O celular já se tornou praticamente uma extensão do nosso cérebro e até do nosso corpo. Desde armazenar uma informação simples a falar com alguém do outro lado do mundo, resolvemos tantas necessidades com ele que é praticamente impossível viver sem. E quando se fala em viajar, não é diferente.
Os aplicativos e sites podem te ajudar a organizar e a coordenar cada etapa da viagem de maneira bem prática e, muitas vezes, permitem que você resolva imprevistos de forma quase imediata. É realmente possível organizar tudo online, do planejamento ao desenrolar da viagem: passagem, hospedagem, mapas, cronogramas, restaurantes, transporte, tradução em tempo real, etc. Tem tecnologia até para te ajudar na hora de fazer as malas.
Por isso, reunimos aqui algumas dicas valiosas de apps e sites que utilizamos bastante e que vão fazer toda a diferença quando você decidir colocar o pé na estrada.
Hospedagem, passagens aéreas e pacotes
Booking: esse app é bem completo, te conecta a milhares de hotéis, pousadas, hostels, casas para alugar, etc. Dá para buscar a hospedagem pelo critério que for mais conveniente para você: preço, quantidade de estrelas, opções de lazer, entre outros. Uma ferramenta que gostamos bastante no Booking é a parte de avaliações e comentários, porque dá ótimas dicas sobre o local, além de analisar pontos que são importantes para nós, como a localização, a limpeza, etc. No app também existe o Genius, um programa de recompensas que permite que você acumule pontos para trocar por benefícios.
Airbnb: nesse aqui é possível reservar quartos, casas ou apartamentos no mundo inteiro. Você pode ver as fotos e ler os comentários de quem já se hospedou nos seus locais de interesse e analisar tudo antes de tomar a sua decisão.
Hoteis.com: como o próprio nome já diz, esse app tem foco em hospedagem. É bem parecido com o Booking e tem filtros muito semelhantes, permitindo uma busca direcionada para as suas necessidades, incluindo preferências como spa, piscina e opções de acessibilidade, por exemplo.
Hostel World: é uma ótima opção para a galera que gosta de conhecer pessoas, já que os hostels oferecem acomodações coletivas, o que torna essa opção mais econômica também. No app, há várias opções, e você também pode verificar os comentários de outros hóspedes.
Couchsurfing: essa é outra opção para quem busca uma viagem mais econômica e, ao mesmo tempo, quer mergulhar na cultura do destino escolhido. O app permite que você encontre hospedagem grátis na casa de pessoas que simplesmente gostam de receber viajantes. A parte mais bacana é que você tem a oportunidade de conhecer a cidade pelo olhar do seu anfitrião, além de aprender e criar laços de amizade.
Workaway: essa plataforma abriga a maior comunidade de anfitriões do mundo, espalhados por 170 países, e inclui locais como ONGs, casas de família, hostels, barcos, projetos sustentáveis, escolas, fazendas, etc., que oferecem hospedagem e alimentação em troca de trabalho voluntário. As atividades que você pode fazer são as mais diversas: vão desde limpeza, cozinha e jardinagem a cuidar de animais ou construir casas subterrâneas. Para se tornar um membro você paga 49 dólares por ano.
Worldpackers: tem o mesmo objetivo da anterior, ou seja, ajudar viajantes a encontrarem oportunidades de work exchange ao redor do mundo. É uma empresa brasileira e, por isso, tem uma quantidade bem interessante de anfitriões daqui e da América Latina cadastrados. Você pode escolher entre programas em fazendas, albergues, escolas, santuários de animais, comunidades e diversos outros locais em mais de 140 países.
