Varadero fica em torno de 140 km da Capital Havana, e por ser tão perto, é uma das praias mais visitadas de Cuba. É um lugar maravilhoso para quem quer relaxar no mar azul turquesa do Caribe. Ela tem uma avenida principal, onde ficam localizados os principais bares, farmácias, lojas, e tendas de turismo. É um local bem tranquilo para andar, e ir conhecendo tudo a pé, olhando os carros antigos, e Tuk-Tuks passarem. Uma coisa que achamos muito bom é que não vimos ambulantes na praia vendendo ou oferecendo algo.

Quando estávamos a caminho de Varadero, o taxista nos contou algumas coisas a respeito da cidade. Uma delas é que a cidade “foi feita” para turistas, por isso ela é muito mais americanizada do que Havana, e com lugares de arquitetura um pouco mais moderna. Outra coisa curiosa que ele nos falou, é que os Cubanos que trabalham nos hotéis, geralmente não moram na cidade. O governo fornece um ônibus, que leva e busca a galera na cidade todos os dias.

Uma coisa que nos aconteceu e que não esperávamos, foi ficar doente. Pois é galera, em plenas férias, ficamos muito mal, com tosse, febre e dor no corpo. Fomos procurar ajuda em uma farmácia internacional, que tinha uma clinica ao lado, e fomos muito bem atendidos. Reparamos que muita gente ficava do mesmo jeito, com uma tosse se assemelhando a bronquite. Creio que isso ocorra devido ao tempo e mudanças de temperatura, fazendo a resistência cair. Justamente por isso, tivemos que cancelar nossa ida para Trinidad, e ficar mais um dia em Varadero (o que também não foi ruim).

Eu tive que trocar a passagem de ônibus já comprada, no guichê da Viazul. Para trocar, tive que esperar o gerente chegar para assinar, e eles me devolveram um pouco mais que a metade do dinheiro da passagem. Com relação aos ônibus da Viazul, eles são ônibus chineses, e justamente por isso os lugares são um pouco mais apertados, principalmente para quem tem a perna grande. Além disso, eles são um pouco antigos, e sem muito espaço para colocar as malas em cima.

Mar de varadero
Mar de Varadero
O mar de Varadero
Praia de Varadero
Praia do Hotel em varadero
Praia do Hotel em Varadero
praia varadero
Praia de Varadero
Varadero
Mar de Varadero

1 – COMO CHEGAR

O jeito mais barato para se chegar a Varadero é pegar um ônibus da Viazul, saindo de Havana, a viagem dura em torno de 3 horas, e custa 10 CUC. Eles saem do terminal da empresa ao lado do zoológico. É bom comprar com antecedência, pois a procura é alta, além da paciência para encarar as longas filas. Se tiver o roteiro pronto, recomendo comprar do Brasil pelo site. A compra tem que ser feita com alguns dias de antecedência, e é necessário apresentar o comprovante de compra junto com o passaporte uma hora antes do embarque. Para ir do terminal da Viazul de Varadero até seu hotel, recomendo pegar um taxi que fica em torno de 5-10 CUC, ou o ônibus hop on hop off da cidade, que um dos pontos fica a uma quadra da Viazul, ou caso seu hotel seja perto, vá andando.

Alugar um carro e ir dirigindo, também é uma alternativa, a estrada é boa e dura em torno de 2 horas de viagem. Outra opção, que foi o que fizemos, é pagar um taxista para te levar até lá. Dividimos o carro com dois argentinos e ficou cerca de 25 CUC por pessoa.

