Essa sugestão de roteiro tem Havana como prioridade, porém descrevo nela, algumas cidades na Ilha que também valem a pena serem visitadas. Você pode conferir um resumo para se preparar para visitar Cuba, clicando AQUI.

 

1ª PARTE – EXPLORAR HAVANA VIEJA E O CENTRO DE HAVANA

SUGESTÃO: CONHECER TUDO A PÉ

 

Recomendo ir para o Centro de Havana, que além de ser pertinho de Havana Vieja, é lá ficam muitas importantes atrações.

O ideal é começar andando pela Paseo de Marti, que é um enorme calçadão e andando por lá você chega a vários pontos principais. Ele vai do parque central até o Malecon, que é avenida beira mar, é super gostoso para ver o pôr do sol e caminhar.

O Parque Central, é onde fica o Hotel Inglaterra e o Iberoestar, é de lá que parte os ônibus turísticos da cidade e os tours de conversíveis. Do lado, fica o Capitólio, que foi a sede do governo até a Revolução Cubana, sendo hoje a sede da Biblioteca Nacional e Academia Cubana de Ciências. A Fábrica de Tabacos Partagás fica atrás do Capitólio. Não conhecemos, mas dizem que vale muito a pena fazer um tour lá e ver todo o processo, porém é necessário comprar antecipado.

Lá também tem diversos museus para visitar, mas se for em uma segunda feira, a maioria deles estará fechado, então é bom se programar. Um dos mais famosos é o Museu da Revolução, que conta a história da revolução cubana e dos seus líderes.

Depois de terminar essa parte da cidade, o ideal é ir conhecer Havana Vieja que fica ali do lado, e é um dos mais importantes bairros da cidade.

Andando por lá pode se conhecer muitas coisas, como a Calle Obispo, que é uma das ruas mais movimentadas de havana onde os carros não passam, lá você vai encontrar diversos bares, farmácias ao estilo cubana, lojas de tecidos manuais, restaurantes, feira de artesanato, e muita gente andando! Essa avenida conecta o centro da cidade até a região portuária.

Lá também fica a Praça da Catedral, uma das mais bonitas da cidade, onde fica a Catedral de la Vírgen María de la Concepción Inmaculada de la Habana também conhecida como Catedral de San Cristóbal.

A uma curta caminhada fica a Praça das Armas, que é a praça mais antiga da cidade. Ela conta com muitos museus e edifícios monumentais, um exemplo é o Museu da Cidade que fica no Palácio dos Capitães Generales, que já foi prisão e casa presidencial e a El Templete, capela que foi o local da primeira missa de Havana.

Do lado, fica a Castillo de la Real Fuerza, uma fortaleza voltada para o Atlântico, lá fica o Museu da Navegação. A sua torre é conhecida como Torre de esperar, e lá fica uma cópia do cata-vento bronze chamada de La Giraldilla, em homenagem a esposa do governador de Cuba Hernando de Soto, que morreu esperando pelo retorno do marido.

Pertinho, fica a Plaza de San Francisco de Asís, em frente ao porto de Havana, onde fica a Igreja e Convento de San Francisco de Asís e o Museo Del Ron Havana Club, que vale muito a pena visitar. A entrada foi cerca de 20 CUC do tour, com a explicação em inglês ou espanhol de todo o processo e história do rum em Cuba, e no final tem uma lojinha com preços em conta.

Outra praça ali perto e muito interessante é a Plaza Vieja, ao seu redor estão diversos prédios coloniais de séculos passados, com várias cafeterias, uma cervejaria, e no último andar do Edifício Gómez Vila fica a Câmara Escura, onde você consegue uma boa vista panorâmica da cidade através de um periscópio e custa 2 CUC.

Para finalizar o passeio indico o Mercado Artesanal, que é uma feira de artesanato, sendo um bom lugar para se comprar lembrancinhas.

 

Havana

Malecon

Quartel de Polícia

Castillo de La Real Fuerza

Praça Central entre La Havana e Havana Vieja

Parque Central

Museu del Run Havana Club

Museu del Run Havana Club

Avenida do museu do Run direto para o porto

Avenida do museu do Run direto para o porto

Catedral de San Cristóbal

Catedral de San Cristóbal na Praça da Catedral.

O Capitólio. Avenida que divide La Havana de havana Vieja

Avenida que separa Havana Vieja de La Habana, com o Capitólio no fundo.

Museu da Revolução

Capitólio de Havana

Capitólio de Havana

Por do sol no Malecon

Havana

Andando por Havana Vieja

Great Theatre of Havana

Hotel Santa Isabel

Bacardi Building

Old Havana

 

Hotel Inglaterra

Havana

 

 

2ª PARTE – CONHECER O CRISTO DE HAVANA, CASA DE CHE E AS FORTALEZAS.

SUGESTÃO: PASSEIO DE CONVERSÍVEL OU FERRY.

 

Um pouco mais distante do centro, do outro lado da baia, fica o Cristo de Havana, que é um lugar imperdível. Ele é muito visitado principalmente por conta da vista que você tem de toda a baia de Havana, do lado fica a Casa de Che, em que Che Guevara viveu no alto do morro, e é aberta à visitação.

Ali perto também fica o Parque Histórico Militar Morro-Cabaña, ideal para quem quer conhecer a história militar de Cuba e ter uma linda vista da cidade. O Castillo Del Morro e a Fortaleza San Carlos de la Cabaña, serviram como proteção para cidade durante sua colonização. E todas as noites, as 19h00 tem a cerimonia do tiro de canhão chamado de Cañonazo de las Nueve. A entrada custa 6 CUC, e após as 18h00 sobe para 8 CUC, justamente por conta da cerimônia.

Conhecemos tanto o cristo de havana como o parque histórico de passeio de conversível e valeu à pena, pois são atrações mais distantes do centro. Uma opção além de ir de carro é através do ferry que cruza a baía.

 

Bahia de Havana

Baia de Havana

Cristo de Havana

Cristo de Havana

Conversível em Havana

Passeio de Conversível

Fortaleza El Morro

Castillo del Morro

Casa de Che Guevara

Casa de Che

Fortaleza

.

 

3ª PARTE – EXPLORAR VEDADO.

SUGESTÃO: IR DE ÔNIBUS TURÍSTICO OU A PÉ.

 

Vedado é um bairro mais novo, onde vivia a alta sociedade de Havana antes da revolução, sua arquitetura é mais moderna do que os outros bairros.

Recomendo pegar o ônibus turístico no parque central para ir até lá. Andando nele pode-se parar em vários pontos, inclusive na Plaza de la Revolución, aonde tem os dois famosos prédios com os rostos de Che, Fidel e Camilo Cienfuegos. Na frente dos prédios existe uma grande avenida, que fica um monumento gigante o Memorial José Martí, que é considerado o ponto mais alto de toda a cidade. Com 109 metros de altura, você pode visitar o museu e ir até o topo e ter uma visão 360 da cidade, custa 3 CUC para subir.

O ônibus também passa pela Universidade de CubaCemitério Cristóbal Colón, entre outros locais importantes.

Um ponto de parada imperdível, é o Hotel Nacional, o mais famoso de cuba, e foi palco de diversos acontecimentos importantes na história do País. Você pode andar por lá e conhecer seus cafés, restaurantes e jardim, além de a noite poder assistir o cabaré.

 

Memorial Jose Marti

Memorial Jose Martí

Vista do alto do Memorial Jose Martin

Vista do alto do Memorial Jose Martí

Praça Revolução

Praça da Revolução

Praça da Revolução

Praça da Revolução

Topo da torre do memorial Jose Martin

Topo da torre do Memorial Jose Martí

Cemitério Cristóbal Colón

Cemitério Cristóbal Colón

Universidade de Cuba

Universidade de Cuba

Hotel Nacional

Cabaré no Hotel Nacional

Atras do hotel Nacional

 

 

4ª PARTE – DIA DE CURTIR UMA PRAIA. PARA QUEM TEM POUCO TEMPO, IR PARA AS MAIS PRÓXIMAS DE HAVANA. 

