Já parou para pensar em quanto um filme pode mudar nossas ideias, nos apresentar a novas culturas, linguagens e – de certa forma – “visitar” lugares pela primeira vez? O cinema sempre nos leva a cidades desconhecidas, lugarejos e endereços inesquecíveis estimulando MUITO a lista de destinos que a gente vai se planejar para ir.
Agora, quando o filme é sobre VIAGENS, aí, o negócio fica ainda mais sério. Quem nunca saiu de uma história dessas louco para embarcar no primeiro avião? Convidamos você para um passeio por esses filmes, mas no conforto do seu sofá. É uma seleção de grandes sucessos, com roteiros incríveis e belas paisagens, que vão fazer o seu dia (ou noite, seja lá qual horário você preferir) muito mais gostoso. E melhor: vários deles estão disponíveis nas principais plataformas de streaming. Bora?
NA NATUREZA SELVAGEM (INTO THE WILD) – 2007
Inspiração de viagem pelos Estados Unidos, especialmente para o Alasca.
Essa é Essa é a história da vida real de Christopher McCandless (que se autodenomina Alexander Supertramp). Ele abdicou de todo seu patrimônio e decidiu viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca para sentir a natureza e outras conexões. Dirigido por Sean Penn, o filme foi indicado a dois Oscars.
LIVRE (WILD) – 2014
Inspiração de viagem pelos Estados Unidos.
Este filme baseado em uma história real segue Cheryl, que caminha 1.800 km ao longo da Pacific Crest Trail (PCT) – trilha que vai da fronteira dos Estados Unidos com o México até o Canadá. Nessa jornada, Cheryl Strayed (interpretada por Reese Witherspoon) enfrenta seus demônios e o luto depois da perda da mãe, numa tentativa de se reencontrar. O filme foi indicado a dois Oscars.
A PRAIA (THE BEACH) – 2000
Inspiração de viagem para a Tailândia.
Adrenalina, romance, diversão e uma jornada ao desconhecido. Nesse longa, Leonardo Di Caprio é Richard, um jovem americano que deseja descobrir um lugar inóspito e acaba se jogando com tudo nessa aventura, quase arriscando a sua vida. Chega a Bangkok, onde conhece um turista mais velho que comenta sobre uma ilha secreta, uma praia perfeita. É para lá que ele vai, e o perigo vai aumentando. Para quem curte o mar, as praias do filme são de tirar o fôlego, com destaque para a Maya Bay em Ko Phi Phi Leh.
THELMA & LOUISE (THELMA & LOUISE) – 1991
Inspiração de viagem para a Califórnia, Utah e Colorado (EUA).
O que era para ser apenas um bate-volta de fim de semana de duas amigas se transforma numa história que envolve perseguição policial, assassinato e aventura, pelo sudoeste americano. Estrelado por Susan Sarandon, Geena Davis e Brad Pitt (bem jovenzinho na época), indicado a seis Oscars, esse clássico ganhou um de Melhor Roteiro Original. Vale ver e rever sempre!
MEIA NOITE EM PARIS (MIDNIGHT IN PARIS) – 2011
Inspiração de viagem para Paris (França).
Com cenários românticos e boêmios parisienses, esse sucesso dirigido por Woody Allen apresenta um escritor de férias na Cidade Luz, que é transportado para a Paris de 1920, enquanto vagueia pelas ruas da cidade à meia-noite. Estrelado por Owen Wilson e Marion Cotillard, indicado a 4 Oscars, o filme ganhou um de Melhor Roteiro Original. Sem dúvidas, você sai do filme louco para visitar a sensacional Paris!
O TALENTOSO MR. RIPLEY (THE TALENTED MR. RIPLEY) – 1999
Inspiração de viagem para a Itália.
Tom Ripley (Matt Damon) imita qualquer um perfeitamente. Com esse dom, aceita o convite de um empresário para ir a Veneza e trazer seu filho de volta. Só que Ripley fica obcecado pela boa vida nas praias italianas e pela nova amizade, que pode render revelações inesperadas. Indicado a cinco Oscars, e estrelado por Jude Law, Gwyneth Paltrow, Cate Blanchett e Philip Seymour Hoffman.
TRIOLOGIA BEFORE (BEFORE SUNRISE, BEFORE SUNSET E BEFORE MIDNIGHT)
Inspiração de viagem para Viena (Áustria), Paris (França) e Grécia.
Talvez, essa seja uma das trilogias mais conhecidas do cinema. Daquelas que você ama ou odeia. Os três filmes acompanham o amadurecimento da relação de Céline e Jesse, interpretados por Ethan Hawke e Julie Delpy, que se conheceram em um trem indo para Viena. Filmados com nove anos de intervalo: Before Sunrise – Antes do amanhecer (1995), Before Sunset – Antes do pôr-do-sol (2004) e Before Midnight – Antes da meia-noite (2013), levam o espectador a Áustria, França e Grécia. O segundo e o terceiro filme foram indicados ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
O AMOR NÃO TIRA FÉRIAS (THE HOLIDAY) – 2006
Inspiração de viagem para Los Angeles (EUA) e Inglaterra.
Após descobrirem uma traição dos respectivos namorados, uma produtora de trailers de filmes de Hollywood (Cameron Diaz) e uma repórter londrina (Kate Winslet) decidem trocar de casa por algumas semanas. Essa mudança gera novos momentos memoráveis nesses dois lugares espetaculares que todo mundo deveria ir (pelo menos, uma vez na vida)! Esse filme é uma das minhas comédias românticas favoritas, sempre bom rever.
FORREST GUMP – O CONTADOR DE HISTÓRIAS (FORREST GUMP) – 1994
Inspiração de viagem pelos Estados Unidos (Geórgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Washington DC, Maine, Montana, Utah, Arizona e Califórnia).
Atenção: esse é um dos melhores filmes para quem planeja passear nos Estados Unidos. Nele, um garoto simples do Alabama, com QI abaixo da média, mas cheio de boas intenções, acabando seguindo o seu coração e consegue participar dos eventos mais importantes do século 20, como a Guerra do Vietnã e Watergate. É delicioso de ver, principalmente por tantos lugares legais que são explorados na tela, além da trilha sonora incrivel. Estrelado por Tom Hanks e Sally Field, e vencedor de seis Oscars. Filme clássico e mágico.
GREEN BOOK – O GUIA (GREEN BOOK) – 2018
Inspiração de viagem para Nova York, Geórgia e Louisiana (EUA).