Trusted House Sitters: esse site é bem interessante para quem topa cuidar de pets em troca de hospedagem. A proposta é a seguinte: o proprietário viaja e deixa o animalzinho em casa e, para que ele não fique sozinho, hospeda outros viajantes que devem cuidar da casa e do pet. Para ser um membro da comunidade, é preciso pagar uma anuidade que custa a partir de R$ 749 e, embora possa parecer um valor alto, compensa bastante pela segurança que o site oferece, verificando tanto proprietários quanto house sitters. As casas são bastante concorridas, então é importante criar um perfil bem atraente e preparar sua lábia para convencer o anfitrião de que você vai realmente cuidar bem do lar dele. Vale a pena conhecer outros sites que oferecem o mesmo tipo de serviço, como o Luxury House Sitting.
Home Exchange: essa é uma empresa que oferece trocas de casas e apartamentos no mundo todo. Disponível em 159 países, permite aos seus membros descobrir o mundo de uma forma mais autêntica, vivendo como um habitante local. Para ser membro, você paga uma associação anual de $ 175,00 e durante o ano todo pode fazer trocas ilimitadas.
Holmy: se você é o tipo de viajante um pouco mais sofisticado ou quer comemorar uma ocasião especial, essa plataforma promete uma curadoria de hospedagens e experiências diferenciadas, espalhadas por todo o Brasil. Seja um fim de semana em uma cabana romântica, um feriado na praia com a família ou uma escapada do mundo real em meio à natureza, a Holmy tem opções realmente incríveis, acima da média.
Expedia: do mesmo grupo da Hotéis.com e da Trivago, essa é uma plataforma norte-americana que funciona como uma agência de turismo online, reunindo diversos serviços como hotéis, passagens aéreas, aluguel de carros, etc. Uma das vantagens é a possibilidade de comprar pacotes completos, além de participar do programa de recompensas, o Expedia Rewards.
Decolar: assim como a Expedia, a Decolar permite que você busque desde passagens aéreas e hospedagens até passeios turísticos. Nós utilizamos bastante para comparar preços de passagens e no quesito pacotes ela costuma ser imbatível. Um diferencial é que lá você pode utilizar a ferramenta de multidestinos, onde é possível encontrar passagens mais em conta do que comprando cada trecho separadamente. Vale a pena participar também do programa de fidelidade. Outra agência na mesma linha da Expedia e Decolar é a CVC.
Melhores destinos e Passagens imperdíveis: além de ótimas fontes de notícias sobre viagem, esses dois sites – que também têm versões em app – trazem as melhores promoções oferecidas pelas companhias aéreas e agências de viagens. Outra coisa bacana são as dicas de compras de passagens, pacotes e reservas de hotéis com desconto.
Baixe aqui Melhores destinos: IOS | Android
Baixe aqui Passagens imperdíveis: IOS | Android
Comparadores de preços
Trivago: ótimo site para comparar preços de acomodações no mundo todo, já que ele agrupa os resultados de outras plataformas como Expedia, Booking, Hotéis.com, etc. É bem simples: você busca pelo destino e ele te mostra quais são as hospedagens com os melhores preços e você pode fazer a reserva diretamente no site.
Google Flights: essa é a ferramenta do Google específica para comparação de preços de passagens aéreas. Nós adoramos e utilizamos com bastante frequência. Neste caso não há intermediadores e os preços refletem os cobrados diretamente pelas companhias. É possível descobrir as datas em que os preços das passagens estão mais em conta, o que pode te auxiliar a escolher o melhor período para planejar sua viagem. Você também pode criar alertas de passagens para que o Google te envie notificações sempre que houver uma variação de preço da passagem para o destino selecionado.
Skyscanner: muito semelhante ao Google Flights, o Skyscanner é um dos maiores e mais completos buscadores de preços de voos. Oferece uma visão global dos preços e ofertas disponíveis no momento da pesquisa, e redireciona os compradores para os respectivos fornecedores para concluir a reserva. Outra vantagem é que ela também compara os preços de hotéis e locações de veículo.
Passagens Promo: na mesma vibe do Google Flights e do Skyscanner, essa ferramenta também permite a comparação de preços de voos para todas as partes do mundo.
