Existem três características que influenciam diretamente no estilo culinário da Big Island: o clima fértil e altamente diversificado; a distância em relação ao continente e às demais ilhas do arquipélago; e a vida da população com uma grande conexão com a natureza. Some esses três fatores e você entenderá por que a cultura gastronômica é totalmente voltada a alimentos frescos, cultivados localmente.
O resultado é uma explosão de sabores e texturas inconfundíveis e capazes de agradar a todos os tipos de paladares. A coisa fica mais interessante com a proliferação de restaurantes de alta qualidade por toda a ilha, capitaneados por chefs talentosos e criativos.
E também já existem até alguns produtos locais bastante conhecidos fora da ilha. Isso inclui o chocolate, a cerveja e, principalmente, o café Kona.
Para nós, o turismo gastronômico foi uma viagem à parte porque passamos muito bem comendo na ilha. Nós adoramos comer e experimentar a comida dos lugares! Na Big Island, comemos dos fast foods americanos tradicionais a pratos típicos de um jantar havaiano.
Se você não gosta de alguns sabores específicos (como frutos do mar) ou é vegetariano, pode ficar tranquilo. A variedade de pratos é tão grande que alguma opção vai atender o seu gosto. Sinceramente, em nenhum lugar tivemos uma experiência ruim, seja com a comida, o atendimento ou o ambiente.
Em Big Island você ainda encontra redes americanas como Subway, Mc Donald´s, Domino´s, Pizza Hut, Taco Bell, Starbucks, Outback Steakhouse, IHOP, Jamba Juice, KFC, Jack in the Box, Baskin-Robbins, Dennys, Burger King, KFC, Coffee Bean & Tea Leaf, Panda Express, Tommy Bahama Restaurant, entre outros.
Em algumas lojas de conveniência e mercados, como Safeway, Whaler´s General Store, Foodland, Times supermarket, Malama Market, Sack N Save, Island Gourmet Markets, KTA Super Stores, entre outros, existem delicatessen que oferecem comidinhas, poke bowls, etc. Ideal para quem tem pouco tempo ou quiser economizar.
E também em Big Island você encontra cadeias de fast food de restaurantes havaianos, que para quem quer experimentar pratos tradicionais locais gastando um pouco menos pode ser uma boa opção. São lugares como Zippy´s e L&L Hawaiian Barbecue.
Uma dica final é, tenha sempre instalado o app Open Table no celular, se já souber os restaurantes que quer conhecer, vale a pena reservar com antecedência, para evitar filas.
KONA
- Kona Town Market: mercado que que tem uma robusta carta de cervejas e vinhos. Lá você encontra sanduíches, pizzas, além de opções veggies.
- Holy Donuts: especializado em donuts grandes e com sabores diferentes, como S’mores e Maple Bacon.
- Da Poke Shack: super conhecido para poke bowls. Tem opções vegetarianas e sem glúten! Além disso, todas as tigelas e pratos são servidos com acompanhamentos e arroz de inspiração local.
- Broke Da Mouth Grindz: restaurante de culinária havaiana, que trabalha com pratos de inspiração local e das filipinas, com ingredientes cultivados na própria ilha. Destaque para o lau lau e o kalua pork.
- 808 Grindz Café: pequeno café com iguarias locais para um desjejum ou almoço. Conhecido pelas suas panquecas que vão muito bem com molhos caseiros de macadâmia e baunilha.
- Scandinavian Shave Ice: conhecido como um dos melhores shave ices da Big Island. Nós gostamos bastante! Eles oferecem também sorvetes e outros tipos de sobremesas.
- Basik Café: café para smoothies e açaí, com mesas ao ar livre.
- Journey Café: trabalha com inspiração plant-based. Serve sucos com propriedade de cura, smoothies, sorvetes, tudo à base de plantas.
- Rebel Kitchen: para sabores diversificados. Os chefs combinam elementos das culinárias cajun, jamaicana, cubana, peruana e tailandesa.