Mais um longa interessante para viajar pelos Estados Unidos. Baseado em uma história real, o filme retrata a turnê de shows do pianista Don Shirley (Mahershala Ali) e seu motorista (Viggo Mortensen), e a amizade improvável que eles estabelecem nesse superfiel retrato de um período difícil da história americana, passado nos anos 1960. Vencedor de três Oscars: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante.
UMA JORNADA PARA TODA A VIDA (TRACKS) – 2013
Inspiração de viagem para a Austrália.
Da América, vamos para a Austrália. Esse é um filme baseado em uma história verídica, retratando a jornada da jovem Robyn Davidson (Mia Wasikowska), acompanhada de camelos e um cachorro fiel, pelo sertão de Alice Springs até o Oceano Índico. Ela caminha 2.700 km acompanhada também pelo fotógrafo do National Geographic, Rick Smolan (Adam Driver).
EM BUSCA DE UM CAMINHO (THE WAY) – 2011
Inspiração de viagem para a França e a Espanha.
O oftalmologista Tom Avery (Martin Sheen) e seu filho único, Daniel (Emilio Estevez), têm uma relação distante. Quando o rapaz viaja para a Espanha com o objetivo de cruzar o Caminho de Santiago de Compostela, acaba perdendo a vida acidentalmente. Na França, para buscar o corpo do filho, Tom decide completar o percurso de Daniel, junto das cinzas. Comovente e lindo de ver, com paisagens lindíssimas!
NA ESTRADA (ON THE ROAD) – 2011
Inspiração de viagem para a Argentina, Canadá, México e EUA.
Baseado no romance de Jack Kerouac dos anos 1940. Sal Paradise (Sam Riley) é um aspirante a escritor que acaba de perder o pai. Ele torna-se grande amigo de Dean Moriaty (Garrett Hedlund), que tem uma vida cheia de liberdades e excessos, ao lado da apaixonada Marylou (Kristen Stewart). O trio viaja pelas estradas do interior estadunidense, aberto a viver uma vida sem regras e nada monótona. Dirigido pelo brasileiro Walter Salles, com paisagens lindas.
VICKY CRISTINA BARCELONA – 2008
Inspiração de viagem para a Espanha.
Duas americanas, Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) viajam de férias para Barcelona, por três meses. Pensam diferente sobre o que é viver e amar. Ao conhecer Juan Antonio (Javier Bardem), que as convida para um fim de semana em Oviedo, tudo pode mudar. Por esse filme, Penélope Cruz ganhou um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
ENTRE DOIS AMORES (OUT OF AFRICA) – 1985
Inspiração de viagem para o Quênia.
Karen Christence (interpretada por Meryl Streep), a Baronesa de Blixen, é o maior marco da literatura dinamarquesa. Nesse filme, somos convidados a conhecer a sua experiência de viver no Quênia, entre 1914 a 1931, suas lutas para manter a sua plantação de café e o romance com um misterioso aventureiro britânico (Robert Redford). Vencedor de sete Oscars, incluindo os de Melhor Filme e Melhor Fotografia.
ENCONTROS E DESENCONTROS (LOST IN TRANSLATION) – 2003
Inspiração de viagem para Tóquio (Japão).
Considerado um dos melhores filmes de Sofia Coppola, conta a história de um ator mais velho, que vai a Tóquio para gravar um comercial. Na cidade, ele conhece uma jovem ignorada pelo marido. Perdidos na estranheza desse “novo mundo”, eles formam uma amizade peculiar. Estrelado por Bill Murray e Scarlett Johansson, o filme ganhou um Oscar de Melhor Roteiro Original.
MAMMA MIA! – 2008
Inspiração de viagem para a Grécia.
Quase todo mundo conhece (mesmo quem nunca assistiu, acaba lembrando das referências do filme com as músicas do ABBA, né?). Mamma Mia é um musical de maior bilheteria do cinema. Nele, a jovem Sophie (Amanda Seyfried), prestes a se casar, não sabe quem é o seu pai. Ela convida três possíveis “candidatos” para o posto, vindos de diferentes partes do mundo, que terão que reencontrar Donna (Meryl Streep), mãe da jovem.
DIÁRIOS DE MOTOCICLETA (THE MOTORCYCLE DIARIES) – 2004
Inspiração de viagem para a Argentina, Chile, Peru e Cuba.
Baseado no diário de Che Guevara (vivido por Gael García Bernal), o filme retrata a viagem que o revolucionário – na época com 23 anos – fez pela América do Sul, acompanhado de seu amigo Alberto. Uma experiência que mudou para sempre a vida do guerrilheiro argentino. Dirigido pelo brasileiro Walter Salles, apresentando paisagens incríveis da América do Sul, o longa foi vencedor do Oscar de Melhor Canção Original.
COMER REZAR E AMAR (EAT PRAY LOVE) – 2010
Inspiração de viagem para Itália, Índia e Indonésia.
Esse é outro filme delicioso de assistir e altamente capaz de influenciar você rumo ao aeroporto. Conta a história de uma americana (Julia Roberts) entediada com a vida que levava, embarcando em uma jornada de autoconhecimento. Passa pela Itália e seus sabores incríveis, pela Índia em busca da espiritualidade e o amor, na Indonésia. Aliás, são belos destinos e bons ingredientes de qualquer trip, né? Comer, Rezar, Amar…
A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY (THE SECRET LIFE OF WALTER MITTY) – 2013
Inspiração de viagem para a Islândia.
Walter (Ben Stiller) trabalha em um escritório maçante, na Revista Life. Se vê obrigado a sair em uma aventura e vai atrás da caça ao tesouro pelo mundo: no caso, um negativo perdido do lendário fotojornalista Sean O’Connell (Sean Penn). As belezas naturais atravessam todo esse filme, chamando você para viajar. Que tal?
SETE ANOS NO TIBET (SEVEN YEARS IN TIBET) – 1997
Inspiração de viagem para o Tibet/China.
Baseado em fatos reais, o filme retrata a história do mais famoso alpinista austríaco, Heinrich Harrer (interpretado por Brad Pitt), que buscava um feito quase impossível: escalar o 9º pico mais alto do mundo, Nanga Parbat. Nessa história, ele fica amigo de Dalai Lama nos primeiros dias da ocupação chinesa do Tibet. Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original. Superinteressante para conhecer um destino tão distante!
ANTES DE PARTIR (THE BUCKET LIST) – 2007
Inspiração de viagem para a França, Egito, Tanzânia, Índia e China.
Dois homens – um podre de rico, o outro da classe trabalhadora (Jack Nicholson e Morgan Freeman) – compartilham um quarto de hospital e o mesmo destino: uma doença terminal. Viram cúmplices também na decisão de realizarem os seus últimos desejos, expressos em uma lista. Entre suas aventuras, visitam a Muralha da China, o Taj Mahal, entre outros lugares incríveis.