2 – DICAS

  • Um jeito de conhecer vários pontos e circular na cidade é ônibus hop on hop off, você paga um valor e pode usar o dia todo.
  • Tente conhecer Havana na mesma viagem, pois além da proximidade elas são totalmente diferentes.
  • Faça um mergulho nas grutas, é imperdível.
  • Se tiver tempo faça o passeio a Cayo Blanco.
  • Experimente a pina colada que é uma das especialidades deles, e não se esqueça também de comprar rum e charutos.
  • Não deixe de apreciar o por do sol da cidade, é algo magnifico.
  • Se for ficar em resort, logo que chegar veja se ele tem restaurantes que é preciso reservar.
  • A maior parte dos grandes hotéis são mais afastados do centro, porém são os mais luxuosos. No centrinho os preços de hospedagem são mais acessíveis, e você consegue visitar tudo a pé, apesar de não ser o melhor trecho para pegar praia.
  • Lá perto do hotel existe uma casa de câmbio caso você precise trocar dinheiro. E não se preocupe em andar com dinheiro, pois o local é bem seguro.
Charuto na praia
Charuto na praia

3 – ONDE SE HOSPEDAR

A cidade possui diversos tipos de hospedagem. A opção mais barata para quem quer economizar é ficar nas casas particulares do governo que você pode alugar pelo Airbnb. A maior parte fica no centrinho, que é uma ótima localização para fazer tudo a pé. No centro também tem opções de hotéis sem ser all inclusive, mas as instalações dos hotéis e casas no centro são mais antigas e bem mais simples.

Os hotéis maiores e all inclusive começam na Avenida das Américas, que é a localização do nosso hotel, mas os resorts mais luxuosos, de grandes redes, como Melia, iberoestar e Royalton Hicacos ficam em Punta de Hicacos, uma área mais afastada.

Hotel Royalton Hicacos. Foto retirada de booking
Iberostar Selection Varadero. Foto retirada de booking
Melia Varadero. Foto retirada de booking

Nós ficamos hospedados no Barcelo Solymar All Inclusive, optamos por ele por um resort all inclusive com um custo mais acessível, apesar de precisar de reformas.

Ele fica na Avenida das Américas, achamos a localização muito boa, pois ficava no meio do caminho, se quiséssemos ir para o centro não tínhamos que andar tanto, e também não ficava longe de Punta de Hicacos. É uma região bem tranquila, e ali perto ficam umas lojinhas e a clinica de saúde internacional com farmácia, que nos ajudou muito.

Fizemos a reserva pelo booking e ocorreu muito bem, o check in era 16h00. Chegamos 12h00, ficamos esperando um pouco na recepção e logo após nos deixaram entrar no quarto.

Mesmo o hotel sendo antigo e com sinais de desgaste, as acomodações eram muito boas, com um quarto bem espaçoso no segundo andar, com vista para a piscina.

O Barcelo Solymar Arena Blancas fica ao lado e utiliza a mesma estrutura do nosso hotel, de bares, restaurantes e piscinas, então tinha muitas opções de entretenimento. Tem 3 piscinas, diversos bares espalhados, 8 restaurantes. Porem apenas 2 são Buffet que servem café, almoço e jantar, e não necessita de reserva. Os dois servem a mesma comida, que é ok, e todos os dias são praticamente a mesma coisa.

Recomendo fazer reserva para jantar nos outros 6 restaurantes do hotel, que só são abertos para o jantar mediante reserva. Conhecemos o oriental, mexicano e italiano, no geral todos são medianos, nada de espetacular, mas é bom para variar. O hotel conta também com um restaurante espanhol e um especializado em frutos do mar. Para reservar é do lado da recepção, e funciona somente na parte da manhã. A melhor coisa é já reservar todos no dia que chegar, para não correr riscos de ficar sem. No almoço também é possível comer no bar da praia, que geralmente tem churrasco, e lanches como cachorro quente.

Você pode comprar o cartão de internet na recepção, tem de 1-5 horas, e só funciona na área da recepção, custa 5 CUC. O hotel tinha várias lojinhas e uma charutaria.

A praia é maravilhosa, gostamos muito, e as piscinas muito gostosas também. Achamos muito boa a estrutura do hotel, e de noite tinha uma discoteca e shows de entretenimento na área da piscina. No geral gostamos do hotel e pelo preço e localização achamos que valeu a pena.