- Big Island Grill: restaurante havaiano caseiro, que serve pratos clássicos como loco moco, saimin e kalua pork.
- Gertrude’s Jazz Bar: shows noturnos de jazz, blues e rock em um bar moderno, com pátio e vista para o mar. Serve tapas.
- Kona Wave Café: local simples para shave ice, açaí bowls e cafés.
- Kanaka Kava: café descontraído, com mesas ao ar livre, para desfrutar de pratos locais.
- Kona Coffee Café: café especializado em bebidas preparadas com café Kona. Também merecem atenção o smoothies de frutas e a famosa torta de nozes de macadâmia.
- Kona Haven Café: oferece cafés de origem local, sorvetes e sanduíches – além de vista para o mar.
- Gypsea Gelato: trabalha com sorvete artesanais e café Kona. Para dar a assinatura própria aos sabores, usa ingredientes como macadâmia, hortelã capim-limão, gengibre e pimenta havaiana. Tem uma unidade em Kailua-Kona e outra em Kealakekua.
- One Aloha Shave Ice Co: shave ice, sorvetes e café.
- Holuakoa Gardens and Café: cozinha americana no estilo “farm to table”, orgânica e servida nos arredores do jardim. Para pratos de porco, frango, carne e legumes. Tem menu diário. Atualização: Infelizmente o restaurante fechou suas portas durante a pandemia 2020/2021.
- Pink Mocha Café: Café fofo que oferece cafés, smoothies, bowls de açaí e pitaya, bolos, sanduíches, saladas, etc.
- KopeLani, Inc: serve sanduíches, café e sorvete com mesas ao ar livre. O ponto alto é a variedade de sorvetes locais e cafés 100% kona.
- The Coffee Shack: focado em pizzas, doces e outros itens com preparação caseira. Trabalha com café Kona cultivado e colhido na propriedade de 2 hectares vizinha ao restaurante. Tem uma vista fantástica para a Baía de Kealakekua a partir da varanda.
- Ultimate Burger: o carro-chefe é a combinação de hambúrguer e batatas fritas frescas. Comandado pelo chef Makani, tem um menu simples, renovado diariamente.
- Kaaloa’s Super J’s: restaurante simples familiar, conhecido pelo seu lau lau e outros pratos havaianos.
- Huggo’s: premiado restaurante à beira-mar. Trabalha com ingredientes de origem local e peixe fresco da ilha. Nas noites de sexta e sábado, a casa fica mais animada. O lugar é ideal para quem quer um jantar à luz de velas e foi perfeito para nós, que já estávamos nos últimos dias de viagem e queríamos fechar com chave de ouro. O atendimento foi de primeira. Os cardápios de comidas e bebidas eram bem variados e estavam muito bons. Pedimos massa e umas entradinhas. Demos sorte de pegar uma mesa à beira-mar bem próxima do bar vizinho, onde estava rolando uma música ao vivo. Isso transformou mais ainda o ambiente. Saímos de lá bem satisfeitos e surpresos. Vale a pena demais! Com certeza será inesquecível para você!
- Cultivate a Good Food: para sucos, wraps e saladas.
- On The Rocks: um bar casual e à beira-mar com uma vista linda. O cardápio foca em refeições informais, com ênfase em alimentos frescos da ilha e bebidas tropicais. Há música ao vivo todas as noites. O clima é tão animado que muita gente se levanta para dançar.
- Kona Coffee & Tea: café que oferece bebidas e comidinhas.
- Barefoot Zone: comida vegana, em seu cardápio crepes, bowls e saladas.
- Kona Brewing: cervejaria que oferece muitas opções de cervejas e comidinhas, sem duvida um dos lugares mais legais de Big Island. Eles fizeram uma um bar/restaurante, com o estilo surf do lado de fora e o ambiente de um tradicional PUB irlandês do lado de dentro. Pegamos um pouco de fila porque realmente o Kona Brewing é um lugar muito visitado na ilha. As opções do cardápio eram bem variadas, e todas as coisas que experimentamos eram deliciosas! Destaque para o Poke, o Pawai Pepperoni Rolls e o Bacon-Crusted Mac´n Cheese, das cervejas gostamos muito da Castaway Ipa e da Wailua Wheat Ale.