UMA VIAGEM INESQUECÍVEL (THE ART OF TRAVEL) – 2008
Inspiração de viagem pela America do Sul/Central.
Depois de descobrir a traição de sua noiva com o seu melhor amigo, Conner Layne (Christopher Masterson) decide partir em uma viagem nada planejada para a América do Sul. No caminho, conhece um casal prestes a viver uma aventura de atravessar a região de Darien, uma extensa faixa de selva que separa o Panamá da Colômbia. Lógico que ele se junta nessa.
UM BOM ANO (A GOOD YEAR) – 2006
Inspiração de viagem para Provença (França).
Ao herdar a vinícola de um tio em Provença, um bem-sucedido homem de negócios londrino decide vender a propriedade o mais breve possível. Só não contava com as memórias guardadas de sua infância e em encontrar o amor. Dirigido por Ridley Scott, o filme é estrelado por Russell Crowe e Marion Cotillard. Com paisagens lindas do sul da França, esse é um filme bem gostoso de assistir.
NA MIRA DO CHEFE (IN BRUGES) – 2008
Inspiração de viagem para a Bélgica.
Uma das cidades mais visitadas por turistas na Bélgica é o esconderijo escolhido por dois assassinados irlandeses improváveis. Entre as belezas arquitetônicas como o Campanário de Bruges e os passeios pelos canais da cidade medieval, eles vivem muitas aventures. Estrelado por Colin Farrell, Brendan Gleeson e Ralph Fiennes, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.
SOB O SOL DA TOSCANA (UNDER THE TUSCAN SUN) – 2003
Inspiração de viagem para a Toscana (Itália).
Recomeçar a vida a partir de uma viagem é uma bela pedida, não? Nesse filme, uma escritora americana, após o divórcio, aceita um presente de sua melhor amiga (Sandra Oh): viajar para a Itália. Lá Frances Mayes (interpretada por Diane Lane) se encanta por uma vila antiga em uma pequena cidade e decide dar vida nova ao local, com a ajuda de um par de construtores poloneses. As paisagens são lindas demais.
UMA SEMANA (ONE WEEK) – 2008
Inspiração de viagem pelo Canadá.
Depois de ser diagnosticado com câncer terminal, um jovem (Joshua Jackson) compra uma moto e pega a estrada pelo Canadá. O que ela busca? Descobrir o que realmente importa na vida. Fique de olho nas belas paisagens e nas tomadas nas estradas canadenses.
CAPITÃO FANTÁSTICO (CAPTAIN FANTASTIC) – 2016
Inspiração de viagem pelos Estados Unidos.
Imagine se isolar de um grande centro urbano e partir para uma vida nas florestas? Capitão Fantástico mostra uma grande família que decide viver no Noroeste do Pacífico, bem longe da América supermoderna e conectada. Tudo muda quando a esposa morre, e o restante da família é forçado a sair do isolamento e encarar o mundo. Estrelado por Viggo Mortensen.
CASA COMIGO? (LEAP YEAR) – 2010
Inspiração de viagem para a Irlanda.
Nessa comédia romântica, uma mulher (Amy Adams) viaja para Dublin para pedir o namorado em casamento. Algumas coisas saem do previsto e, no meio do caminho, ela conhece um jovem irlandês (Matthew Goode). O filme conta com paisagens incríveis da Irlanda.
SEM DESTINO (EASY RIDER) – 1969
Inspiração de viagem para a Califórnia, Utah, Arizona, Novo México e Louisiana (EUA).
Dois motociclistas, Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper), pegam a estrada em busca de emoção, diversão e aventura. Viajam pelos Estados Unidos na tentativa de chegar em Nova Orleans, na Luisiana, em tempo para o Mardi Gras. Nessa jornada, param em várias cidades fazem amigos e muita confusão. Com Jack Nicholson, o filme foi indicado a dois Oscars.
O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN (AMÉLIE) – 2001
Inspiração de viagem para Paris (França).
Mais um clássico do cinema, o filme faz um retrato delicioso da vida parisiense contemporânea, ambientada em Montmartre. É a história de uma garçonete tímida, Amélie Poulain (interpretada por Audrey Tautou), que a partir de pequenos gestos, passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, encontrando um novo sentido para sua existência.
DESAFIANDO OS LIMITES (THE WORLD´S FASTEST INDIAN) – 2005
Inspiração de viagem pelos Estados Unidos.
Baseado na história real do piloto de motocicletas neozelandês Burt Munro (Anthony Hopkins), que sonhava em romper as barreiras do anonimato e escrever seu nome na história como o homem mais rápido do mundo, ele embarcou rumo a Utah para participar de uma corrida e tentar quebrar o recorde de velocidade sobre rodas. Deu certo. Esse recorde datado de 1967 permanece até hoje imbatível.
NORTH OF THE SUN (NORDFOR SOLA) – 2012
Inspiração de viagem para a Noruega.
Esse é para os amantes das paisagens deslumbrantes e de uma vida remota. O documentário mostra dois jovens surfistas noruegueses, Inge Wegge e Jørn Ranum, em uma ilha remota no Círculo Polar Ártico. Durante nove meses, no inverno norueguês, eles vivem literalmente das sobras numa caba de madeira flutuante e outros materiais descartados na praia, além de suas pranchas de surf, pois lá se encontram algumas das melhores ondas de surf do mundo. E aí, se jogaria numa expedição ártica dessas?
ENCONTROS NO FIM DO MUNDO (ENCOUNTERS AT THE END OF THE WORLD) – 2007
Inspiração de viagem para a Antártida.
Não é apenas mais um filme da Antártida com pinguins simpáticos. A proposta desse documentário singular do cineasta Werner Herzog ultrapassa o clichê e responde a curiosidade de uns e outros sobre como é viver e trabalhar lá. Ele foca nessas pessoas, bem como na paisagem hipnotizante e sobrenatural. Junto do diretor de fotografia Peter Zeilinger, Herzog captura imagens impressionantes.
DESTINO > FELICIDADE (EXPEDITION HAPPINESS) – 2017
Inspiração de viagem pela América do Norte.
Partindo do Alasca, esse vlog mostra a viagem de um cineasta com sua namorada (e o cachorro também) pela América do Norte, em um ônibus escolar adaptado. Já imaginou? Antes dessa aventura, o casal vivia em Berlim, na Alemanha, em um apartamento bem aconchegante.
DE MOCHILA PELO MUNDO (A MAP FOR SATURDAY) – 2007
Inspiração de viagem pelo mundo.