Kayak: esse é um dos primeiros buscadores de voos, hospedagens, pacotes e aluguéis de carro da internet, o Kayak oferece os mesmos recursos que os demais, ou seja, traz os resultados de diversos sites de viagem, que você pode filtrar de acordo com os seus interesses. Outros comparadores de preços de passagens aéreas similares são: Momondo, Voopter e Kiwi.
Deslocamento
Uber: embora ainda não funcione em todos os países – e seja proibido em outros –, o Uber quebra um galhão nas cidades onde ele opera e sempre vale a pena na comparação com o serviço de táxi. Sem contar que na hora de pedir, você pode escolher um carro com bagageiro maior ou um automóvel mais confortável e exclusivo.
Rentcars: se você vai precisar alugar um carro na sua próxima viagem, essa é uma boa opção de buscador, que mostra os preços das principais locadoras de automóvel do mundo. Uma vantagem bem interessante da ferramenta é que você consegue pagar reservas internacionais em reais, sem IOF e dá também para parcelar o total das diárias. Nós já usamos a Rentcars em vários países e sempre tivemos um serviço excelente. Essa é a nossa escolhe numero 1 para aluguel de carros.
Google Maps: Um dos melhores apps para se localizar, o Google Maps funciona super bem em qualquer lugar do mundo e ainda permite baixar mapas para acessar offline, o que pode salvar a sua pele quando a internet te deixa na mão. Uma função bem útil para os mais perdidos é a de fixar pins em pontos estratégicos. Nós utilizamos muito, inclusive para descobrir locais que estavam fora do nosso radar em certos destinos, e criar mapas personalizados. Uma boa alternativa que também permite baixar mapas para usar offline é o Maps.me.
Baixe aqui Google Maps: IOS | Android
Waze: quase unanimidade entre os motoristas, o Waze funciona via GPS e, em geral, encontra o caminho mais rápido para o seu destino. Avisa sobre a posição de radares de velocidade, sobre acidentes na sua rota, entre outras funcionalidades. Costuma ser bem preciso e de uso prático.
Rome2Rio: esse app compara rotas e tempos de percurso de diferentes meios de locomoção, como automóvel, a pé, trem, ônibus, avião e até barco. É possível pesquisar cidades em muitos países e obter os preços estimados para cada trecho de acordo com o tipo de transporte. Uma facilidade é que você consegue fazer uma busca a partir de um endereço específico ou de um ponto de referência e receber informações de acomodação e até de passeios próximos. Depois de decidir pela sua opção preferida, o Rome2Rio direciona você para finalizar a reserva no site da companhia escolhida.
Citymapper e Moovit: esses dois aplicativos são bem similares e bastante úteis para fazer pequenos trajetos dentro de uma cidade. Eles mostram as melhores opções de transporte público, indicando os horários de chegada em tempo real, informam a duração do percurso, o custo e ainda avisam sobre o local exato de desembarcar, eles ainda dão opções de rotas mistas, sugerindo a combinação de dois ou mais meios de transporte para te ajudar a chegar mais rápido nos lugares.
Baixe aqui Citymapper: IOS | Android
Baixe aqui Moovit: IOS | Android
Mapeia e WikiRota: para quem gosta de ter tudo na ponta do lápis, o Mapeia (apenas via web) é ótimo para calcular os gastos de viagens de carro. Você informa o ponto de partida e de chegada, o custo aproximado do litro da gasolina e o consumo médio do seu carro e o site faz o cálculo, incluindo possíveis pedágios e outros gastos. O WikiRota tem os mesmos recursos, mas uma funcionalidade interessante é que dá para incluir as paradas que você vai fazer ao longo de toda a viagem, o que dá mais precisão ao cálculo.
Baixe aqui WikiRota: IOS | Android
AllTrails e Wikiloc: são aplicativos para monitorar atividades ao ar livre, como trilhas, escalada, corrida, ciclismo e esqui. São bem legais para mapear rotas e fornecem informações bem úteis como a qualidade do percurso, o nível de dificuldade da atividade e ainda é possível encontrar trilhas e atividades de acordo com as suas preferências, usando os filtros do app, além de baixar os mapas para utilizar offline. O que mais utilizamos é o Alltrails, nosso companheiro desde sempre.