- Sam Choy’s Kai Lanai: restaurante havaiano com culinária eclética com uma ampla vista. Destaca-se por receitas inovadoras criadas por um dos fundadores da culinária do Hawaii, Sam Choy.
- Rays On The Bay: localizado no Sheraton Kona Resort & Spa, o restaurante tem vista para o mar. O cardápio é inspirado na ilha, com vistas incríveis para o oceano.
- Beach Tree: restaurante do hotel Four Seasons. Oferece pratos italianos modernos e coquetéis. O ambiente é de uma casa de praia havaiana.
- Don the Beachcomber: bar e restaurante no Royal Kona Resort, para comidas e coquetéis.
- Ulu Ocean Grill and Sushi Lounge: Outro restaurante do Four Seasons, e trabalha com o conceito de cozinha “RSA” (Regional, Sazonal e Artesanal). Lá, 75% da comida vem fresca do oceano e das fazendas locais.
- Umekes Fish Market Bar & Grill: outro local de destaque para poke bowls. Conta com ambiente espaçoso.
- Pine Tree Café: pratos havaianos, em um ambiente casual.
- Humpy’s Big Island Alehouse: bar e restaurante que oferece muitas cervejas artesanais e comidinhas. Bom para happy hour.
- Foster’s Kitchen: usa apenas os ingredientes mais frescos e serve somente alimentos preparados na hora. Para isso, tem parcerias com vários agricultores locais. O foco do cardápio é realmente a produção da ilha, o que inclui pães, kombucha, café e sorvetes feitos no local, também conta com uma unidade em Waikoloa.
- Hualalai Grille: também no Four Seasons, esse restaurante é especializado em carnes com um ambiente intimista.
- Magics Beach Grill: restaurante à beira-mar que oferece pratos contemporâneos e coquetéis, além de contar com um “Beach Shack” das 8h às 15h.
- Island Lava Java: outro restaurante à beira-mar, com vistas da Baía de Kailua. Trabalha com comidas frescas e bebidas artesanais, como café Kona. Também conta com uma unidade em Waikoloa Village.
- La Bourgogne French Restaurant: restaurante francês criativo e intimista, com charme rural e uma extensa carta de vinhos.
- Ola Brew: cervejaria que combina cervejas artesanais com ingredientes de origem havaiana, Tem música ao vivo regularmente e food trucks ocasionalmente.
KOHALA
Waikoloa:
- Juice 101: casa de sucos localizada no The Shops at Mauna Lani, para sucos naturais, saladas, açaí e lanches saudáveis. Ainda tem o famoso sorvete da Tropical Dreams. Um destaque vai para o smoothie Pirates of Hawaiian Islands.
- Kohala Burger & Taco: especializado em hambúrgueres, tacos e milk-shakes, em um ambiente que lembra os anos 50. Utiliza ingredientes locais e frescos. Do lado fica o Surf Burger.
- Lava Lava Beach Club: fica à beira-mar, na Baía Anaeho’omalu, e é um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol. Local muito gostoso para drinks e comidinhas. Infelizmente quando fomos o local estava fechado para evento privado.
- Roy’s Waikoloa Bar & Grill: restaurante do chef Roy Yamaguchi. A culinária é euro-asiática de inspiração havaiana, feito apenas com ingredientes locais.
- Coopers Bar: para provar tapas e entradas feitas com ingredientes locais; coquetéis feitos à mão; e vistas panorâmicas privilegiadas, no Mauna Kea Hotel.
- A-Bay’s Island Grill: Localizado no Kings’ Shops, oferece tapas, cerveja local, pratos típicos da culinária do Pacífico. Tem música ao vivo toda noite.
- Marble Slab Creamery: loja fofa para sorvetes e sobremesas, localizada no Queens’ MarketPlace.
- Under the Bodhi Tree: cafeteria de culinária vegetariana.