Mochilão é um estilo de viajar e mesmo quem nunca fez deve imaginar que nem tudo sai como o esperado, né? Esse documentário segue Brook Silva-Braga em sua viagem de um ano ao redor do mundo. Lógico que não faltam histórias e muitos altos e baixos de uma jornada feita em 26 países e quatro continentes. Ah, como no mochilão, todo dia parece sábado, o filme carrega esse nome.
180° SOUTH – CONQUISTADORES DO INÚTIL (180° SOUTH – CONQUERORS OF THE USELESS) – 2010
Inspiração de viagem para a Patagônia.
Espírito de aventura, coragem para desbravar outros horizontes e superação. Desse mix, nasceu o documentario que narra a viagem que Jeff Johnson fez até a Patagonia, inspirada na lendária viagem que Yvon Chouinard (Fundador da marca Patagonia) e Doug Tompkins (fundador da marca The North Face) fizeram de carro à Patagônia em 1968 para escalar o Fitz Roy. Preste atenção na trilha sonora e na bela fotografia.
TRANSPATAGÔNIA – 2014
Inspiração de viagem para a Patagônia.
O paulistano Guilherme Cavallari, que é apaixonado pela natureza, por literatura e esportes queria um grande desafio. O maior da sua vida. Decidiu pedalar seis meses na região da Patagônia, entre a Argentina e o Chile. O documentário acompanhou essa jornada de mountain bike e trekking, mostrando ainda que ele evitou o asfalto. Teria coragem de tentar algo assim?
VIVENDO COM UM DÓLAR (LIVING ON ONE DOLLAR) – 2013
Inspiração de viagem para Guatemala.
Esse documentário conta a história de quatro amigos estadunidenses que tentam superar um desafio: viver com um dólar por dia durante 56 dias na zona rural da Guatemala, para poder entender, da melhor forma possível, como a vida na pobreza funciona. E você, toparia uma viagem dessas?
LONG WAY ROUND (LWR) – 2004
Inspiração de viagem pelo mundo.
Não é um filme, mas uma série da TV britânica sobre uma jornada de motocicleta ao redor do mundo e (vamos combinar) sonho de muita gente, não é mesmo? O ator Ewan McGregor e o apresentador Charley Boorman partem de Londres até chegar em Nova York. Os locais de filmagem incluem Bélgica, Canadá, República Tcheca, França, Alemanha, Cazaquistão, Luxemburgo, Mongólia, Rússia, Eslováquia, Reino Unido, Ucrânia e EUA. Eles Passaram por 12 países de 14 de abril a 29 de julho de 2004. A série teve sequencias com Long Way Down (2007) e Long Way Up (2020), com novas aventuras.
ALEGRIA DE VERÃO (THE ENDLESS SUMMER) – 1966
Inspiração de viagem pelo mundo.
Para quem entende de surfe, já sabe que esse é o documentário mais influente sobre surfe no mundo. Quando o cineasta Bruce Brown decidiu seguir os surfistas Michael Hynson e Robert August em busca da onda perfeita e de um verão sem fim. Passaram pela Austrália, Nova Zelandia, Havaí, Taiti, Gana, Africa do Sul, entre outros lugares, apresentando o esporte aos habitantes locais ou se conectando com outros surfistas na mesma onda.
GIVEN – 2016
Inspiração de viagem pelo mundo.
Given é um documentário impressionante que apresenta a experiência única da família Goodwin ao longo de um ano ao redor do mundo. O documentário acompanha os pais do menino, os famosos surfistas Aamion e Daize Goodwin, em busca das ondas mais iradas do Havaí à Austrália, do Nepal ao Peru. Legal é que toda a narrativa do filme é feita pela perspectiva do filho Given, de seis anos.
AUSTRALIA – 2008
Inspiração de viagem para a Austrália.
Na Segunda Guerra Mundial, a aristocrata Lady Sarah (Nicole Kidman) fica encarregada de cuidar de uma fazenda de gado após perder o marido assassinado. Para salvar a propriedade – que estava em abandono – ela precisa levar um rebanho de gado para a cidade de Darwin, onde serão adquiridas pelo exército australiano, para depois ainda a cidade ser atacada pelos japoneses. Visualmente, muito bonito! Estrelado também por Hugh Jackman, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Figurino.
PODRE DE RICOS (CRAZY RICH ASIANS) – 2018
Inspiração de viagem para Singapura.
A professora de economia Rachel Chu (Constance Wu) namora Nick Young (Henry Golding) em Nova Iorque. Quando ele faz um convite para o casamento de seu melhor amigo, em Singapura, Rachel aceita sem saber que Nick é herdeiro de uma fortuna e um dos solteiros mais cobiçados na ilha asiática. O filme mostra um pouco da cultura local de Singapura.
UMA CAMINHADA NA FLORESTA (A WALK IN THE WOODS) – 2015
Inspiração de viagem pelos Estados Unidos.
Depois de viver duas décadas na Inglaterra, Bill Bryson (Robert Redford) retorna aos EUA. Agora, idoso, ele quer se reconectar com a sua cidade natal. Junto de um amigo de colégio, decide caminhar pela Trilha dos Apalaches. Nos mais de três mil quilômetros, não faltam belas paisagens naturais, muitos personagens e um novo tempo para Bill.
PARIS, TE AMO (PARIS, JE T’AIME) – 2006
Inspiração de viagem para Paris (França).
Para quem nunca foi, essa é uma bela maneira de conhecer Paris. São vários curtas-metragens que levam o espectador a conhecer a romântica cidade por meio de variadas perspectivas. Afinal, cada parte tem cinco minutos, de autoria de diferentes diretores. Com participação de vários atores conhecidos como Natalie Portman, Elijah Wood, Nick Nolte, Juliette Binoche, Willem Dafoe e Steve Buscemi.
PARA ROMA COM AMOR (TO ROME WITH LOVE) – 2012
Inspiração de viagem para Roma (Itália).
A capital italiana é onde quatro histórias acontecem. São viajantes interessados em romance e experiências agradáveis, fora aqueles momentos inesperados. Produzido por Woody Allen, o filme nos leva às ruas de Roma, sentindo como é o dia a dia na cidade e curtindo as incríveis paisagens da região. Estrelado por Alec Baldwin, Roberto Benigni, Penélope Cruz, Jesse Eisenberg, Greta Gerwig e Elliot Page.
A PRINCESA E O PLEBEU (ROMAN HOLIDAY) – 1953
Inspiração de viagem para Roma (Itália).
