Hoje, vamos compartilhar com vocês a experiência da minha irmã em ULM, uma cidade super charmosa no sul da Alemanha. Ela teve a oportunidade de visitar o lugar durante uma viagem a trabalho em outubro do ano passado e decidiu dividir conosco suas impressões e dicas sobre o que fazer por lá. Então, vamos descobrir juntos ULM!
Ulm é uma cidade encantadora no estado de Baden-Württemberg, que tem como uma de suas ilustres personalidades ninguém menos que o famoso Albert Einstein, que nasceu lá. A cidade é um verdadeiro tesouro para os amantes da arquitetura, que podem apreciar uma incrível mistura de estilos antigos e modernos, muitas vezes lado a lado.
Embora tenha sofrido graves danos durante a Segunda Guerra Mundial, a maioria dos principais edifícios da cidade foram restaurados. É impressionante ver como muitas paredes, portões e fontes góticas sobreviveram e ainda hoje estão de pé, como se desafiassem o tempo.
Ulm também é conhecida por sua rica cena cultural, com espetáculos de teatro, ópera e dança que encantam a todos, além de seus prédios históricos, museus e parques que convidam a explorar suas belezas naturais e históricas.
Tive a sorte de visitar a cidade a trabalho e pude conhecer muitos dos pontos turísticos, iniciando pelo centro histórico e seguindo um itinerário a pé que me levou a desvendar muitas das atrações de Ulm. Me hospedei no Maritim Hotel Ulm, um local confortável e muito bem localizado.
Minha jornada em Ulm começou na Einstein Brunnen, uma fonte em homenagem ao famoso físico Albert Einstein. A escultura de bronze retrata um grande caracol, simbolizando a natureza e a sabedoria, em pé em um foguete que representa os estudos do cientista sobre o tempo e o espaço.
Fiz uma parada no Fruchtrausch, um bar de smoothies, e tomei uma deliciosa bebida.
Em seguida, segui para a imponente Ulmer Münster, uma das catedrais mais altas do mundo, com uma altura de 161,5 metros e um total de 768 degraus! Esta magnífica obra de arte e arquitetura gótica oferece vistas deslumbrantes, com uma vista panorâmica no topo.
Também tive a sorte de visitar a feira Ulmer Wochenmarkt, que aconteceu na praça em frente à catedral no sábado em que estive lá. Havia muitas coisas interessantes para ver e comprar lá!
Ao lado da catedral, encontra-se o Stadthaus, um edifício moderno inaugurado em 1993 que abriga um café e um centro cultural que recebe uma variedade de eventos, concertos e exposições.
Passei pela Ulmer Rathaus, uma câmara municipal notável, especialmente pelos murais de sua fachada, decorados com símbolos de Justiça e Bondade, além do seu relógio astronômico de 1520. Sua construção complexa, composta por três partes diferentes, teve início no século XIV e sua aparência atual remonta ao início do Renascimento.
Ao lado, encontra-se o Kunsthalle Weishaupt, um museu com uma coleção de arte moderna e contemporânea.
Também perto dali, está o Ulmer Museum, que possui uma coleção fascinante de arte e história. O museu é composto por 7 edifícios interligados, repletos de pinturas e esculturas interessantes de membros da tardia Escola de Ulm.
Se estiver com fome, a Barfüßer Hausbrauerei Ulm fica bem próxima. É uma cervejaria famosa na Alemanha, e é um ótimo lugar para petiscar e tomar uma cerveja.
Depois caminhei pelas antigas muralhas da cidade de Ulm (Stadtmauer), bem preservadas e proporcionando uma excelente forma de explorar a cidade velha ao longo das margens do rio Danúbio. Lá fica o Metzgerturm, também conhecido como Butcher´s Tower, porque já foi utilizado para proteger o açougue da área. Com 36 metros de altura, a torre apresenta uma inclinação de dois metros para noroeste devido ao terreno pantanoso e lendas locais.
Também visitei a impressionante Stadtbibliothek Ulm, uma biblioteca pública em forma de pirâmide projetada pelo arquiteto Gottfried Böhm. A característica excepcional deste edifício é a fachada externa feita de vidro.
Caminhei pelo charmoso bairro de Fischerviertel, conhecido como Fishermen’s and Tanner´s Quarter, com suas ruas de paralelepípedos e casas coloridas. Este lugar é famoso por suas construções medievais, que abrigavam artesãos, principalmente pescadores e construtores de navios, cujas profissões foram favorecidas pela proximidade do rio. Além disso, o bairro foi lar para muitos emigrantes que viajavam pelo rio Danúbio em direção à Hungria, e costumavam ficar aqui para juntar dinheiro antes de seguir viagem.
Passei pelo Schwörhaus, também conhecido como Oath House, um edifício representativo que foi erguido no início do século XVII para a cidade imperial e que já serviu como Palácio dos Reis. Hoje, abriga o Museum of Local History, que possui os arquivos da cidade de Ulm.
Também vi a Schiefes Haus, uma casa inclinada muito fotogênica construída no século XIV que é considerada o hotel mais torto do mundo pelo Guinness Book. Felizmente, a casa foi totalmente reforçada e estabilizada em 1995, permitindo que hoje seja usada como um hotel.
O Fischerviertel possui inúmeras casas em enxaimel restauradas, vielas estreitas, pontes e excelentes restaurantes e locais de compras, tornando-o um ótimo lugar para passear e almoçar. Os restaurantes aqui são incríveis, como Zur Forelli, Gaststuben im Zunfthaus der Schiffleute, Wirtshaus zur Brezel e Bi:braud. E não se esqueça de experimentar um sorvete na Gelateria Miraval Ulm ou Eisrausch.
Se quiser fazer compras, a Galeria ULM é uma cadeia de lojas de departamento alemã bem legal, e nas ruas próximas você encontrará diversas lojas como H&M, Douglas, Tk Max, Reischmann, C&a e Mango. Vale a pena explorar os arredores da Albert Einstein Platz em busca de novidades!
Depois passei pelo Museum Brot und Kunst, o primeiro museu do mundo dedicado à cultura do pão. Fundado em 1955 por Willy Eiselen e seu filho Hermann Eiselen, que eram fabricantes de ingredientes para panificação, esse museu é um lugar único e divertido que celebra a importância cultural do pão.
À noite, tive uma experiência gastronômica deliciosa. Meus colegas de trabalho me levaram para jantar no Drei Kannen – Historisches Brauhaus, um restaurante típico da região que servia pratos como Maultaschen, Spätzle e salsichas. A comida era saborosa e autêntica.
Se você tiver tempo extra, a região oferece diversas outras atrações que valem a pena explorar! Aqui vão algumas sugestões:
- LEGOLAND® Deutschland: um parque temático da LEGO em Günzburg, com várias atrações super divertidas. O destaque fica para o Miniland, que recria várias cidades alemãs e paisagens rurais em LEGO.
- Wiblingen Abbey: uma antiga abadia beneditina que hoje é parte da faculdade de medicina da Universidade de Ulm. A biblioteca, com sua arquitetura rococó, é um verdadeiro tesouro da cultura europeia.
- Wilhelmsburg: uma construção do século XIX que serviu como reduto da Fortaleza de Ulm. Um lugar cheio de história e imponente beleza arquitetônica.
- Botanischer Garten der Universität Ulm: um jardim botânico de 28 hectares mantido pela Universidade de Ulm, um dos maiores da Alemanha. Prepare-se para passear entre flores, prados e bosques!
- Blaubeuren: é uma cidade pequena próxima a Ulm, conhecida por suas oportunidades de explorar a natureza, como trilhas nas montanhas Blaufels e Ruckenkreuz e vistas do vale até as ruínas do Rusenschloss. A atração principal é a Blautopf, a segunda maior nascente da Alemanha, com uma linda cor azul, e um grande sistema de cavernas, incluindo uma caverna de calcário com 21 metros de profundidade conectada por um canal subterrâneo.
Eu simplesmente amei visitar Ulm! A cidade é cheia de charme, com sua história fascinante, cultura vibrante e uma gastronomia deliciosa. Com tantas atrações interessantes e delícias culinárias a serem exploradas, há sempre algo novo para descobrir em Ulm.
Veja abaixo todas as opções de hospedagem em ULM:
Booking.com