- Honolulu Coffee: boa opção para tomar café 100% Kona e experimentar tigelas de açaí e comidinhas.
- Romano’s Macaroni Grill: é um restaurante casual, especializado em culinária ítalo-americana, com foco em ingredientes frescos, comemos uma massa lá e achamos bem gostosa.
- Kamuela Provision Company: Localizado no Hilton Waikoloa Village, é um restaurante de carnes e frutos do mar. Seus principais atrativos são a culinária do Pacífico com vistas para o mar. Os pratos usam apenas produtos cultivados localmente.
- Hau Tree: também localizado no Mauna Kea Hotel, é um restaurante à beira-mar que oferece café da manhã, almoço e jantar.
- Pueo’s Osteria: restaurante que combina os clássicos da culinária italiana com ingredientes cultivados localmente.
- Kuleana Rum Shack: é um bar localizado no Queens Marketplace. Oferece comida e bebidas destiladas autênticas do Hawaii, com o famoso Kuleana Rum.
- Tommy Bahama Restaurant, Bar & Store: fica no The Shops at Mauna Lani e tem uma varanda espaçosa com vista deslumbrante para o mar e o pôr do sol, ideal para um drink e comidinhas. A cozinha foca nos sabores de inspiração havaiana.
- Sushi Shiono: restaurante japonês, um ótimo local para comer um bom peixe, localizado no The Shops at Mauna Lani, conta com uma unidade em Kona também.
- Ruth’s Chris Steak House: é uma conhecida cadeia de carnes com um ambiente elegante.
- Brown´s Beach House: estabelecimento luxuoso para uma refeição na praia, ao ar livre. Serve culinária sofisticada no estilo “farm to table”, Localizado no hotel Fairmont Orchid.
- Binchotan Bar & Grill: também localizado no hotel Fairmont Orchid, trabalha com sushi artesanal e pratos com carne, além de coquetéis artesanais.
- Anuenue Ice Cream & Shave Ice: local simples para shave ice, sorvetes e milkshakes.
- CanoeHouse: restaurante ao ar livre do hotel Mauna Lani. Ideal para vistas panorâmicas do mar, com um cardápio influenciado pela orla do Pacífico, com foco em frutos do mar.
- Napua at Mauna Lani Beach Club: oferece cozinha regional ao ar livre.
- Manta Restaurant: restaurante localizado no Mauna Kea Hotel. Oferece refeições requintadas ao ar livre com vista para o mar, além de ser famoso pelos buffets de café da manhã.
- Meridia: restaurante contemporâneo, localizado no The Westin Hapuna Beach Resort. Com um menu inspirado no mediterrâneo, feito com muitos ingredientes da própria ilha.
- Island Lava Java: essa é outra filial do restaurante de Kona, localizado em Waikoloa Village, um bom restaurante para comidas e drinks, além de café 100% Kona.
Waimea:
- Original Big Island Shave Ice: para shave ice com sabores naturais.
- Liquid Life Waimea: perfeito para sucos, chás holísticos, sanduiches, wraps e saladas. Tem opções veganas. Destaque para limonada de lilikoi (maracujá).
- Waimea Coffee Company: cafeteria que oferece cafés, smoothies, sanduíches e sobremesas.
- Manuela Malasada Co: foodtruck de malasadas.
- Hawaiian Style Cafe: café descontraído que serve pratos clássicos havaianos. Bastante frequentado pela população local. Destaque para o loco moco.
- Village Burger Waimea: hamburgueria do chef Edwin Goto. Praticamente todos os itens do cardápio são preparados com ingredientes cultivados na ilha. Além de hambúrgueres, oferece pratos vegetarianos e com peixe. As batatas fritas são famosas por serem cozidas duas vezes.
- Tropical Dreams Ice Cream: sorveteria gourmet com 25 anos de atividade. O sorvete é artesanal e contém só 18% de gordura de manteiga, além de pouca saturação.