Engana-se quem pensa que a vida de princesa europeia é só coisa boa. Nesse filme, a alteza Ann (interpretada por Audrey Hepburn) está entediada, deixa seus deveres para trás e vai para Roma anonimamente, lá ela se apaixona por um repórter (interpretado por Gregory Peck). A atriz ganhou um Oscar de melhor atriz por sua atuação. Roteiro e figurino também garantiram estatuetas ao longa.
CARTAS PARA JULIETA (LETTERS TO JULIET) – 2010
Inspiração de viagem para a Itália.
Uma aspirante a escritora (Amanda Seyfried) viaja para a Itália ao lado do noivo (Gael García Bernal). Lá ela acaba encontrando uma carta de amor escrita há 50 anos e decide ajudar a autora a encontrar o seu amor há muito perdido. Uma comedia romântica deliciosa com paisagens lindas da Itália.
ESQUECERAM DE MIM 2 – PERDIDO EM NOVA YORK (HOME ALONE 2: LOST IN NEW YORK) – 1992
Inspiração de viagem para Nova York (EUA).
Clássico filme de férias, conta a aventura do menino Kevin McCallister, que acidentalmente embarca no avião errado sozinho rumo à Big Apple. Sem se preocupar com os perigos da cidade global, ele encontra um jeito de se hospedar no Hotel Plaza e as travessuras começam. Sempre gostoso de ver e rever.
NOVA YORK, EU TE AMO (NEW YORK, I LOVE YOU) – 2009
Inspiração de viagem para Nova York (EUA).
Esse é outro longa bem legal para quem conhecer Nova York. Tem o diferencial de ter sido gravado em cinco bairros diferentes. São onze curta-metragens, com cerca de 10 minutos cada, criando um verdadeiro mosaico de uma das cidades mais vibrantes do mundo. O filme mistura histórias de amor, bom humor e outros sentimentos que, juntos, fazem NY ser NY.É dirigido por vários diretores e muitos atores famosos participam como Bradley Cooper, Shia LaBeouf, Natalie Portman, Orlando Bloom, Andy García, Christina Ricci, Ethan Hawke e James Caan.
SE BEBER, NÃO CASE! (THE HANGOVER) – 2009
Inspiração de viagem para Las Vegas (EUA).
Três amigos viajam para Las Vegas para uma festa de despedida de solteiro, mas perdem o noivo faltando pouco tempo para o início da cerimônia. No dia seguinte, de ressaca, ninguém lembra de nada. É aí que eles tentam reconstituir tudo o que aconteceu para entender quando tudo começou a dar ruim. Estrelado por Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis, Justin Bartha e Heather Graham, essa é uma das comedias mais divertidas da década de 2000. A continuação “Se Beber, Não Case! Parte II”, se passa na Tailândia.
VIAGEM A DARJEELING (THE DARJEELING LIMITED) – 2007
Inspiração de viagem para a Índia.
Dirigido por por Wes Anderson. Após a morte de seu pai, os três irmãos distantes Francis, Peter e Jack (Owen Wilson, Adrien Brody e Jason Schwartzman) decidem embarcar em um trem na Índia chamado The Darjeeling Limited, para se reconectar e ter uma autodescoberta espiritual, porém acaba surgindo alguns imprevistos. Excelente filme para ver um pouco da Índia.
DOIS PAPAS (THE TWO POPES) – 2019
Inspiração de viagem para Roma (Itália).
O cardeal argentino Jorge Bergoglio (vivido por Jonathan Pryce) está decidido a pedir sua aposentadoria, devido às divergências sobre a forma como o papa Bento XVI (Anthony Hopkins) tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Baseada em fatos, a trama nos leva a alguns dos pontos turísticos mais famosos do mundo, como a Capela Sistina e a Praça de São Pedro, no Vaticano. Dirigido por Fernando Meirelles e Indicado a três óscares.
MEUS DIAS NO CAIRO (CAIRO TIME) – 2009
Inspiração de viagem para o Egito.
Mais uma história de encontros e desencontros. Nesse filme, a editora de uma revista Juliette (Patricia Clarkson) resolve encontrar o marido (Tom McCamus), um funcionário da ONU, no Cairo, para curtirem as férias. Com a agenda sempre cheia, ele acaba não chegando na data combinada e pede a um amigo (Alexander Siddig) para cuidar de sua esposa na cidade. Aos poucos, Juliette vai se apaixonando pelo novo amigo e pela cidade do Cairo (claro!).
SAÍDA MARRAKECH (EXIT MARRAKECH) – 2013
Inspiração de viagem para o Marrocos.
Um filme Alemão, em que um adolescente faz uma visita a seu pai (um famoso diretor de teatro) no Marrocos. Como nunca tiveram proximidade, entram em conflito e o menino Ben decide descobrir os mistérios do país, depois de conhecer uma garota local.
RESGATE DO CORAÇÃO (HOLIDAY IN THE WILD) – 2019
Inspiração de viagem para Zâmbia.
Com o término do seu casamento, Kate (Kristin Davis) encara uma viagem sozinha para o centro-sul do continente africano em busca de um novo objetivo de vida. Enquanto se reenergiza, a personagem passa por paisagens maravilhosas, tendo contato com um estilo de vida absolutamente diferente. Tem mais: se depara com um novo romance, ligado à conservação dos elefantes.
7 DIAS EM HAVANA (7 DAYS IN HAVANA) – 2012
Inspiração de viagem para Havana (Cuba).
Sete realizadores partilham um mesmo propósito: capturar, através das suas sensibilidades, origens e gêneros cinematográficos, a energia e a vitalidade que tornam Havana única como ela é. Um retrato interessante desta cidade diversa, cheia de vida e com os olhos no futuro. Detalhe: cada episódio acontece num dia da semana. A produção teve 7 diretores, entre eles Benicio del Toro, Julio Medem, Gaspar Noé e Laurent Cantet.
A VOLTA DO MUNDO EM 80 DIAS (AROUND THE WORLD IN 80 DAYS) – 1956
Inspiração de viagem pelo mundo.
Esse vale a pena por vários motivos. Quer um? Vencedor do Oscar de Melhor Filme, e mais quatro categorias. No longa, Phileas Fogg (David Niven) é um cidadão britânico que faz uma aposta milionária com seus amigos do clube: dar a volta ao mundo em apenas oitenta dias. Para cumprir a jogada, ele enfrenta aventuras e perigos em todos os continentes, sempre acompanhado de seu fiel criado francês Passepartout (Cantinflas).
A INCRÍVEL AVENTURA DE RICK BAKER (HUNT FOR THE WILDERPEOPLE) – 2016
Inspiração de viagem para a Nova Zelândia.
