Montego Bay é o principal destino turístico da Jamaica, e a segunda maior cidade, perdendo apenas para Kingston. É um local de parada dos cruzeiros, e é onde fica o maior aeroporto do país.
Ela é muito conhecida por seus resorts gigantescos, com uma ótima estrutura, porém com preços mais salgados.
Chegando lá ficamos surpresos, pois é uma cidade bem turística, com um centrinho legal, cheio de lojinhas, hotéis e turistas andando na rua. Com um clima diferenciado, que você sente entrando na cidade.
Nosso hotel ficava na avenida principal da cidade, pertinho da praia principal, a Doctor´s Cave Beach, uma praia privada, em que você compra o ingresso na portaria, e pode ficar o dia inteiro. Ela é diferente das outras praias que vimos no país, pois tem até guarita, com uma boa estrutura de restaurantes e lojinhas.
Um lugar que eu gostei muito, e fui correndo logo que cheguei, foi o Margaritaville, que como já falei em outros posts, é uma franquia americana de restaurante/bar todo estilizado, que tem em varias cidades do país. Chegando lá, eu parecia uma criança quando vi os infláveis e o tobogã que dava direto no mar. Fiquei me divertindo nos “brinquedos” deixando a Fê como cinegrafista.
Outra atração imperdível é a Glistening Waters, que é um passeio noturno que você pode nadar em águas onde existem algumas algas que “brilham” no escuro, um fenômeno que acontece somente em pouquíssimos lugares do mundo, e que vale muito a pena.
Vale lembrar que em março, quando nós fomos, rola uma espécie de “Spring Break” dos Americanos, por isso a cidade estava lotada de molecada americana se divertindo lá.
Nós resolvemos ficar somente um dia na cidade, pois os passeios que geralmente saem de Montego, nós já tínhamos feito em outras cidades. Mas o negocio para quem quer ficar hospedado lá, é fazer os tours pela região.
Em Montego Bay, por ser um lugar cheio de turistas, as pessoas oferecem bastante maconha na rua enquanto você está andando, e o meu conselho é não aceitar ou ficar dando muita moral.
A cidade em geral é bem legal, muito agitada e cheia durante o dia. Uma coisa que nos recomendaram foi para não andar a pé à noite na cidade, e para evitar algumas áreas que são perigosas, por isso é sempre bom pesquisar e perguntar antes de ir aos lugares.
Para ler o post de dicas gerais sobre a JAMAICA, CLIQUE AQUI.
ONDE SE HOSPEDAR
DOCTOR´S CAVE BEACH HOTEL
Nós ficamos hospedados em um hotel na rua principal a Gloucester Avenue, chamado Doctor´s Cave Beach Hotel.
O hotel é perto da praia principal de Montego, e como fica em uma área muito turística, da para ir a pé a alguns pontos.
O hotel possui piscina, um restaurante/bar e estacionamento, além de não ser longe do aeroporto. O quarto conta com ar condicionado, TV, e varanda no térreo.
Clique aqui para reservar a sua estadia no Doctors Cave Beach Hotel
POLKERRIS BED & BREAKFAST
Esta acomodação fica 2 km da praia Doctor´s Cave, muito bem decorado e com ótimas instalações, no local tem um lounge com vista para o porto, amplo jardim, piscina e café da manha incluso.
Clique aqui para reservar a sua estadia no Polkerris Bed & Breakfast
TOBY´S RESORT
Localizado 300 m da praia Doctor´s Cave, o local conta com piscina, restaurante e bar.
Clique aqui para reservar a sua estadia no Toby’s Resort
EL GRECO RESORT
2,5 km da praia Doctor´s Cave, o local conta com piscina, quadra de tênis, restaurante/bar e café da manha incluído.
Clique aqui para reservar a sua estadia no El Greco Resort
S HOTEL JAMAICA
Localizado na Doctor´s Beach, esse hotel de luxo 4 estrelas, novíssimo, possui ótimas vistas, área de praia privativa, piscinas, sky pools, bares e restaurantes.