- Merriman´s: restaurante estilo “farm to table”, comandado pelo famoso chef Peter Merriman. Tem uma atmosfera sofisticada, mas casual. Para você poder desfrutar dos sabores mais frescos da ilha.
- Hina Rae’s Café: local que oferece sanduíches de waffles, cafés, açais, com produtos de origem local.
- PAU: restaurante local informal e oferece pizzas, massas e sanduíches.
- The Fish And The Hog: explora os sabores locais, especialmente frutos do mar e assados.
- Kamuela Kitchen & Coffee Bar: café que oferece uma seleção de pratos e sobremesas.
- Red Water Café: restaurante e bar que oferece pratos multiculturais, com inspiração na cozinha havaiana e asiática.
- Big Island Brewhaus: é uma cervejaria, mas também oferece boa comida. A sua cerveja artesanal é uma das melhores do arquipélago havaiano.
Hawi/Kapaau (Norte):
- Sweet Potato Kitchen and Bakery: local que serve comida caseira vegana e vegetariana, 100% orgânico e sem glúten.
- Kohala Coffee Mill: café que serve pratos deliciosos, incluindo hambúrgueres de carne e vegetarianos. Para a sobremesa, o carro-chefe é o sorvete caseiro.
- Bamboo Restaurant & Gallery: mais do que um restaurante, o Bamboo é uma experiência. Lá você pode desfrutar de um cardápio criativo e acessível, com peixes frescos da ilha e produtos orgânicos cultivados localmente. O prédio histórico em estilo de plantação dá um charme especial. E o clima descontraído idem – o espírito é alegre e de entretenimento.
- Kohala Grown Market: é um mercado local com delicatessen, onde há smoothies de frutas locais, sucos naturais, cocos, sanduiches e wraps. Lá você ainda encontra os sorvetes Hawaiian Licks, o Ice Cream Sandwich da Gelato Ono, a Kombucha da Big Island kombucha, a granola da Kipimana Hawaiian, entre outros produtos locais, que vale a pena conhecer.
- Gill’s Lanai: lugar pequeno para parar a caminho do Pololu Valley, num pequeno pátio. Oferecem tacos, hot dogs, fish & chips, poke bowls e comida vegetariana.
HILO
- Vibe Café & Health Bar: café muito bonitinho, que oferece comidinhas como tacos, bowls, saladas, hamburguers, pizzas e opções veganas. Mas, sem dúvida, seu destaque vai para as limonadas, com uma lista extensa. Destaque para a Lavander Limeade e lilikoi.
- Café 100: boa opção para experimentar comida caseira havaiana a preços acessíveis. O loco moco é obrigatório. Reza a lenda que o Café 100 é a casa original deste prato.
- Hilo Bay Café: restaurante com um cardápio repleto de opções, inclusive com hambúrgueres e batatas fritas. É vizinho de um jardim japonês e tem vista para a Hilo Bay.
- Ken´s House of Pancakes: casa de panquecas que fica aberta 24h por dia, sete dias por semana. É um estabelecimento popular entre os moradores locais, principalmente para um brunch de domingo. O lugar parece ter saído de um filme americano. Com aquelas mesas e bancos juntos, pessoas tomando café da manhã com seus montes de panquecas cobertos de xaropes, e alguns comendo no balcão. As panquecas são gigantes e muito boas, vale a pena demais.
- Hawaiian Style Café Hilo: estabelecimento descontraído, que trabalha com pratos clássicos da culinária havaiana. É bastante popular entre os moradores, conta com uma unidade também em Waimea.
- Hilo Burger Joint: oferece hambúrgueres exclusivos e cervejas. Bom para um happy hour.
- Sweet Cane Café: café que trabalha com cardápio baseado em refeições saudáveis, sucos e smoothies. Tem menu vegetariano e produtos sem glúten.
- Suisan Fish Market: é um mercado de peixe, onde você pode experimentar deliciosos poke bowls com os frutos do mar mais frescos disponíveis. Todas as tigelas e pratos vêm com opção de arroz: marrom ou “Hapa”. Cobertura opcional de Furikake (alga marinha).