Um menino adotado (Julian Dennison) e seu tio (Sam Neil) decidem partir em uma jornada pela Nova Zelândia. Na viagem, eles testam as suas habilidades de sobrevivência, os desafios da convivência, e as aventuras de escapar dos guardas florestais e policiais. Boa parte do filme foi gravada na área de Auckland e inclui paisagens de tirar o fôlego! O filme foi escrito e dirigido pelo vencedor do Oscar Taika Waititi.
BOKEH – 2017
Inspiração de viagem para a Islândia.
Imagina a seguinte hipótese: toda a população mundial desaparece de uma hora para a outra, mas resta ainda um único casal. Essa dupla, na verdade, viajando de férias pela Islândia, descobre essa situação ao acordar num dia. Estrelado por Maika Monroe e Matt O’Leary, o drama de ficção científica é inquietante e cheio de cenários bonitos.
P.S. EU TE AMO (P.S. I LOVE YOU) – 2007
Inspiração de viagem para a Irlanda.
Uma jovem perde o marido, que era o homem de sua vida (Gerard Butler). Em estado de choque, Holly Keneddy (Hilary Swank) vai enfrentar o luto com uma grande surpresa: mensagens começam a aparecer assinadas da mesma forma, com os dizeres “P.S. Eu te amo”. São essas cartas, deixadas pelo marido antes de falecer, que a ajudarão em seu processo de recuperação. Imagens lindas das colinas da Irlanda, especificamente as Montanhas Wicklow.
LADRÃO DE CASACA (TO CATCH A THIEF) – 1955
Inspiração de viagem pela Riviera Francesa.
Se você é louco por suspense (sem deixar o romance de lado), esse filme do mestre do gênero, Alfred Hitchcock, tem que entrar na sua lista. Nele, o bon-vivant e ex-ladrão de jóias John Robie (Cary Grant), conhecido como “Gato”, é o principal suspeito de uma onda de roubos de jóias na Riviera Francesa. Para escapar da cadeia, vai atrás do verdadeiro culpado. Bem legal para curtir cenas de Mônaco, Nice e Cannes. Estrelado também por Grace Kelly, ganhou o óscar de melhor cinematografia.
A ÚLTIMA VIAGEM DE PAUL (LAST STOP FOR PAUL) – 2006
Inspiração de viagem pelo mundo.
Aviso: esse filme independente é vencedor de muitos prêmios em festivais internacionais! Nele, dois amigos viajam duas semanas por tantos países quanto possível. Mas o roteiro reserva mais: eles carregam as cinzas do velho amigo Paul, que sonhava viajar pelo mundo. Durante a viagem enfrentam todos os problemas possíveis e imaginários. Nos destinos, a dupla decide honrar os desejos de seu amigo, espalhando suas cinzas nos quatro cantos da terra.
CAÇADORES DE EMOÇÃO – ALÉM DO LIMITE (POINT BREAK) – 2015
Inspiração de viagem pelo mundo.
Um dos filmes de viagem de visual mais estimulantes de todos os tempos! Nele, um jovem agente do FBI (Luke Bracey) tem a missão se infiltrar em meio a atletas de esportes radicais, suspeitos de cometerem uma série de roubos. O longa leva os espectadores a vários dos lugares incríveis, como Venezuela, Áustria, Suíça, México, Itália, EUA e Taiti. Esse filme é remake do Point Break – 1991, com Keenu Reeves.
QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? (SLUMDOG MILLIONAIRE) – 2008
Inspiração de viagem para a Índia.
Blockbuster dos bons, o filme conta a história de Jamal Malik Othman (Dev Patel), um jovem morador de uma favela em Mumbai, que aparece na versão indiana do programa “Quem Quer Ser um Milionário?”. Em sua participação, o garoto supera as expectativas, gerando suspeitas. Foi indicado a 10 Oscars, vencendo oito, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.
O TURISTA (THE TOURIST) – 2010
Inspiração de viagem para Veneza (Itália) e Paris (França).
Uma viagem despretensiosa de um turista americano (interpretado por Johnny Depp) acaba abrindo uma nova possibilidade na vida do rapaz. Ao flertar com uma estrangeira (Angelina Jolie), ele acaba sendo envolvido em uma rede de intriga, romance e perigo nas incríveis locações de Paris e Veneza.
2 DIAS EM PARIS (TWO DAYS IN PARIS) – 2007
Inspiração de viagem para Paris (França).
Já deu para perceber que Paris é uma das cidades mais recorrentes no cinema, né? Não à toa. A linda capital francesa é a cidade-natal da personagem Marion (Julie Delpy), que viaja para lá acompanhada de seu marido (Adam Goldberg), tentando recuperar o casamento. No filme, podemos “visitar” muitos pontos famosos de Paris.
O CÉU QUE NOS PROTEGE (THE SHELTERING SKY) – 1990
Inspiração de viagem para Marrocos, Algéria e Nigéria.
Logo após o final da Segunda Guerra Mundial, um casal estadunidense que vive em Nova York decide viajar para o norte da África. Buscam retomar a paixão de antes, a criatividade e novas experiências. O filme ganhou o Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original. Estrelado por Debra Winger e John Malkovich, e dirigido por Bernardo Bertolucci.
PRISCILLA, A RAINHA DO DESERTO (THE ADVENTURES OF PRISCILLA, QUEEN OF THE DESERT) – 1994
Inspiração de viagem para a Austrália.
Difícil conhecer quem nunca assistiu ou ouvir falar desse sucesso dos anos 1990. É diversão garantida, além de nos apresentar um lado diferente da Austrália. Nesse filme, duas drag queens e uma trans viajam em seu ônibus “Priscilla, Rainha do Deserto” para o deserto australiano, rumo a um compromisso de show. Vencedor do Oscar de Melhor Figurino, e estrelado por Hugo Weaving e Guy Pearce.
EUROTRIP – PASSAPORTE PARA A CONFUSÃO (EUROTRIP) – 2004
Inspiração de viagem para a Europa.
O filme, que narra a história de Scott Thomas (Scott Mechlowicz), que logo após sua formatura ganha um gigantesco fora de sua namorada. A solução é afogar as mágoas com os amigos numa alucinante viagem pela Europa. Em oito países, o grupo se diverte muito, se envolve em confusões e mil aventuras, e ainda com Scott buscando encontrar o grande amor de sua vida. Destaque para a música “Scotty Doesn’t Know”, cantada por Matt Damon.
VIAGEM DAS GAROTAS (GIRLS TRIP) – 2017
Inspiração de viagem para New Orleans (EUA).