Clique aqui para reservar a sua estadia no S Hotel Jamaica
ROUND HILL HOTEL AND VILLAS
Hotel boutique de luxo beira mar aberto em 1952, com decoração bem moderna e preços elevados, já hospedou muitas celebridades, e o local conta com 36 quartos beira-mar projetados pelo estilista Ralph Lauren, e 27 villas privativas.
Com área de praia privativa, piscina, academia, SPA, bares e restaurantes.
Clique aqui para reservar a sua estadia no Round Hill Hotel & Villas
RESORTS MAIS EM CONTA:
SEAGARDEN BEACH RESORT
Clique aqui para reservar a sua estadia no SeaGarden Beach Resort
ROYAL DECAMERON CORNWALL BEACH
Clique aqui para reservar a sua estadia no Royal Decameron Cornwall Beach
JEWEL GRANDE MONTEGO BAY RESORT
Clique aqui para reservar a sua estadia no Jewel Grande Montego Bay
RESORTS ALL INCLUSIVE DE LUXO:
IBEROESTAR GRAND ROSE HALL
Clique aqui para reservar a sua estadia no Iberostar Grand Rose Hall
SECRETS ST. JAMES
Clique aqui para reservar a sua estadia no Secrets St. James
HYATT ZIVA ROSE HALL
Clique aqui para reservar a sua estadia no Hyatt Ziva Rose Hall
BREATHLESS MONTEGO BAY
Clique aqui para reservar a sua estadia no Breathless Montego Bay
HYATT ZILARA ROSE HALL
Clique aqui para reservar a sua estadia no Hyatt Zilara Rose Hall
HALF MOON
Clique aqui para reservar a sua estadia no Half Moon
SANDALS ROYAL CARIBBEAN RESORT & PRIVATE ISLAND (OVER THE WATER VILLAS)
A dica para quem vai passar a lua de mel lá é o Over the Water Villas, do Sandals Royal Caribbean Resort, eles possuem opções de hospedagem em bungalows sobre a água, em uma ilha privada no estilo Bora-Bora e Maldivas.
Clique aqui para reservar a sua estadia no Sandals Royal Caribbean
DICAS
- Em Montego tem vários mercadinhos de artesanato, como o Montego Bay Old Fort Craft Market, lembrando sempre de pechinchar quando for comprar algo, pois eles sempre abaixam o preço.
- Devolvemos o nosso carro no aeroporto, e fomos a todos os lugares a pé ou de taxi.
- Vá se divertir no Margaritaville.
- A melhor praia é a Doctor´s Cave Beach.
- Não deixe de fazer o passeio noturno na Glistening Waters, e compre o passeio antecipadamente.
- Lá foi o lugar onde mais nos ofereceram Maconha na rua, fique bem esperto.
- Achamos bem tranqüilo para achar taxi.
- Conhecer o Hard Rock é uma opção noturna.
- Se você não vai ficar nos resorts all inclusive, o melhor lugar para se hospedar é ao redor da Hip Strip.
- Fomos aconselhados a não andar a pé na cidade de noite.
- Faça o passeio noturno pela Rose Hall Great House
- Para estacionar em vários lugares da cidade, você precisa comprar tickets de estacionamento.
- Se você gosta de história e natureza, vale à pena conhecer Cockpit Country.
- O maior festival de reggae da Jamaica o Sumfest acontece em Montego Bay entre Julho/Agosto.
- Para comidinhas rápidas e baratas, lá tem Burger King, KCF, Wendy´s, Juice Patties e Tastee.
O QUE FAZER EM MONTEGO BAY
HIP STRIP (GLOUCESTER AVENUE)
Principal rua de Montego Bay com 3 km de extensão, nela se encontram muitos restaurantes, bares, hotéis, lojinhas vendendo artesanatos, a praia Doctor´s Cave e o Margaritaville.
DOCTOR´S CAVE BATHING CLUB
Essa praia fica bem perto do hotel que ficamos, e é a mais famosa de Montego, localizada na Hip Strip, ela faz parte do Parque Marinho, e ficou conhecida pela lenda de que suas águas com propriedades terapêuticas curavam doenças.
A praia é muito bem estruturada, para entrar é necessário pagar uma taxa de U$ 6,00 para adultos, e U$ 3,00 para crianças até 12 anos, e o local conta com restaurantes, lojinhas e um Starbucks na entrada. O horario de funcionamento é das 08h30 as 17h30.
Ela é muito linda, com uma larga faixa de areia e um mar com varias tonalidades de azul, lá você pode alugar cadeiras por uma taxa e nós almoçamos no Sand Bar, lugar bem gostoso com um cardápio muito variado.
MARGARITAVILLE
Localizado na Hip Strip, é um local muito turístico, com decoração americanizada, ótimo para quem procura um local para comer e aproveitar as suas instalações que possui toboáguas e bóias no mar.
Ficamos um pouco e foi bem divertido, o local costuma lotar, pois muitos turistas dos navios gostam de passar a tarde lá.
De noite também é conhecido como um dos melhores lugares para sair, com uma noite muito animada.
WALTER FLETCHER BEACH NO AQUASOL THEME PARK
Tinha lido sobre essa praia em blogs antes de ir, mas quando chegamos lá o local estava fechado e ia reabrir em breve, então não tenho muitas informações, sei que é uma praia ideal para passeios de barco, possui restaurante e estrutura para as crianças brincarem. O preço anteriormente para entrar era U$ 6,00.
CORNWALL BEACH
Praia particular que fica do lado da Doctor’s Cave, praticamente uma continuação.
Li varias coisas sobre ela, e não sei dizer qual a informação correta. Antes de ir li que ela era acessada através de um portão, e custava U$6,00 para entrar.
Depois fiquei sabendo, que ela foi comprada e agora é propriedade do hotel Royal Decameron, e somente pode ser acessada através do hotel, para quem não estiver hospedado, pode pagar o day use.
Por isso, se resolver ir, vale perguntar por lá como funciona.
DUMP-UP BEACH / ONE MAN BEACH / DEAD END BEACH
Algumas das praias públicas que não possuem muita estrutura são: a Dump-Up Beach, perto do Aquasol, One Man Beach, que fica 300 m do Margaritaville, e a Dead End Beach, que fica no final da Kent Avenue, bem perto do aeroporto, onde as pessoas vão para ver os aviões pousarem.
Não conheci essas praias, mas para quem esta procurando algo mais vazio, talvez possa ser a pedida.
CLUBES DE GOLF
Para quem curte ou tem interesse em aprender a jogar Golf, Montego Bay oferece golf de classe mundial, e tem muitos clubes, como: Cinnamon Hill Golf Club, Half Moon Golf Club e White Witch Golf Course.
RASTA INDIGENOUS VILLAGE
Parque temático dedicado a cultura rastafári, no passeio você ficará conhecendo como surgiu, as experiências, valores e ideologia da religião.
É um passeio que não é muito comercializado, e é necessário reservar com antecedência. Os tours são de terça, quinta e sábado, das 10h00 as 13h00.
Para mais informações clique aqui.
MONTEGO BAY MARINE PARK
Primeiro parque nacional da Jamaica, criado para ajudar a preservar a beleza de dentro do mar.
É uma reserva marinha, que conta com praias, florestas tropicais submersas e um grande recife de corais coloridos.
Fica perto do Pier One, e lá tem bons pontos para quem curte mergulhar, um local muito famoso é a Windowmaker’s Cave, que chega a 80 pés abaixo do nível do mar, com muita vida marinha.
Você pode fechar o passeio por uma das muitas agencias de mergulho da cidade.
SAM SHARPE SQUARE
Praça principal da cidade, localizada no centro, com ruas de paralelepípedos, muitos edifícios com arquitetura georgiana e vários monumentos históricos, como o Montego Bay Cultural Centre, que abriga o National Gallery West e o National Museum West, que oferecem muitos programas culturais e conta com um restaurante e lojinha.
Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história e ter uma visão do passado da Jamaica, vale a pena ir até lá conhecer, e aproveitar para comer um patties no Tastee.
O único problema é que é muito difícil você andar por lá sem ninguém te incomodar, pois tem muitos locais oferecendo de tudo, e isso às vezes estraga o passeio.
Ali perto fica o Montego Bay Craft Market, um dos locais conhecidos, para comprar lembrancinhas do país.