Baixe aqui Alltrails: IOS | Android
Baixe aqui Wikiloc: IOS | Android
Planejamento, organizadores e utilitários de viagem
Quanto custa viajar: esse site é muito legal porque dá uma boa estimativa dos gastos que você vai ter na sua viagem. Ele faz um orçamento considerando os principais custos e te ajuda a entender se os custos estão dentro do seu orçamento. Indicamos também que você consulte outros sites no mesmo estilo, que mostram a média do custo de vida em várias cidades do mundo: Expatistan e Numbeo.
Passport Index: essa dica é especialmente para quem está planejando uma viagem internacional. Esse site te ajuda a descobrir se o país para onde você vai solicita visto de entrada. Assim você consegue se programar com antecedência e ir atrás do seu visto, se for o caso.
TripAdvisor: uma das plataformas mais utilizadas por viajantes ao redor do mundo, o TripAdvisor reúne informações, dicas, avaliações e fotos de usuários sobre os locais por onde passaram. Nós utilizamos bastante como referência para os destinos que queremos conhecer, o que ajuda bastante na hora de escolher um restaurante ou uma hospedagem, por exemplo. A ferramenta também permite que você crie listas de favoritos para acessar sempre que quiser.
Sygic Travel / Tripsy / TripIt: esses três aplicativos são ótimos para organizar cada detalhe da viagem e a melhor parte é poder ter todas as etapas no mesmo lugar. Dá para salvar suas informações de voos, hotéis, aluguel de carro, passeios… sério, eles são bem funcionais e alguns ainda te ajudam a encontrar atrações, tours, restaurantes, enviam notificações sobre as reservas e permitem baixar mapas para acessar offline e compartilhar.
Baixe aqui Sygic Travel: IOS | Android
Baixe aqui Tripsy: IOS | Android
Baixe aqui TripIt: IOS | Android
Aplicativos para controlar as despesas nas viagens: colocar limites nos próprios gastos pode ser um desafio gigantesco quando se está viajando. Mas a gente volta para casa, a euforia passa e a ressaca moral vem junto com a fatura do cartão. Há várias opções de aplicativos super simples de usar, que não exigem grandes esforços e que podem fazer muita diferença na administração das despesas da viagem, você só precisa descobrir com qual deles mais se identifica, alguns que conhecemos: Tripcoin, TravelSpend e NomadWallet.
Baixe aqui Tripcoin: IOS | Android
Baixe aqui TravelSpend: IOS | Android
Baixe aqui NomadWallet: IOS | Android
XE Currency: excelente para conferir as taxas de câmbio de diversas moedas do mundo e fazer a temida conversão de valores rapidamente. Ajuda demais naqueles momentos em que você está prestes a fazer uma compra por impulso, crente de que o valor compensa. Vale lembrar que a cotação que o app mostra é sempre baseada no valor comercial das moedas. Outro app similar para verificar as cotações é o Oanda Currency Converter.
Baixe aqui XE Currency: IOS | Android
Baixe aqui Oanda Currency Converter: IOS | Android
Melhor Câmbio: esse site te ajuda a localizar corretoras e casas de câmbio pelo Brasil e encontrar as melhores cotações de uma forma bem prática. Basta escolher a cidade onde deseja buscar e ele mostrará os valores de compra ou venda, de acordo com a sua preferência e os estabelecimentos que fazem a transação, e você ainda pode negociar para pagar ainda menos
Flight Connections: fornece um olhar geral dos voos em todo o mundo. Permite comparar rotas, companhias aéreas, aeroportos e duração de voos diretos e com conexão. Com esse app você encontra informações de todas as rotas de voos para um determinado destino, perfeito para fazer muitas pesquisas.
FlightAware: um bom aplicativo para te manter informado sobre os seus voos, pois possibilita rastreamento em tempo real. O mais bacana desse aplicativo é que você consegue acompanhar os voos de todos as companhias aéreas e obter informações de chegadas e partidas de qualquer aeroporto do mundo. É uma maneira bem eficiente de se antecipar diante de qualquer atraso. Outro app similar é o Flightradar24.
Baixe aqui FlightAware: IOS | Android
Baixe aqui Flightradar24: IOS | Android
PackPoint: perfeito para quem sempre esquece alguma coisa na hora de fazer as malas, o PackPoint te ajuda a cuidar dessa parte essencial da viagem, a partir de algumas informações fornecidas por você, como o destino, a data e a duração. Outro dado que ele também vai considerar é o objetivo da viagem. O aplicativo faz uma lista de itens e você só precisa fazer tudo caber na bagagem.
Google Translator: se vai fazer uma viagem internacional, este é um daqueles aplicativos para fixar na tela principal do seu celular, especialmente se você não domina o idioma local. Em algumas línguas, como no caso do inglês, é possível fazer a tradução automaticamente apenas apontando a câmera para o texto que deseja compreender. O aplicativo também te ajuda a manter uma conversa com tradução simultânea. E ainda é possível baixar os dicionários de alguns idiomas para acessar offline.
AccuWeather: apesar de a maioria dos smartphones já virem de fábrica com o app da previsão do tempo instalado, essa é uma ótima opção para quem quer informações detalhadas sobre o clima de determinada região. Especialmente se você curte fazer atividades ao ar livre e está indo para um destino com tempo instável, faz todo sentido baixar.
UnitConverters: se você também já gastou neurônio tentando adivinhar quantas milhas cabem em um quilômetro, esse site é para você. Muitos países usam unidades de medida diferentes das nossas para determinar tamanho, peso, velocidade, etc. e é nisso que o UnitConverts te ajuda, de forma bem simples e prática. Também existem apps conversores de unidades para IOS e Android, só procurar no seu celular.
GlobeTips: sim, tem app para tudo. Esse aqui te ajuda a entender qual o valor de gorjeta você deve deixar em um restaurante, por exemplo, considerando a cultura e as tradições de cada destino. Com um banco de dados que armazena informações em muitos países, o GlobalTips também te dá dicas baseadas na sua localização. Infelizmente só achamos o app disponivel para IOS, mas com certeza deve ter um similar para Android.
Splitwise / Tricount: se você está viajando em grupo, essas ferramentas podem ser bem úteis na hora de dividir a conta. Elas fazem os cálculos e registram os pagamentos já feitos – e para quem foram feitos. Isso facilita muito a organização e ninguém fica no prejuízo.
Baixe aqui Splitwise: IOS | Android
Baixe aqui Tricount: IOS | Android
WiFi Map / Instabridge: os dois mostram quais são os estabelecimentos que oferecem internet grátis, assim você une o útil ao agradável quando estiver na rua e precisar se conectar, mas também estiver a fim de tomar um café, por exemplo.
Baixe aqui WiFi Map: IOS | Android
Baixe aqui Instabridge: IOS | Android
Toilet Finder / Flush: quem nunca precisou desesperadamente achar um banheiro em uma viagem? Pois esses aplicativos servem exatamente para esses momentos de emergência, te ajudando a encontrar um refúgio seguro para deixar a natureza seguir seu curso. Eles usam a sua localização para encontrar o banheiro mais próximo em várias cidades do mundo.
Baixe aqui Toilet Finder: IOS | Android
Baixe aqui Flush: IOS | Android
TheFork / OpenTable / Get In: te ajudam a encontrar e/ou reservar restaurantes de acordo com a região que você se encontra. Obs: alguns aplicativos só funcionam em determinados países.
Baixe aqui TheFork: IOS | Android
Baixe aqui OpenTable: IOS | Android
Baixe aqui Get In: IOS | Android
SeatGuru: se você é exigente na escolha do assento do avião, este é um app que você vai gostar. O SeatGuru te mostra o mapa de assentos do voo antes que você faça a reserva. Dá para saber, por exemplo, quais lugares ficam próximos aos banheiros, quais poltronas não reclinam por estarem na saída de emergência e até as que oferecem mais espaço para as pernas. A partir dos dados básicos do seu voo, ele consegue puxar todas as informações que você precisa para não passar perrengue na viagem. Obs: costumavamos utilizar muito esse app, porém ultimamente ele anda bem instavel, então é bom ficar de olho para ver se ele vai voltar ao normal, se não tiraremos da lista.
Contagem Regressiva: se você é do tipo que conta os minutos para a próxima viagem, vai gostar de conhecer esse contador regressivo. É bem simples de usar e, além de animar seus dias lembrando que o grande dia está chegando, também é uma ferramenta interessante de organização do tempo. Só tem o app para Iphone, mas com certeza no Android você encontra apps similares.
Baixe aqui: IOS
Shazam: nós adoramos esse app para descobrir novas músicas que, às vezes, só teríamos a chance de ouvir uma vez durante a viagem. É só você chegar o mais próximo possível da fonte do som e ele consegue identificar o nome da música e o artista. Usamos bastante na nossa viagem ao Havaí. Se não fosse pelo Shazam, não teríamos descoberto o nome das músicas que tocavam nas rádios locais.
Dayuse/ DayPass: às vezes você está só de passagem por uma cidade e tudo o que você quer é um lugar para dormir algumas horas antes de embarcar para o próximo destino. O app Dayuse tem justamente a proposta de viabilizar hospedagens de algumas horas durante o dia. Dependendo do hotel, você pode escolher intervalos de horas, com direito a utilizar toda a estrutura do local, incluindo piscina, spa e sauna, durante a estadia. Já o DayPass permite que você faça reservas para aproveitar por um dia as instalações sociais de um hotel, com acesso a piscinas de luxo, resorts com tudo incluído, academias, spas etc. Essas opções são bem legais para você que tem que o sonho de conhecer algum hotel, porém não tem condições de bancar uma estadia.
Baixe aqui Dayuse: IOS | Android
Baixe aqui DayPass: IOS | Android
Pocket: esse app é ótimo para armazenar páginas da internet que você sabe que vai querer ler mais tarde. Você consegue salvar conteúdos de qualquer dispositivo, site, canal ou até de outro aplicativo para consultar offline.
GetYourGuide / Viator / Civitatis: para encontrar e reservar ingressos para atrações turísticas. Essas três empresas atuam em diversos lugares do mundo inteiro, oferecendo excursões e visitas guiadas em diversos idiomas.
Baixe aqui GetYourGuide: IOS | Android
Baixe aqui Viator: IOS | Android
Baixe aqui Civitatis: IOS | Android
Eatwith: disponível em diversos países, esse site propõe experiências gastronômicas incríveis, entre tours, aulas de culinária e refeições feitas em casas de moradores locais. Você só precisa informar a cidade que vai visitar e as datas e ele te apresenta as opções disponíveis. Depois de escolher a sua opção preferida, é só clicar em “solicitar reserva” e esperar o anfitrião entrar em contato.
Withlocals: a ideia desse site é fazer com que você se sinta parte do destino, como um morador local. Além de escapar do turismo de massa, os viajantes são levados a uma experiência cultural junto aos habitantes da cidade. Em resumo, o que o Withlocals faz é intermediar o encontro entre esses dois universos, proporcionando ainda uma fonte de renda para os moradores locais, que podem mostrar a cidade aos viajantes a partir de sua própria perspectiva. Outro site que oferece insights autênticos de moradores, com recomendações sobre onde comer e beber, dicas e guias de viagem personalizados é o Localeur.
Baixe aqui Withlocals: IOS | Android
Seguros Promo / Real Seguros: como costumamos dizer por aqui, ninguém gosta de surpresas durante a viagem, né? Contratar um seguro-viagem é superimportante para cobrir gastos inesperados, como despesas medicas, odontológicas, extravio de bagagem, etc. Esses dois sites trazem cotações de diversas empresas para você comparar preços e benefícios e escolher o que faz mais sentido para você.