Um grupo de amigas (Queen Latifah, Tiffany Haddish, Regina Hall e Jada Pinkett Smith) vai para Nova Orleans para participar de um dos grandes eventos anuais da cidade, o Essence Festival. Lá, elas voltam a viver novas emoções e potencializam a amizade. Uma experiência que surge para mudar a vida do quarteto para sempre.
ÁFRICA DOS MEUS SONHOS (I DREAMED OF AFRICA) – 2000
Inspiração de viagem para o Quênia.
O romance é baseado no livro “I Dreamed of Africa”, escrito por uma italiana que se mudou para o Quênia, em 1972. O longa conta a historia da personagem Kuki Gallmann (Kim Basinger), uma socialite italiana que teve a coragem de deixar sua casa na Itália para partir para as desventuras no Quênia.
O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD (THE BEST EXOTIC MARIGOLD HOTEL) – 2011
Inspiração de viagem para a Índia.
Um grupo de aposentados britânicos decidem curtir a aposentadoria em um lugar diferente. Escolhem a Índia. Encantados com o exotismo do local e com imagens do recém-restaurado Hotel Marigold, partem para lá e são recepcionados por Sonny (Dev Patel). O único detalhe é que nada era muito bem como parecia ser, mas as novas experiências compartilhadas mudarão para sempre o futuro de todos. Estrelado por Judi Dench, Bill Nighy, Penelope Wilton, Maggie Smith e Tom Wilkinson. Indicado para dois globos de ouro.
AS DUAS FACES DE JANEIRO (THE TWO FACES OF JANUARY) – 2014
Inspiração de viagem para a Grécia.
Inspirado na obra escrita por Patricia Highsmith. Nos anos 60, o jovem casal Chester e Colette (Viggo Mortensen e Kirsten Dunst) decide fazer uma viagem de barco à Grécia. No local, eles conhecem Rydal (Oscar Isaac), um guia americano que fala grego e decide ajudá-los no passeio. O que eles não sabem é que Rydal é conhecido por aplicar golpes nos turistas. No entanto, o casal também tem seus segredos, e o trio acaba envolvido numa trama de crimes e mentiras.
MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA (MEMOIRS OF A GEISHA) – 2005
Inspiração de viagem para o Japão.
Se vai ao Japão, é aquele filme tipo “você tem que ver”. Nele, Chiyo é vendida a uma casa de gueixas quando ainda é menina, e da infância à maturidade, ela se esforça para sobreviver e se tornar uma gueixa de luxo, além de viver um grande amor. Até que vem a Segunda Guerra Mundial, alterando totalmente a sua realidade no país. Baseado no best-seller homônimo, o filme recebeu 6 indicações para o Oscar, e ganhou três: melhor direção de arte, fotografia e figurino.
FÉRIAS FRUSTRADAS (NATIONAL LAMPOON´S VACATION) – 1983
Inspiração de viagem pelos Estados Unidos.
O que parecia ser uma alegre viagem em família torna-se um terror. O filme conta a história de Rusty Griswold, que decide curtir as férias em família e levar todo mundo para o parque de diversões Wally World, que fica a dois dias de distância. Sabe quando tudo o que você programou dá errado? Então! Estrelado por Chevy Chase, Beverly D’Angelo e Randy. Com roteiro de John Hughes, a história é um relato ficcional de uma viagem malfadada de sua própria família para a Disneylândia. O filme ainda tem as sequencias “European Vacation” e “Vegas Vacation” para ajudar a inspirar mais viagens.
LION – UMA JORNADA PARA CASA (LION) – 2016
Inspiração de viagem para a Austrália e Índia.
Baseado em uma história real, conta a história de um jovem indiano, Saroo Brierley (Sunny Pawar), que se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho até ser adotado por um casal australiano e, mais tarde, busca sua memória e a internet para tentar localizar seu lar da infância e a família. Prepare o lenço, se ainda não assistiu! Estrelado também por Rooney Mara, David Wenham e Nicole Kidman, e Recebeu seis indicações ao Oscar 2017.
UMA JANELA PARA O AMOR (A ROOM WITH A VIEW) – 1985
Inspiração de viagem para a Itália.
No início do Século XX, a jovem inglesa Lucy (Helena Bonham Carter), viaja pela primeira vez para Florença e conhece George Emerson (Julian Sands), por quem acaba se apaixonando. Ao retornar à Inglaterra, terá um problemão para resolver: casar-se com seu antigo noivo (Daniel Day-Lewis) ou seguir seu coração, que ficou mexido por George. Indicado a sete óscares, e ganhador de três: melhor roteiro adaptado, melhor direção de arte e melhor figurino.
HECTOR E A PROCURA DA FELICIDADE (HECTOR AND THE SEARCH FOR HAPPINESS) – 2014
Inspiração de viagem pelo mundo.
Baseado no best-seller, o filme conta a história de um psiquiatra (Simon Pegg) que já não consegue responder a seus pacientes como ser feliz, por ele mesmo não ter a resposta. Estimulado pela esposa (Rosamund Pike), ele parte para uma viagem sozinho ao redor do mundo, em busca de novas experiências.
ALBERGUE ESPANHOL (L’AUBERGE ESPAGNOLE) – 2002
Inspiração de viagem para a Espanha.
Tendo como cenário Barcelona, a história mostra Xavier (Romain Duris), que precisa aprender espanhol para conseguir um emprego. Então, decide fazer um intercâmbio na Espanha e vai morar em uma república estudantil com pessoas de várias nacionalidades, esse é o pontapé para muitas situações engraçadas acontecerem.
E A TUA MÃE TAMBÉM (Y TU MAMÁ TAMBIÉN) – 2001
Inspiração de viagem para o México.
Filme mexicano, dirigido por Alfonso Cuarón, em que dois adolescentes (Gael García Bernal e Diego Luna), e uma mulher mais velha (Maribel Verdú), embarcam em uma viagem pelo México para encontrar uma praia paradisíaca chamada Boca del Cielo. Nessa jornada, vivem experiências reveladoras e que podem provocar mais amadurecimento. Foi indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro original.
SÓ VOCÊ (ONLY YOU) – 1994
Inspiração de viagem para a Itália.
Comédia romântica dos anos 90, o filme conta a história da jovem Faith Corvatch (Marisa Tomei) que busca por seu par perfeito, revelado na infância por uma cigana. Dias antes de seu casamento com outra pessoa, ela recebe uma dica de que pode encontrá-lo na Itália, mas uma série de surpresas podem mudar o seu destino. Com Robert Downey Jr, essa é uma comedia totalmente sessão da tarde, mas que incluem lindos locais de locação como a Basílica de Santa Maria em Trastevere.
COCKTAIL – 1988
Inspiração de viagem para a Jamaica.