SUGESTÃO: IR DE ÔNIBUS TURÍSTICO OU TAXI.

 

Escutamos falar das Playas Del Este, que são as praias frequentadas por locais. Para quem não tem tempo de ir para Varadero, e quer curtir um pouco o mar do Caribe, é uma ótima opção. Você pode chegar até lá com os ônibus turísticos, taxi ou carro alugado. A mais conhecida é a Santa Maria del Mar, que possui uma melhor estrutura.

 

 

5ª PARTE – CONHECER VARADERO.

SUGESTÃO: IR DE ÔNIBUS OU TAXI COMPARTILHADO. 

 

O jeito mais barato para se chegar a Varadero é pegar um ônibus da Viazul. Alugar um carro e ir dirigindo, também é uma alternativa. A estrada é boa e dura em torno de 2 horas de viagem.

Outra opção, que foi o que fizemos, é pagar um taxista para te levar até lá. Dividimos o carro com dois argentinos e ficou cerca de 25 CUC por pessoa.

Para ver meus relatos, e mais detalhes sobre Varadero, basta clicar AQUI.

 

Centrinho de Varadero

Mar de varadero

Mar de Varadero

 

6ª PARTE – IR PARA A CIDADE HISTÓRICA TRINIDAD.

SUGESTÃO: IR DE ÔNIBUS.

 

Essa cidadezinha é um pouco mais distante que Varadero, você pode chegar lá de ônibus da Viazul, direto de Varadero, ou de Havana.

A cidade é conhecida por ser um lugar histórico, que lembra muito cidades brasileiras de Minas Gerais.

 

Trinidad

 

Lá o mais em conta é ficar em Airbnb. Muitas casas têm ótimas localizações no centrinho da cidade, além das pessoas da casa poderem te dar várias dicas. Trinidad estava em nosso roteiro, mas infelizmente não conseguimos ir.

Eu e a Fe ficamos doente, e por isso decidimos ficar em Varadero. Tinhamos fechado um airbnb que parecia muito legal, Casa do Anthony, indicação de uma amiga. Pagamos R$ 177,00. Endereço: Gustabo Izquierdo No. 19b e/ Colón y Francisco Zerquera Trinidad, Sancti Spíritus.

 

Centro Trinidad

 

Abaixo segue algumas recomendações de lugares que vale a pena conhecer:

A Plaza Mayor é o coração de Trinidad, lugar ponto de referência para outros pontos da cidade e cercado de importantes construções.

A Plaza Carrilo que além de ser uma praça linda, é também onde fica o ponto de Wifi da cidade, e com isso muitas pessoas reunidas.

A Praia Ancón é uma praia linda, com um mar azul turquesa. E você pode chegar até lá de bicicleta, que dizem ser um passeio muito gostoso.

 

Praia Ancón em Trinidad

 

Outros lugares recomendados na cidade são: A torre da Igreja São Francisco, Casa de la Trova e Casa Rafael Ortiz.

Restaurante Trinidad Colonial – Restaurante localizado em uma casa colonial, dizem que os preços são muito bons. Endereço: 402 Calle Gutiérrez.

Taverna La Botija – Restaurante aberto 24 horas. A especialidade da casa é a pizza La Botija. Endereço: 71B Calle Amargura.

Disco Ayala – Balada dentro da caverna. Parece ser bem legal. Endereço: Las Cuevas, Top Of The Hill.

Casa de La Musica – Ponto de encontro, muitos espetáculos de música e dança. Lugar imperdível para ir à noite. Endereço: Calle Cristo (Pertinho da Plaza Mayor).

 

Bom é isso galera, espero que vocês tenham curtido esse post, e que inspire mais ainda a viajar! Se liga na ideia!

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=6lzCggWxY28&t=16s

Related Post

Pin It on Pinterest

Share This