America Chip / Holafly: não dá para ficar sem internet na rua, principalmente quando estamos em um país estrangeiro. Uma forma de continuar usando todas as funções e aplicativos do seu celular sem precisar pagar o roaming é adquirir um chip internacional. A America Chip é uma boa opção e tem cobertura para mais de 200 países. Nos Estados Unidos, México e Canadá ela utiliza a tecnologia T-Mobile e na Europa a Vodafone. Outra alternativa é a Holafly, que oferece uma tecnologia diferente que é via cartão eSIM, que permite conexão a partir de mais de 130 destinos de uma forma bem prática, basta escanear um QR code. Uma vantagem é a velocidade de conexão, já que eles fornecem internet 4G em todas as partes do mundo. E um ponto importante sobre a Holafly é que só oferece plano de dados, ou seja, você não consegue fazer ligações comuns ou enviar SMS, o que para nós não costuma ser um problema, já que geralmente usamos o próprio WhatsApp pra fazer ligações.
AwardWallet / Oktoplus: apps que gerenciam todos os seus programas de milhagens em um único lugar, mostram o saldo e avisam quando suas milhas vão expirar. Eles te ajudam a administrar, inclusive, seus programas de fidelidade de hotéis, compras, cartões de crédito e aluguéis de carro. O diferencial do AwardWallet é que ele está atrelado a mais de 600 programas de fidelidade de diversos países do mundo e tem conexão com seu e-mail. Já no Oktoplus o diferencial são os alertas de promoções de transferência dos pontos do cartão de crédito e a possibilidade buscar e comparar valores de passagem aérea, em milhas e em reais.
Baixe aqui Award Wallet: IOS | Android
Baixe aqui Oktoplus: IOS | Android
Aplicativos para pesquisar salas vips: permite que você localize lounges e salas VIPs nos principais aeroportos do mundo, além de indicar os preços para acesso a esses espaços, caso você não esteja viajando de classe executiva/primeira classe, não tenha cartões específicos ou não seja membro elite dos programas de fidelidade das companhias aéreas. Em alguns você ainda consegue encontrar descontos, entre outras funcionalidades. Vale a pena pesquisar os apps de acordo com seu cartão de credito. Alguns apps para ficar de olho: Mastercard Airport, Visa Airport Companion, LoungeBuddy e Priority Pass.
Baixe aqui Mastercard Airport Experiences: IOS | Android
Baixe aqui Visa Airport Companion: IOS | Android
Baixe aqui LoungeBuddy: IOS
Baixe aqui Priority Pass: IOS | Android
DICAS FINAIS
- Quando for viajar, vale a pena sempre baixar os mapas do Google Maps para poder utilizar offline e marcar os pontos que quer conhecer.
- Independentemente de ter comprado a passagem diretamente pela companhia aérea ou por um site intermediário, é sempre bom baixar os aplicativos das companhias aéreas, antes de viajar. Além de acompanhar o status da reserva, você também pode administrar outros detalhes da sua viagem.
- Não se esqueça de baixar músicas, filmes e séries nos seus apps de entretenimento, como Spotify, Netflix, Prime e Star+ antes de ir, para não correr o risco de ficar sem internet e não conseguir fazer os downloads.
- Muitas cidades têm seus próprios aplicativos de transporte, que podem ser usados para compra de passagens e, em alguns casos, até para monitorar os horários dos veículos. É sempre bom ter esses apps instalados também.
Não dá para negar o quanto o celular pode ser útil em todas as etapas da viagem, especialmente se você souber quais aplicativos instalar. Esperamos que você aproveite essas dicas de ferramentas, que já nos ajudaram muito em várias situações. Você pode fazer a sua própria pesquisa para descobrir outros apps úteis de acordo com as suas necessidades, claro. O mais importante é que você saiba usar o celular a seu favor para tornar a sua viagem o mais segura, prática e divertida possível.