Endereço: Endereço: Carretera Las Americas Km. 3.

Resort Barceló S2
Resort Barceló Solymar
Resort Barceló Varadero
Piscina Barceló Solymar
Restaurante Barceló Resort
Restaurante Barceló Solymar
Restaurante Japonês do Hotel
Barceló Solymar
Barceló Solymar
Barceló Solymar. Foto retirada de Booking

4 – PASSEIOS/O QUE FAZER

Se for de carro ou de taxi, tente dar uma parada em: Matanza: Cidadezinha histórica, localizada no caminho e a Ponte de Bacunayagua, que tem um mirador onde você pode ter uma linda vista.

Curtir a praia, que possui mais de 22 km de areia, com água azul turquesa, ou relaxar na piscina do hotel. Se você estiver em um all inclusive melhor ainda, que oferecem todos os tipos de atividades para entreter os hóspedes.

Na praia é possível praticar diversas atividades como andar de kayak, fazer snorkel, vela e windsurf. Tem diversos passeios e você pode consultar para reservar no seu hotel, ou nas agencias de turismo que funcionam dentro de vários hotéis.

Curtir o centrinho de Varadero, andar bastante, e ir parando nas lojinhas e pontos principais: A Feirinha de artesanato tem várias coisinhas, um ótimo lugar para comprar lembrancinhas da viagem.  Lembre-se de sempre pechinchar, e o Parque Josone, uma mansão cercada por um jardim, tem um lago artificial onde é possível fazer um passeio de barco, tem piscina, restaurantes, uma ótima estrutura. Um ponto muito turístico e perfeito para curtir a natureza.

Andando pelo Centrinho

Convention Center Plaza America – Pequeno shopping com pouca variedade e um centro de convenções que sempre tem concertos.

Para quem curtir nadar com golfinhos tem o Delfinário.

Andar de bicicleta explorando a região de Varadero.

Para quem não fez em Havana o passeio turístico com carros antigos, pode fazer em Varadero.

Para quem curte Golf tem o Varadero International Golf Club.

Fazer tour no ônibus turístico da cidade – Essa é uma boa opção para conhecer vários pontos turísticos da cidade, e algumas casas antigas que depois da revolução foram transformados em restaurantes, como: A Casa de Al, que atualmente é um restaurante bem turístico, antigamente a casa pertenceu ao Al Capone, que a utilizava para armazenar álcool e depois levar via marítima para os Estados Unidos, e a Mansão Xanadu, um palácio construído em 1930, por um Frances milionário. Dizem que essa região era a área dos mafiosos na época. Agora é um hotel com restaurantes e bares. É lá que fica o restaurante Las Americas, um dos mais chiques da cidade, e o Bar Mirador.

Casa del Ron é a loja de rum mais famosa de Varadero. Eles têm diversas marcas diferentes, e oferece degustação. Porem o preço é mais alto do que nas lojinhas do centro. Na frente fica uma casa de charutos, que tinha diversas marcas, e diferentes tipos, achamos bem mais barato do que tínhamos visto em outros lugares, e acabamos comprando a maior parte lá.

Há vários passeios de barco que levam para mergulhar ou fazer snorkel nas grutas. É uma atividade muito procurada, pois tem uma fauna rica com muitos corais coloridos e vários tipos de vida marinha. Têm várias grutas, como a Cueva Saturno, que foi usada no final do século XIX como esconderijo para os escravos e a Hoyo Azul Ojo que tem 70 metros de profundidade e devido a sua coloração mais escura, pode ser visto de longe.

Passeio de catamarã para Cayo Blanco é um atrativo muito procurado. É um passeio que vai cedinho e só retorna no fim de tarde. O passeio custa em torno de 60-80 CUC, e inclui almoço, transfer para o hotel, e equipamentos para snorkel.

Excursão para Santa Clara, Cienfuegos e Trinidad. Acredito que deve ser incrível você conhecer as três cidadezinhas de uma só vez.  O passeio dura o dia todo, sai cedo e só retorna depois das 20h00. Custa em torno de 90 CUC.

A Península de Zapata tem um parque para observação de varias espécies de animais, mergulho nas lagoas. É um paraíso ecológico. É complicado visitar por conta própria, sendo mais indicada uma excursão com as agencias.

Reserva Ecológica Varahicacos, fica no final da península de hicacos, em uma área protegida ambientalmente. Lá tem florestas, diversas espécies de animais, um famoso cacto chamado de El Patriarca, trilhas curtas para contemplar a natureza. As famosas Cavernas Ambrosio e Musulmanes ficam lá também e podem ser visitadas.

Casa do Run em Varadero
Casa do Run em Varadero

5 – ONDE COMER

Las Americas na Mansión Xanadú – Considerado um dos melhores da cidade. Endereço: Varadero Golf Course | DuPontMansion/XanaduMansion

La Bodeguita – Filial da Bodeguita de Havana. Vale dar uma passadinha para tomar um mojito. – Endereço: Calle 40.

La Casa do Al: Antiga casa de Al Capone, que agora é restaurante. – Endereço: Avenida Kawama.

Waco’s Club – Restaurante gostoso, frutos do mar. Endereço: Calle 59 #? e/ Ave. 2da y Ave. 3ra.

La Gruta – Dizem que a lagosta é deliciosa. Endereço: No parque Josone.

Varadero 60 – Culinária local com musica ao vivo. Endereço: Calle 60 y 3ra ave

La Vaca Rosada – Ambiente gosto, com boa comida. Endereço: Calle 21 no. 102.

Salsa Suarez Restaurant y Bar– Restaurante de comida variada. Endereço: Calle 31 No. 103 e/ 1ra y 3ra Ave.

6 – O QUE FAZER A NOITE

A noite sempre tem algum show de entretenimento na área da piscina dos hotéis, ou você pode ir jantar em algum dos restaurantes, ou ir a algum dos diversos bares espalhados pela cidade.

O Beatles Bar é um bar-museu bem popular na cidade, inspirado nos Beatles. Endereço: Calle 59.

Cabaret  La Cueva del Pirata – Perto da Gruta Ambrosio. Local muito gostoso para dançar, com apresentações locais. Endereço: Km12, Carretera Las Morlas.

Bar Mirador na Mansão Xanadu – Bar panorâmico com linda vista. Endereço: Varadero Golf Course | DuPont Mansion/Xanadu Mansion.

Snack Bar Calle 62 – Local simples para sair e tomar um drink. Endereço: Calle 62.

Casa de la Musica – Típica noite cubana com bons drinks. Endereço: Ave Playa entre 42 y 43.

La Comparsita – Apresentação de danças típicas cubanas. Endereço: Calle 60 and Avenida 3.

Beatles Bar

7 – VISÃO GERAL

Com toda certeza Varadero é uma das praias mais bonitas que já fui. Com uma areia clarinha, e um mar com diversas tonalidades de azul. Além disso, a cidade é muito gostosa, com uma arquitetura bem bonita, e com diversos lugares agradáveis. Claro o resort ajudou muito a termos gostado tanto do lugar, pois mesmo sendo um dos mais baratos, era sensacional ter tudo a sua disposição.

Como o taxista nos falou, Varadero foi totalmente projetada e pensada para turistas. Tanto para quem quer se divertir, como para quem quer descansar e relaxar.

Eu recomendo muito ir pra lá, pelo menos para ficar dois dias. Com certeza você vai relaxar muito e não vai se arrepender de conhecer esse lugar magnífico.

Espero que tenham gostado das dicas galera e não se esqueça de acompanhar as minhas viagens pelo instagram @rodsnaideia e dar um like na minha página no facebook. Valeu e continue se ligando na ideia!

Caso você queira uma visão geral de Cuba, de dicas para ir, você pode clicar AQUI.

Pin It on Pinterest

Share This