- Short N Sweet Bakery & Café: padaria que oferece pães artesanais, sanduiches e sobremesas personalizadas.
- Moonstruck Patisserie: padaria com muitas variedades de doces. Destaque para a cheesecake de lilikoi.
- Makani’s Magic Pineapple Shack: esse é um local imperdível, que estávamos muito ansioso para conhecer, devido aos seus sorvetes famosos diferentes e coloridos, além disso o local serve bowls de açaí, smoothies e sanduíches, o ambiente é pequeno, mas muito estiloso e todo estilizado. A variedade de sorvetes nos chamou muito a atenção. Foi a primeira vez que tomamos sorvete de ube, e sinceramente, estava uma delícia!
- Two Ladies Kitchen: estabelecimento famoso pelo seus mochis, principalmente de morango, que preserva a receita e a cultura dos japoneses no Hawaii.
- Enzo’s Ice Cream Food Truck: é um food truck de sorvetes e smoothies, com uma pegada sustentável. O trailer é operado exclusivamente com energia solar e os produtos são servidos em recipientes compostáveis.
- Kula Shave Ice: para shave ice orgânico e tigelas de açaí.
- WikiFRESH: para comer bowls e tacos que podem ser customizados para casar perfeitamente com o seu paladar. Focado em ingredientes de alta qualidade.
- Café Pesto: conhecido pelas pizzas no forno à lenha, cujos sabores variam entre os clássicos da tradição italiana e inovações baseadas na culinária do Mediterrâneo e do Pacífico.
- Hilo Brewing Company: cervejaria fundada em 2018, na esteira de uma longa tradição da região de Hilo na fabricação de cervejas. Conta com uma sala de degustação onde oferecem suas cervejas, drinks e hot dogs.
- Hula Hula’s: Localizado no Grand Naniloa Hotel, esse restaurante trabalha com pratos clássicos da culinária havaiana, em um ambiente animado por música ao vivo e apresentações de hula hula. A cozinha busca sempre oferecer pratos com os ingredientes mais frescos.
- Moon and Turtle: restaurante que baseia sua culinária em ingredientes locais e orgânicos. O destaque são os frutos do mar e a fusão da cozinha asiática com a havaiana.
- Jackie Rey’s Ohana Grill: casa de grelhados com ambiente informal. Seu cardápio é definido assim: “pratos americanos clássicos com um toque da ilha”. Trabalha com muitos ingredientes orgânicos locais e peixe fresco. Conta com uma segunda unidade em Kona.
- Pineapples Restaurant: restaurante com um menu especializado em ingredientes frescos da ilha, com inspirações do México e Espanha.
- Pounds Hilo: restaurante de cozinha americana, com ingredientes frescos de fazendas locais. Tem ambiente com vista para lagoas.
- The Temple Craft Beer & Wine Bar: bar de vinhos e cerveja artesanal que oferece uma experiencia personalizada.
- Hilo Town Tavern: bar com cervejas artesanais e um espaço com mesa de bilhar e sala de jogos. O menu tem os clássicos da comida de bar, mas com a assinatura do Hawaii. A música ao vivo rola quase todas as noites.
- The Booch Bar: tem um cardápio focado em ingredientes locais e orgânicos. Destaque para a kombucha, feita de maneira artesanal, apenas com os melhores e mais frescos chás, frutas e ervas orgânicas.
HAMAKUA
- Tex Drive In & Restaurant: ótima opção para experimentar comida havaiana local, especialmente as malasadas. Tivemos um pouco de dificuldade para achar o estabelecimento porque o GPS não conseguiu nos jogar no lugar exato. No fim das contas, procuramos umas fotos no Google e vimos que ele ficava em uma espécie de barranco no alto de uma ladeira. O balcão para a compra fica no fundo da loja. As malasadas são bem parecidas com os nossos tradicionais sonhos – e tão deliciosas quanto. Compramos algumas e fomos comendo no carro. Sério, mesmo que demorem um pouco para achar, não deixem de ir: é tudo muito delicioso.
- Fudge’n Coffee Café: para cafés, sorvetes e lanches locais.
- Gramma’s Kitchen: local informal e local para pratos portugueses com influências locais. As especialidades incluem poke e hambúrgueres.
- Hamakua Living: armazém que serve pratos locais, destaque para os cachorros-quentes com coberturas especiais.
- Pāpaʻaloa Country Store and Café: é loja, mercearia e café ao mesmo tempo. O cardápio inclui produtos típicos de padaria, além de pizzas, hambúrgueres e pratos de almoço. Lugar bem informal e local.
- Cafe il Mondo: localizado em Honokaa, oferece cervejas na torneira, pizzas, calzones e massas no estilo italiano
- Hilo Sharks Coffee: serve café e chocolate cultivados localmente, além de wraps e smoothies.
- Honokaa Country Market: um mercado com vastas opções de delicatessen. Uma boa pedida são os sanduíches gourmet.
- Sea Dandelion Vegetarian Café and Awa Bar: café com um extenso cardápio vegetariano, que inclui saladas e sanduíches, além da típica Big Island Kombucha. Os sorvetes à base de creme de coco são obrigatórios.
- Mr. Ed’s Bakery: localizada em Honomu, essa é uma pequena loja de conveniência e padaria caseira que oferece biscoitos, tortas, bolos, pães e geleias de frutas tropicais locais.
- Hawaiian Vanilla Company: é a primeira fazenda a produzir baunilha comercialmente nos EUA. Você pode fazer uma visita guiada ou conhecer o café, que abre de segunda a sexta-feira. O cardápio de doces inclui o seu famoso pudim de pão, deliciosos brownies, sorvete, milkshake e muito mais.
- What’s Shakin’: o ambiente não poderia ser mais informal: um balcão com mesinhas de piquenique. O cardápio tem vitaminas de frutas e pratos simples para o almoço. Os smoothies são feitos sem adição de açúcar e grande parte das frutas é cultivada na própria fazenda.
- Honokaa Public House: pub em Honokaa, que oferece o combo comida + bebida + música ao vivo (incluindo karaokê).
- The Low Store: é um armazém geral, restaurante e barraca de frutas. Tem um menu de comidas e bebidas deliciosas, que abrange sanduiches, wraps, smoothies, etc.
PUNA
- Honi Wai Café: café com ambiente convidativo, oferece comidinhas e bebidas. Destaque para a Hibiscus Lime Seltzer.
- Liquid Life Kea’au: oferece sucos orgânicos prensados a frio, chás holísticos, leite de castanhas, smoothies, sanduiches, pokes e saladas, além de contar com opções veganas. O cardápio é influenciado pela visão da casa de que é possível promover o equilíbrio espiritual, clareza mental e saúde física por meio de técnicas de cura holística.
- Kaleo’s Bar & Grill: restaurante que combina as culinárias havaiana, americana e asiática.Tem entretenimento todas as noites.
- Nicoco Hawaiian Gelato: trabalha com gelatos italianos orgânicos, veganos e sem glúten, além de muitos sabores sazonais rotativos. Tem uma unidade em Hilo também.
- Luquins Mexican Restaurant: restaurante que oferece tacos, burritos, nachos e outras comidas mexicanas.
- Tin Shack Bakery: padaria uma decoração de barraca de praia, e a atmosfera é bem descontraída, ideal para um café.
- I Want Ice Cream: local para sorvetes locais, destaque para a casquinha de waffle.
- Pele´s Kitchen: serve um delicioso café da manhã no estilo “farm to table”, com frutas, café orgânico, sucos tropicais caseiros e muito mais. Tem uma galeria de arte.
- Pahoa Fresh Fish: local simples para fish and chips.
- Kalapana Smoothie Shack: para smoothies de frutas, preparados com frutas e sucos de verdade.
- Boogie Woogie Pizza: para uma pizza rápida.
Volcano:
- ‘ōhelo café: restaurante com ambiente informal e um cardápio que vai da pizza ao hambúrguer. Paramos para comer no ‘ōhelo café no final de um dia de passeio e, sinceramente, foi uma ótima escolha, é um lugarzinho simpático que vale a pena demais, com pizzas e massas muito boas.
- Eagle’s Lighthouse Café: é um pequeno restaurante, que oferece sanduíches preparados com ingredientes frescos, com um balcão ao ar livre. Bom para café da manhã e almoço.
- Volcano´s Lava Rock Café: local que oferece pratos clássicos havaianos, e sobremas. Lá você encontra os vinhos da Volcano Winery e cervejas locais.
- Cafe Ono: cafeteria pitoresca em um ambiente bucólico. Tem foco em alimentos orgânicos e oferece opções veganas e sem glúten.
- Kilauea Lodge and Restaurant: premiado restaurante do hotel Kilauea Lodge. O cardápio é variado – e abastecido com ingredientes frescos fornecidos por muitos produtores locais. Um dos charmes do estabelecimento está no edifício, que data de 1911, mas foi quase completamente restaurado ao estado original.
- Thai Thai Bistro and Bar: restaurante thai, com temperos que chegam diretamente da Tailândia.
- The Rim: esse restaurante tem uma poderosa carta na manga: é o único no Hawaii com vista para um vulcão – no caso, o Kilauea (afina, fica dentro do parque!). Além disso, tem apresentações ao vivo de músicos locais todas as noites.
KAU
- Hana Hou Restaurant: serve comida caseira em estilo havaiano, sobremesas, além de opções vegetarianas. Destaque para o loco moco.
- South Side Shaka Restaurant & Bar: restaurante muito visitado pelos locais, oferece pratos bem servidos, especialmente frango frito e peixe fresco.
- Punalu’u Bake Shop: padaria mais ao sul dos Estados Unidos. Localizada em uma bela propriedade tropical, é conhecida por seu pão doce, malasadas e biscoitos amanteigados.
- DJ’s Pizza and Bake Shop: local simples para pizzas, doces e itens de padaria.
- Ka Lae Garden Thai Food: restaurante de comida thai. Conta com um chef tailandês que prepara tudo do zero e usa produtos locais.
- Aloha Mix Food Truck Café: food truck de comida saudável típica da ilha, com carnes e frutos do mar, bowls de açaí e smoothies.
- Ocean View Pizzaria: local simples para uma boa pizza.
- Ka Lae Coffee: cafeteria que oferece café, chás, smoothies, pães, etc.
RESUMO FINAL
Como vocês podem ver, a ilha tem vastas opções de restaurantes. Acho que, em geral, comemos muito bem e experimentamos variados tipos de comidas e sobremesas – desde pratos tradicionais de almoço e jantar, até “besteiras” que amamos, como os sorvetes da Makani´s.
Como falamos antes, a ilha tem uma variedade de lugares e coisas para comer. Se você gosta de um bom café da manhã reforçado ao estilo americano, não deixe de experimentar o Ken´s House of Pancakes.
Já para você que valoriza comer com uma vista bonita, a recomendação sem duvida é o Huggo´s e o On The Rocks.
As cervejas também são um atrativo à parte. Um bom passeio para quem gosta de comer e tomar uma boa cerveja é a Kona Brewing, que oferece visita ao bar e restaurante da cervejaria.
Enfim, acho que já deu para perceber que a nossa experiência gastronômica em Big Island foi sensacional, não deixe de experimentar,
você não vai se arrepender.
Se quiser saber mais sobre Big Island, não deixe de dar uma olhada nos nossos outros posts:
- TUDO SOBRE O HAWAII – VEJA O MELHOR GUIA DE VIAGEM!
- BIG ISLAND – POST PRINCIPAL
- ONDE SE HOSPEDAR EM BIG ISLAND
- O QUE FAZER EM BIG ISLAND
E não se esqueça de acompanhar as nossas viagens pelo instagram @rodsnaideia e dar um like na página no facebook. Valeu e continue se ligando na ideia!