – Ilha do Mel
 Bee House - Ilha do Mel
Bee House – Ilha do Mel

Astral da Ilha: Curtimos muito esse restaurante, que geralmente é bem lotado, pois é o mais badalado da ilha, e apesar de estar cheio, foi bem tranquilo o nosso atendimento durante a noite toda, e ainda estava rolando um som ao vivo por conta do carnaval. Não deixe de provar as cervejas, e cachaças da ilha, são muito boas!  

Bas Astral da Ilha - Ilha do Mel
Bas Astral da Ilha – Ilha do Mel
Bas Astral da Ilha - Ilha do Mel
Bar Astral da Ilha – ilha do Mel
Bas Astral da Ilha - Ilha do Mel
Bar Astral da Ilha – Ilha do Mel

Toca do Abutre: Pertinho do trapiche, é um restaurante bacana, com uma boa estrutura, e tranquilo. A galera fala que por lá sempre rola um som, e um agito, porém quando estivemos lá no carnaval, estava bem parado, sem música e bem vazio, pois falaram que não podem mais som de noite devido a reclamações. Só tomamos uma cervejinha de leve.

Café das Meninas: Lugar muito gostoso para tomar um café e comer tortas bem gostosas.

RestauranteTreze Luas:  Localizado na frente do astral da ilha, com um ambiente muito legal, com musica ao vivo,com diversas opções de comidas e bebidas, e diferentes drinks.

Mar e Sol: Restaurante especializado em frutos do mar, próximo ao farol, e muito bem servido, geralmente um prato da para mais de duas pessoas, falam muito da moqueca de lá.

Grajagan: Restaurante do hotel Grajagan que é um dos melhores da ilha, a especialidade é italiana e frutos do mar, bem gostoso e algumas noites rola musica ao vivo por lá.

Em Encantadas

Fim da Trilha: Um dos melhores restaurantes e pousadas de Encantadas, especializado em frutos do mar, com muitas opções de pratos, e musica ao vivo, bem animado.

Praça de Alimentação (Fica em encantadas): A praça fica localizada no final da trilha de Brasilia para Encantadas. Ela conta com varias mesas, e diversos tipos de restaurantes para todos os gostos, inclusive dizem que costuma rolar um forro por lá.

Shams Bar: O melhor Kebab que já comemos! Esse lugarzinho simples na beira mar, com diversos pratos árabes, e uma cerveja bem gelada, além do som ao vivo bem maneiro!

Shams Bar - Iha do Mel
Shams Bar – Iha do Mel
Shams Bar - Ilha do Mel
Shams Bar – Ilha do Mel
Shams Bar - Ilha do Mel
Shams Bar – Ilha do Mel

RESUMO DO NOSSO ROTEIRO NA ILHA DO MEL

1 DIA

  • Chegada na Ilha, e check-in na pousada
  • Caminhada para a Praia grande e Praia do Farol.
  • Farol das Conchas
  • Almoçamos no Beehouse
  • Saímos a noite, e fomos curtir um pouco um bom som, e uma cerveja no bar Astral da Ilha

2 DIA

  • Travessia Nova Brasília – Encantadas, por trilha.
  • Visita a Gruta das Encantadas
  • Kebab e cerveja em Encantadas
  • Volta de barco para Nova Brasília
  • Uma cerveja na Toca do Abutre
  • Jantamos e cervejinha no Astral da Ilha

3 DIA

  • Passeio de barco durante todo o dia
  • Jantar na própria pousada

4 DIA

  • Pegamos o barco de volta para Pontal
  • Pegamos o ônibus de Pontal para Curitiba
  • Fomos no Hard Rock Café
  • Dormimos em um Hostel, e voltamos para São Paulo no outro dia cedinho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não deixe de visitar esse lugar lindo e encantador!

A Ilha é bem estruturada, sinalizada e segura (não falei no texto, mas lá você vai sempre encontrar policiais andando pela Ilha).

Faça um roteiro antes pra não ficar perdido lá. Nós achamos melhor ficar em Nova Brasília e não nos arrependemos.

Levem medicamentos básicos, porque lá não existem farmácias, nem hospitais, só um posto de saúde, que inclusive fui muito bem atendido e peguei um medicamento para alergia.

Na Ilha não tem caixa eletrônico, e não é em todo lugar que da sinal, então leve dinheiro em espécie!

Creio que com quatro dias, você consegue conhecer a Ilha do Mel inteira.

Sim vá no carnaval para a Ilha do mel, pois tem agito sobre medida, e não fica abarrotada de gente!

É isso galera, espero que tenham curtido as dicas, e que ajuda bastante! Se liga na ideia!

Conheça também Campos do Jordão e Nobres

Pin It on Pinterest

Share This