ROCKLAND´S BIRD SANCTUARY / AHHH…RASNATANGO / ANIMAL FARM
Para quem é amante da natureza e curte interagir com animais, tem o Rockland’s Bird Sanctuary, que fica em Anchovy, 16 km de Montego Bay, onde você pode alimentar vários tipos de aves, como beija-flores, funciona das 10h00 as 17h00 e paga-se U$20,00 para entrar.
Tem também o Ahhh…Ras Natango Gallery and Garden, que fica 13 km de Montego, e é uma galeria onde se conhece um pouco mais sobre a arte jamaicana, e tem um jardim com muitas plantas e lindas flores, funciona de dia de semana das 09h00 as 17h30, de fim de semana é necessário entrar em contato por e-mail: tamika@ahhhrasnatango.com, adulto paga-se U$35,00 para entrar, e crianças até 11 anos U$ 20,00.
E uma outra opção é a reserva natural Animal Farm & Nature Reserve, ideal para a observação de aves, e que fica 20 km de Montego Bay, funciona das 10h00 as 17h00.
CROYDON PLANTATION
Para quem tem interesse em conhecer uma plantação, a Croydon Plantation, localizada 30 km de Montego Bay, oferece uma linda vista, e é uma das mais famosas, que planta abacaxi, frutas cítricas e café, onde você pode degustar, e aprender mais sobre.
O passeio inclui um almoço, funciona de terça a sexta-feira, e o transporte é oferecido pela plantação a todos os hotéis de Montego Bay, ou seja, se tiver interesse, fale na recepção com seu hotel.
ROSE HALL GREAT HOUSE
Essa é a mais lendária mansão da Jamaica, que antigamente era uma plantação. Construída na década de 1770, e restaurada em 1960, possui vista panorâmica para o mar, com lindos jardins e campos de golf.
Fica 16 km de Montego, e seu nome é devido a sua atração principal a “Rose Hall”, que dizem ser uma casa mal assombrada, devido à lenda da White Witch of Rose Hall.
A história conta que Annie Palmer, mulher de John Palmer, dono da plantação Rose Hall, o assassinou, e depois matou seus outros dois maridos e alguns escravos, sendo depois assassinada por um escravo.
Hoje a casa é um museu turístico e no tour de 45 minutos você conhece a historia, os cômodos da casa, etc. O local também oferece os tours noturnos, guiados a luz de velas, que dizem ser incrível, isso é para quem não tiver medo.
Passeios durante o dia das 09h15 ás 17h15, e de noite das 18h30 ás 21h00, e o ingresso custa U$ 25,00 adulto e U$10,00 para crianças até 11 anos , o local conta com um bar e restaurante.
CINNAMON HILL GREAT HOUSE (CASA DE JOHNNY CASH)
Do lado da Rose Hall Great House, à direita, fica essa casa, onde o cantor Johnny Cash e sua esposa June Carter gostavam de passar suas férias, e que foi seu ultimo local de residência.
Agora a casa esta aberta para visitação, e muitos itens da família continuam no local.
Uma curiosidade é que Johnny Cash se inspirou na lenda de Rose Hall, para fazer a musica “The Ballad Of Annie Palmer”, em 1973.
Os tours funcionam das 10h00 as 15h00, e custam U$ 25,00 adulto e U$10,00 para crianças até 11 anos.
GREENWOOD GREAT HOUSE
Essa casa construída entre 1800 é um monumento nacional, e já recebeu vários prêmios. É uma das casas mais conservadas da Jamaica, pois é uma das únicas que sobreviveu durante a rebelião de escravos em 1831.
A casa conta com 15 quartos, e possui uma extensa coleção de antiguidades, livros raros e instrumentos musicais.
Fica 26 km de Montego Bay, os tours são de 45 minutos, e custam U$ 20,00.
O horário de funcionamento é das 9h00 ás 18h00.
HAMPDEN ESTATE
Localizado 22 km de Montego, essa é uma das mais antigas fazendas de açúcar da Jamaica, fundada em 1753.
Lá você pode fazer o tour para conhecer o processo de fabricação do rum.
Esse passeio só vale à pena se você tiver pouco tempo e não conseguir fazer o tour da Appleton Estate.
Os tours são de segunda a sexta ás 10h00/11h00, e dura aproximadamente duas horas, para reservar é necessário ligar para (876) 482-4632.
MAYFIELD FALLS
Essa é uma cachoeira que fica 40 km de distancia de Montego Bay, e 45 km de Negril, ela é menos turística e não tão desenvolvida para o turismo.
Conta com algumas cachoeiras e piscinas naturais no Rio Mayfield, que você pode caminhar ate as quedas, alem da variedade de plantas e espécies de pássaros e borboletas.
No local tem um café, estacionamento e armário para você guardar suas coisas.
Funciona das 9h00 as 16h30, custa U$15-20,00 para entrar, e é necessário ter sapatos de água, para alugar é em torno de U$ 7,00.
ATRAÇÕES EM FALMOUTH
Recomendo ir conhecer Falmouth, que é a principal cidade e capital da paróquia de Trelawny, e fica 30 km de Montego Bay.
É conhecida por ser uma das cidades georgianas mais preservadas do Caribe, tem um porto com muita estrutura, e atualmente é ponto de parada de vários cruzeiros.
Na cidade tem muitas atrações famosas para se conhecer. Uma alternativa para quem chega de cruzeiro e tem pouco tempo de parada, além de ir ao Margaritaville, é fazer o city tour, que mostra os principais pontos da cidade.
400 m do porto fica a Praça Water Square, e lá você pode conhecer varias atrações históricas, como Albert George Market, Falmouth Court House e St. Peters Anglican Church.
Para quem quer curtir uma praia, as mais famosas são: Red Stripe Beach, freqüentada principalmente pelos turistas dos cruzeiros, por ser localizada perto do porto. A praia é bem bonita e possui boa infra-estrutura, paga-se U$5,00 para entrar
Tem também a Burwood Beach, que fica localizada 6 km do porto, praia publica, freqüentada por locais, turistas pagam U$ 5,00 para entrar.
E a Blue Waters Beach Club, localizada 4,5 km do porto, uma bonita praia com água bem clara, e boa estrutura, que paga-se U$ 10,00 para entrar.
MARTHA BRAE RAFTING VILLAGE
Passeio de jangada de bambu pelo rio Martha Brae, que fica localizado 3 km de Falmouth.
A área de embarque “Rafter Village” possui muita estrutura, com um bar, lojinha, piscina e banheiros, além de contar com um jardim o “Miss Martha’s Herb Garden”.
O tour dura entre 60-90 minutos, e o guia contará sobre a “A Lenda de Martha Brae”, é um passeio ideal para curtir a natureza.
Para quem não tiver feito o passeio de bambu em outro local, é imperdível. Os preços que vimos era em torno de U$ 60,00-80,00.
GLISTENING WATERS (LAGUNA LUMINOSA)
Esse passeio é incrível e imperdível, localizada ao lado do rio Martha Brae, trata-se de uma incrível lagoa cercada por manguezais, que abriga organismos microscópicos que emitem uma luz bio-luminescente quando agitados, é uma cor meio azul neon. É um tour noturno, que eu recomendo fechar antecipadamente.
O guia nos pegou no hotel as 18h30, e o ônibus foi parando em diversos lugares para pegar outros turistas, pegamos um pouco de trânsito para chegar ao lugar, isso porque ele fica um pouco afastado da cidade, em Falmouth, uns 45 minutos do hotel.
Quando chegamos lá, o lugar era uma espécie de píer com barcos simples. Lá pegamos um barco e partimos para o meio da lagoa, durante o percurso o guia vai explicando que aquele fenômeno se dá por conta de micro-organismos que durante o dia absorvem luz, e a noite quando movimentam a água, eles liberam essa energia. Do nada, o pessoal do barco apaga todas as luzes, e em volta do barco começam a surgir luzes azuis, uma coisa incrível. O mais curioso, é que quando você tenta filmar ou tirar fotos com o celular ou uma máquina comum, eles não capturam a luz.
Os barqueiros deixam as pessoas entrarem na água, e com isso, muito mais luzes aparecem, pois a galera movimenta muito a água. E é engraçado, porque mesmo lá no meio da lagoa, você consegue alcançar o pé no chão, e sentir uma espécie de lama gosmenta gelada.
Chegando no píer, eles fazem uma apresentação de dança cultural muito legal, que é rapidinha, mas a galera fica assistindo antes de partir.
No barco vai junto um fotógrafo com uma câmera profissional, que consegue pegar alguns registros, e no final eles vendem as fotos por um precinho meio salgado.
O passeio durou mais ou menos uma hora, e valeu muito à pena. Pagamos R$ 220,00 o tour pela Decolar, com transporte incluso, mas para quem vai direto ao local é mais barato, em torno de U$ 25,00.
JAMAICA SWAMP SAFARI VILLAGE
Localizado em Foreshore Road, esse é um vilarejo que abriga muitos animais, e você pode vê-los em seu habitat natural, principalmente crocodilos ameaçados de extinção.
O filme James Bond – Live and Let Die, teve uma parte filmada no parque, em 1972.
No local tem lojinha, bar e restaurante. Os passeios são guiados, funciona das 09h00 as 16h00 e a taxa de entrada é U$25,00.
CHUKKA ADVENTURE PARK & FALLS AT GOOD HOPE ESTATE
Esse lugar antigamente era uma vila e plantação de cana-de-açúcar, e atualmente é um local que conta com um centro de aventuras, que tem uma ótima infra-estrutura, perfeito para levar as crianças.
Oferece muitas atrações como: Zipline Canopy (tirolesa), cachoeiras, piscinas com toboáguas, passeio de caiaque, bóia cross, entre outros.
Alem disso, você também pode fazer um tour na Good Hope Great House, que é uma clássica e antiga casa da Jamaica, ela fica em uma pequena elevação e oferece uma linda vista panorâmica de Cockpit e do Rio Martha Brae,fica localizada 10 km de Falmouth.
Você pode reservar este passeio com a Chukka.
ATRAÇÕES NA SOUTH COAST
COCKPIT COUNTRY
Maior floresta natural remanescente da Jamaica, com uma natureza muito rica, lá se encontra a maior diversidade de plantas da ilha e raras espécies de animais, é um local pouco explorado e muito cultural e simbólico, imperdível para os exploradores, cientistas e geólogos, pois é um local com muita história.
Fica centralizado na paróquia de Trelawny, mas também se estende às paróquias de Manchester, St. Elizabeth, St. James e St. Ann, e abrange aproximadamente 500 quilômetros quadrados de floresta de calcário úmido.
Os chamados “cockpit” são causados por calcário, pois o solo não retém a água, e a água da chuva, se infiltra para baixo através de rachaduras, criando com o tempo poços, por isso a área conta com varias cachoeiras, cavernas subterrâneas, rios e bosques.
Lá ainda é o lar dos Maroons Leeward, descendentes dos escravos que resistiram à escravidão, e vivem na cidade de Accompong (58 km de Montego), a comunidade foi fundada em 1739 e é a única aldeia que manteve seu nome original.
Você pode explorar o local com tours, conhecendo um pouco sobre a historia da comunidade, podendo ate ficar hospedado lá, além de poder fazer trilhas, conhecer as áreas importantes e o folclore do local.
Um dos locais mais visitados são as cavernas Rocks Spring.
Você pode procurar a CCAT (Cockpit Country Adventure Tours), para fazer os tours, eles são uma agencia de ecoturismo que é gerida Pela STEA (Agencia Ambiental Southern Trelawny), que trabalha no desenvolvimento e conservação do Cockpit.
YS FALLS
Para esse passeio você pode ir tanto de Montego Bay (68 km), como de Negril (84 km), pois fica na costa sul, na paróquia de St. Elizabeth.
É uma cachoeira de sete andares, que alimenta várias piscinas naturais, cercada de lindos jardins. É um parque muito organizado, e mais turístico.
Chegando lá um trem (Jitney Tractor) leva os turistas da entrada para a propriedade, onde se encontra o restaurante, lojinhas, piscina e as trilhas para as cachoeiras. Você também tem a opção de fazer tirolesa (Canopy) no local.
Para entrar nas cachoeiras o preço é U$19,00, e para andar de Canopy é U$ 50,00.
Abre de terça a domingo das 9h30 as 15h30.
APPLETON ESTATE RUM EXPERIENCE
Outro passeio que você pode fazer tanto de Montego Bay (63 km) quanto de Negril (100 km), e que também fica na Paróquia de St. Elizabeth, no Vale do Nassau.
É o tour na Appleton Estate, fábrica de açúcar e a destilaria de rum mais antiga da Jamaica, um passeio ideal para quem curte a bebida, e tem interesse em saber como é feita sua fabricação, além de poder degustar as bebidas.
Os tours são de hora em hora, funciona de segunda a sábado das 09h00 as 16h00, e custa U$ 30,00.
BLACK RIVER SAFARI
Passeio de barco pelo Rio Negro, que sai da cidade de Black River Town, na Paróquia de St. Elizabeth, e fica em torno de 85 km de Montego Bay e 74 km de Negril.
O Black River é um dos rios mais longos da Jamaica, e o passeio leva os visitantes para ver os crocodilos em seu habitat natural, além de você conseguir ver varias espécies de aves diferentes no caminho, em uma natureza intocada.
Você pode fechar uma excursão para fazer o passeio ou ir até a cidade de Black River Town e fechar por lá.
TREASURE BEACH
Vila de pescadores, com praias mais tranquilas e menos frequentadas por turistas, localizado também na Paróquia de St. Elizabeth, 110 km de Montego Bay e 100 km de Negril.
O local é ideal para pessoas que buscam praias inexploradas, que querem praticar snorkel, curtir a culinária local e descansar.
Todo ano durante três dias tem o Festival Literário Internacional de Calabash, que é muito conhecido na região, e parece ser bem legal.
Lá não tem resorts de grandes redes, e sim pequenos hoteizinhos e hotéis boutiques, como o famoso Jake´s, localizado em Calabash Bay.
As praias que compõe a Treasure são: Billy’s Bay, Frenchman’s Bay, Calabash Bay e Great Pedro Bay, além de ali perto ficar a Fort Charles Bay, que é a primeira praia da cidade de Black River.
FLOYD´S PELICAN BAR
De Treasure você pode ir conhecer o Floyd’s Pelican Bar, um bar bem rústico, feito com pedaços de madeira em um banco de areia no meio do mar, e que você só consegue chegar de barco.
Fica 10 km de distancia de Black River Town e 27 km de Treasure Beach, e há barcos que saem dos dois locais.
Vale lembrar que é necessário levar dinheiro, pois lá não tem caixas eletrônicos e nem aceitam cartões. Dizem ser incrível.
LOVER´S LEAP LIGHTHOUSE
Outro lugar legal, localizado meia hora de Treasure Beach é o Lover´s Leap Lighthouse, perto de Southfield.
Um farol de propriedade histórica conhecido pela sua vista incrível. Ele é o farol mais alto do hemisfério ocidental, localizado no topo de um penhasco.
A taxa de entrada é U$ 3-5,00 e no local tem restaurante e um deck de observação.
LITTLE OCHI EM ALLIGATOR POND
Para quem curte frutos do mar, 18 km de distancia de Lover´s Leap, fica o restaurante Little Ochi, na vila de pescadores, Alligator Pond.
Um famoso restaurante na beira da praia super simples, conhecido pelos seus frutos do mar super frescos, que você mesmo escolhe e eles fazem na hora.
ONDE COMER/IR A NOITE
MARGARITAVILLE
Já falei sobre ele acima, que além da diversão de dia, ele é conhecido por seus bons hambúrgueres e limonadas, e também como um dos melhores lugares para ir a noite.
PIER ONE
Restaurante com um cais que da para o mar, oferecendo uma linda vista.
É considerado um dos melhores lugares para se ir à noite, se tornando uma discoteca em alguns dias.
É conhecido também pelo seu bolo de banana, fica localizado do lado do Parque Marinho, na Howard Cooke Blvd.
HARD ROCK CAFÉ
Fica um pouco distante da rua principal, em uma área em que ficam alguns resorts, e é o único Hard Rock na Jamaica.
A decoração é clássica, igual em todos os lugares, e no dia que fomos era St. Patricks Day, e por isso rolou uma cerveja verde.
No fim das contas, no dia o lugar não estava tão agitado quanto queríamos, mas foi muito legal (somos suspeitos para falar, pois amamos Hard Rock como vocês podem ver em outros posts).
Porem além da parte interna e externa do restaurante, para quem vai de tarde ao local, tem uma piscina com espreguiçadeiras, e uma praia particular com mar raso e água bem clarinha.
Ouvi dizer que alguns dias têm DJ e rola pool party lá, vale à pena conhecer.
USAIN BOLT´S TRACKS & RECORDS
Localizado na Hip Stripe, esse é um restaurante/bar com decoração de esportes do atleta Usain Bolt, que já comentei no post de Kingston e Ocho Rios.
Restaurante de comidas variadas com um toque jamaicano, e vários drinks, um bom lugar para ir a noite.
Abriu faz pouco tempo em Montego Bay, e o diferencial dele é que na frente fica uma grande estátua do atleta.
THE PELICAN GRILL
Localizado também na Hip Strip, restaurante estilo familiar antigo e conhecido na cidade, oferece opções de comidas variadas e a tradicional local.
THE SAND BAR
Restaurante localizado dentro da praia Doctor’s Cave, com ambiente agradável com ótima vista e cardápio variado com lanches e pizzas.
Ideal para quem esta pegando uma praia e não quer sair para comer.
THE HOUSE BOAT GRILL
Na Southern Cross Blvd, fica esse restaurante localizado em um barco, e é um lugar muito bem recomendado, conta com menu internacional, com diversas opções.
Ideal para uma experiência diferente, alem da ótima vista.
JAMAICAN BOBSLED CAFÉ
Rede de restaurante/bar dedicado ao filme Jamaica abaixo de zero. Com uma ótima decoração, tem um no aeroporto, a especialidade é a cozinha internacional e jamaicana.
SUGAR MILL / ROUND HILL DINING
Para um jantar romântico em um local mais sofisticado, recomendo o Sugar Mill, restaurante do Half Moon Resort, ou o Round Hill Dining, restaurante do hotel Round Hill, que são lugares mais chiques com preços mais elevados.
CAFÉ TEASE / SCOTCHIE´S
Para quem procura lugares simples e com preço justo, tem outras opções na cidade além dos lugares que citei nas dicas, como o Cafe Tease e o Scotchie´s.
RESUMO GERAL
Montego Bay é uma junção de tudo que tem na Jamaica, muita história, praias e natureza, com muitas opções de passeio perto.
A praia tem um lindo por do sol, e não tem a pegada de praia paradisíaca como em outros lugares. Ela é mais cheia e com mais estrutura.
La quase não tem vendedores na praia, pois eles ficam mais concentrados na avenida principal, onde tem várias lojinhas, e é um bom lugar para você comprar as lembrancinhas.
No ultimo dia ficamos muito tristes de ir embora, mas com uma sensação maravilhosa de ter conhecido esse lugar, e voltamos renovados para seguir a rotina, e nos preparar para a nossa próxima viagem.
Não deixe de dar uma passadinha em Montego Bay, e dar um mergulho nas lindas águas azuis desse lugar fantástico.
E não se esqueça de acompanhar as minhas viagens pelo instagram @rodsnaideia e dar um like na minha página no facebook. Valeu e continue se ligando na ideia!
Se quiser mais informações sobre a Jamaica, não deixe de dar uma olhada nos outros posts:
Valeu mano! Tuas postagens e vídeos ajudaram demais! Se liga, vou entrar e sair por Mobay. Estou avaliando começar por ali, ir a Ocho Rios e Kingston empresas último curtir Negril. O que vc acha dessa ordem? Ou é melhor aproveitar que Negril está próximo de Montego e iniciar por lá? Abraço mano
Fala Andre, Blz?
Desculpa só vi agora! quando for assim, manda no insta que respondo mais rapido!
Da na mesma começar por Ocho ou Negril, então tá tranquilo, pois Ocho também é perto de Montego, então o caminho que você escolheu não vai mudar nada!Aproveite muito a trip, Jamaica é demais! valeu, abraço.