Brian Flanagan (Tom Cruise), é um jovem e ambicioso Bartender que, com a ajuda do talentoso veterano Doug Caughlin (Bryan Brown), torna-se a sensação dos bares sofisticados de Manhattan. Quando ele se muda para a Jamaica e conhece Jordan (Elisabeth Shue), vive com ela um romance que o faz questionar sua vida e sua ambiciosa carreira. O filme mostra paisagens incríveis da Jamaica, incluindo a Reach Falls, e conta com uma trilha sonora incrível. Inclusive ele foi indicado ao Globo de Ouro por melhor canção original (Kokomo).
FEITIÇO HAVAIANO (BLUE HAWAII) – 1961
Inspiração de viagem para o Havaí.
Após deixar o exército, o ex-soldado Chad Gates (Elvis Presley) volta para sua casa no Havaí. Mas para não precisar trabalhar com o pai, um magnata do abacaxi, e conviver com a sua mãe, ele vira um guia turístico. O cenário tropical havaiano combinado com as canções de Elvis, torna este um filme bem gostoso de ver. Foi filmado nas ilhas de Oahu e Kauai, e a cena do casamento foi filmada no Coco Palms Resort Hotel em Kauai, um hotel famoso da época que foi devastado pelo furacão Iniki em 1992, e posteriormente demolido.
COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ (50 FIRST DATES) – 2004
Inspiração de viagem para o Havaí.
Henry Roth (Adam Sandler) é um veterinário que vive no Havaí, famoso por conquistar muitas garotas. Ele conhece Lucy Whitmore (Drew Barrymore) e se apaixona. O problema é que Lucy sofre de falta de memória de curto prazo, e Henry vai ter o desafio de reconquistá-la dia após dia, se quiser ficar ao seu lado. Essa é uma das melhores comedinhas românticas já feitas, com uma trilha sonora incrível, com destaque para a música “Somewhere Over The Rainbow” de Israel Kamakawiwo’ole.
QUATRO AMIGAS E UM JEANS VIAJANTE (THE SISTERHOOD OF THE TRAVELING PANTS) – 2005
Inspiração de viagem para a Grécia.
Pela primeira vez, quatro melhores amigas (Carmen, Lena, Bridget e Tibby) terão de passar o verão separadas, em diferentes partes do mundo. Uma calça jeans, que serve magicamente em cada uma delas, é o elo que as mantém ligadas. Nesse período, as garotas vivem uma série de acontecimentos estranhos e bons que podem mudar suas vidas para sempre. Estrelado por Amber Tamblyn, Alexis Bledel, Blake Lively e America Ferrera, o filme tem cenários lindos da Grécia, vale a pena ver.
LAWRENCE DA ARÁBIA (LAWRENCE OF ARABIA) – 1962
Inspiração de viagem para a Arábia Saudita.
Baseado nas memórias de T. E. Lawrence, o filme acompanha as aventuras de Lawrence (Peter O’Toole) no deserto da Arábia e a sua ousada jornada, que reuniu diversas facções e tribos árabes numa única coligação contra o Império Turco durante a Primeira Guerra Mundial. Vencedor de sete Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Fotografia. Esse é daqueles filmes antigos que valem a pena pelas imagens impressionantes!
SAGA INDIANA JONES – 1981, 1984, 1989 e 2008
Inspiração de viagem pelo mundo.
Clássico dos clássicos, a sequência de filmes Indiana Jones, sem dúvidas, deixa todo mundo louco pra cruzar o mundo, com muitas paisagens em diversos lugares do mundo. Criada em 1981 por George Lucas e dirigida por Steven Spielberg, o primeiro filme foi Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida. Nele, Jones (Harrison Ford) é Dr. Henry Walton Jones, Jr, um professor de arqueologia, que viaja mundo afora em busca de artefatos importantes para garantir que não terminem nas mãos erradas. O último filme da série foi lançado em 2008, e está programado para sair um novo em breve.
UMA AVENTURA NA AMERICA SELVAGEM (WILD AMERICA) – 1997
Inspiração de viagem pelos Estados Unidos e Canadá.
A verdadeira história sobre os irmãos Stouffer, três rapazes cujas férias de verão se tornaria uma aventura que duraria uma vida. No verão de 1968 Marty (Scott Bairstow), Mark (Devon Sawa) e Marshall (Jonathan Taylor Thomas) decidem cair na estrada com uma câmera nas mãos para capturarem a vida selvagem da América nunca vista antes, em seu próprio habitat, registrando a beleza da vida selvagem. Filme bem sessão da tarde, mas bem leve para assistir.
INGRESSO PARA O PARAÍSO (TICKET TO PARADISE) – 2022
Inspiração de viagem para a Austrália.
Comedia romântica bem clichê, conta a história de Lily, que após sua graduação vai passar as férias em Bali. Lá ela decide se casar com um morador local, e seus pais divorciados tentam impedir sua filha de cometer o mesmo erro que os mesmos cometeram há 25 anos. O filme é estrelado por George Clooney, Julia Roberts, Billie Lourd, Kaitlyn Dever e Lucas Bravo. A ilha paradisíaca em exibição não era na verdade em Bali (Indonésia), o filme foi rodado na Australia no estado de Queensland, e mostra lugares incríveis que ficamos com muita vontade de conhecer. Por exemplo, as selvas de Bali retratada no filme, é uma floresta tropical conhecida como Tamborine Mountain, e grande parte das filmagens do filme ocorreram na Ilha Hamilton, inclusive o hotel do filme, que na vida real se chama qualia.
TUDO POR UMA ESMERALDA (ROMANCING THE STONE) – 1984
Inspiração de viagem para o México.
Nesse romance, uma escritora solitária (Kathleen Turner) viaja para resgatar a sua irmã, que foi sequestrada na Colômbia e acaba conhecendo o homem dos seus sonhos (Michael Douglas). Juntos, os dois se envolvem em diversas aventuras. Ambientado como Cartagena na Colômbia, as cenas foram na verdade filmadas em Veracruz no Mexico. Algumas cenas também foram filmadas em Utah e Havaí.
PEQUENA MISS SUNSHINE (LITTLE MISS SUNSHINE) – 2006
Inspiração de viagem pelos Estados Unidos.
A desajeitada Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza, e para realizar o seu sonho, ela e sua família fazem uma viagem pelo país em uma Kombi amarela. Na viagem de três dias entre o Novo México e a Califórnia, eles passam por diversos momentos de alegria, tristeza e descobertas. Estrelado por Steve Carell, Toni Collette e Greg Kinnear, o filme foi indicado a quatro Oscars, vencendo com Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante.